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http://hdl.handle.net/10071/11873
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Title: O papel moderador do suporte parental e social no efeito do bullying homofóbico nas consequências psicológicas para os jovens
Authors: António, Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus
Orientador: Moleiro, Carla
Keywords: Bullying
Violência na escola
Relação pais-filho
Psicologia social
Orientação sexual
Homofobia
Homophobia
Sexual orientation
Parental support
Social support
Issue Date: 2011
Citation: ANTÓNIO, Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus - O papel moderador do suporte parental e social no efeito do bullying homofóbico nas consequências psicológicas para os jovens [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11873>.
Abstract: A temática de violência escolar tem vindo a receber uma maior atenção na área da investigação, sendo que este fenómeno engloba um vasto conjunto de comportamentos, entre os quais, o bullying. A prática do bullying abrange diversas formas de expressão, sendo uma delas a homofobia. O objectivo deste estudo foi explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal, relativamente às formas de agressão, prevalência e consequências, bem como verificar se a percepção de suporte parental e suporte social moderam os níveis das consequências em vítimas de bullying homofóbico. Para tal, foi elaborado um questionário online, preenchido por 211 estudantes (12-20 anos) de Portugal continental. Os resultados permitiram concluir que, à semelhança dos resultados internacionais, prevalece a violência psicológica, os rapazes são mais frequentemente vítimas e as situações ocorrem com maior frequência dentro do recinto escolar. Apesar de estas situações serem presenciadas, na maioria dos casos ninguém intervém, registando-se uma elevada percentagem de comportamentos que desvalorizam a agressão. Constatou-se ainda que o nível de consequências emocionais nas vítimas de bullying homofóbico é superior quando o suporte social é baixo; e que quando o nível de suporte parental é baixo, o nível de consequências emocionais e comportamentais é mais elevado. Um efeito moderador semelhante foi encontrado para o item que avaliou ideação suicida. Neste sentido, defende-se a importância de conceber programas de sensibilização e medidas de protecção para as vítimas de bullying homofóbico.
The issues regarding school violence have been gathering attention in research, and this phenomenon covers a wide range of behaviors, including bullying. Bullying includes various forms of expression, among which is homophobia. The aim of this study was to explore the phenomenon of homophobic bullying in Portugal, concerning its forms of aggression, prevalence and consequences, and to verify if parental support and social support moderated the levels of consequences for victims of homophobic bullying. For this purpose, an online questionnaire was developed and completed by 211 students (12 to 20 years) from mainland Portugal. Similar to international studies, the results showed that levels of psychological violence prevail, that boys are more often victims than girls and that situations occur more frequently within the school grounds. Although these situations are witnessed, in most cases no one intervenes, registering a high percentage of behaviors that devalue aggression. It was further observed that the level of emotional impact on victims of homophobic bullying is higher when social support is low, and that when the level of parental support is low, the level of emotional and behavioral consequences is higher. A similar moderation pattern was found for the variable that assessed suicidal ideation. In this sense, it is argued that it is important to develop awareness programs and protective measures for homophobic bullying victims.
Description: Códigos PsycINFO: 2980 Sexual Behavior & Sexual Orientation; 2840 Psychosocial & Personality Development
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11873
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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