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http://hdl.handle.net/10071/11844
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Title: Exportações dos PALOP no mercado Europeu: uma análise da concorrência
Authors: Castro, Helder Januário Kamuquinda
Orientador: Simões, Nádia
Keywords: PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa
União Europeia
Exportação
Relações comerciais
Importação
Import
Export
Commercial relations
Issue Date: 2015
Citation: CASTRO, Helder Januário Kamuquinda - Exportações dos PALOP no mercado Europeu: uma análise da concorrência [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11844>.
Abstract: Com o desenvolver das relações comerciais e com o crescimento e desenvolvimento dos PALOP, as relações comerciais tendem a assumir especial importância nas relações PALOP – UE27. Neste sentido, os PALOP onde os níveis de industrialização revelam um défice sobrevivem maioritariamente da importação. Contudo paralelamente a este cenário de importadores, estes países tendem a adotar uma posição de exportadores. É neste sentido que surge o presente trabalho, com o intuito de perceber quais os produtos que os PALOP tendem a exportar para os países da UE27, percebendo ainda se se tende a verificar uma especialização dos produtos exportados por país, a evolução do perfil de especialização das economias dos PALOP no que respeita tanto as exportações de produtos como a concorrência entre os mesmos países, através de uma análise geral à situação económica, comércio internacional, principais clientes e produtos transacionados e insuficiências existentes entre os PALOP. Para o desenvolvimento do estudo das exportações dos PALOP para o mercado europeu (EU27), foram tidos em conta modelos económicos desenvolvidos em estudos similares, nomeadamente Índice de Especialização, Índice Herfindahl-Hirschman e o Índice de Heterogeneidade de Krugman, com base a utilização de dados recolhidos no Eurostat no ano 2012 e consequente tratamento. Relativamente aos resultados obtidos no que diz respeito aos índices, em jeito de conclusão poderemos concluir que os PALOP se revelam como países com pouca concentração no que respeita às exportações para a EU27, revelando ainda pouca diversidade económica no que respeita às exportações, e já se assiste a uma estrutura económica favorável que revela que os países em causa (PALOP) se tendem a tornar um grupo de referência no que respeita às exportações destes produtos para EU27.
With the development of trade relations (commercial relations) and the growth and development of PALOP (African Portuguese Speaking Countries), commercial relationships tend to be of particular importance in PALOP-EU27 (European Union 27) relations. In this sense, the PALOP countries where industrialization levels reveal a deficit survive mostly on imports. However alongside this scenario importers, these countries tend to adopt a position of exporters. In this sense arises the present work, in order to understand which products (goods) PALOP tend to export to the countries of the EU27, realizing even if it tends to check a specialization of products exported by the country, the evolution of the specialization profile the economies of PALOP in respect of both goods exports as competition between the same countries through a general analysis of the economic situation, international trade, major customers and traded goods and shortcomings among the PALOP. To develop the study of exports of PALOP to the European market (EU27), were taken into account economic models developed in similar studies, including Specialization Index, Herfindahl-Hirschman Index and Heterogeneity Index Krugman, based on the use of data Eurostat collected in the year 2012 and subsequent treatment. As to the results obtained with respect to the indexes, in conclusion we can conclude that the PALOP reveal themselves as countries with little concentration with regard to exports to the EU27, although revealing little economic diversity in terms of exports, and already attends a favorable economic structure reveals that those countries (PALOP) is likely to become a reference group in terms of exports of these products to EU27.
Description: Códigos JEL: F00, F10, F14, O10, O55
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11844
Designation: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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