Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11820
Autoria: | Fernandes, Paula Guilhermina de Carvalho |
Orientação: | Pinheiro, Magda Avelar |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Trabalho e alojamento no Porto nos finais do Antigo Regime. Estruturas e dinâmicas socioeconómicas e urbanas (1800-1833) |
Referência bibliográfica: | FERNANDES, Paula Guilhermina de Carvalho - Trabalho e alojamento no Porto nos finais do Antigo Regime. Estruturas e dinâmicas socioeconómicas e urbanas (1800-1833) [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11820>. |
ISBN: | 978-989-732-908-1 |
Palavras-chave: | Porto História urbana Antigo Regime Habitação Trabalho Housing Work Urban history XIX Century |
Resumo: | O objetivo deste estudo é a análise do carácter económico e social da cidade do
Porto no primeiro terço do século XIX, nas suas vertentes do trabalho (estrutura
ocupacional) e do alojamento, verificando também da respetiva evolução e interação
com o contexto espacial urbano e regional.
A metodologia integrou análises sincrónicas e longitudinais baseadas em
recenseamentos (entre 1800 e 1832-33), visando o vaivém entre o geral e o particular.
Examinaram-se os movimento alfandegário e os circuitos migratórios, na exploração da
inserção económico-social portuense nas diversas regiões.
Os resultados revelaram tendências tradicionais (mas também emergências
diversas), no habitat, que foi aprofundadamente caraterizado, bem como nos principais
traços económico-sociais. O Porto mantém um padrão de sociedade moderna - produção
artesanal e um pesado estrato social sem designação ocupacional, que totalizam perto do
dobro dos efetivos ligados ao comércio e do triplo daqueles, ligados aos serviços de
restauração, serviços pessoais, segurança e afins. Evoluções da estrutura laboral no
período indiciam aumento deste último grupo, bem como dos trabalhadores
profissionais e técnicos, sinais emergentes de contemporaneidade. Na produção, ocorre
uma diversificação dos ofícios e queda daqueles mais tradicionais a favor daqueles com
procura, como a têxtil. A geografia social revela mudança, avançando a partir do rio
para norte, este e oeste, redesenhando os significados da cidade. Há indícios de
dinamismo, nos movimentos migratórios e inclusive, alfandegários, com um
comportamento corroborativo da noção de que a praça portuense teria efetuado retoma
de negócios e circuitos com relativa brevidade após a crise de início de século. The aim of this study is to analyze the economic and social character of the city of Porto in the first third of the nineteenth century, in his work aspects (occupational structure) and housing, checking also the respective development and interaction with the urban and regional spatial context . The methodology included synchronous and longitudinal analysis based on censuses (between 1800 and 1832-33), aimed at shuttling between the general and the particular. Customs movement and migrations were examined in the exploration of the economic and social integration of Porto in the various regions. The results revealed traditional trends (but also various emergencies), in the habitat, which was thoroughly characterized, as well as in major socio-economic traits. Porto maintains a standard of modern society - craft production and a heavy social stratum without occupational designation, which nearly double the number of trade-related people and triple those linked to restaurant services, personal services, security and related tasks. Developments in the labor structure in the period indicate increase in the latter group as well as professional and technical workers, emerging signs of contemporaneity. In production, there is a diversification of crafts and a decline of those more traditional in favor of those with demand, such as textiles. Social geography reveals change, moving from the river to the north, east and west, redesigning the meanings of the city. There are signs of dynamism in migration movements and even in customs, with a corroborative behavior of the notion that Porto would have made recovery business and circuits relatively soon after the beginning of century crisis. |
Designação do grau: | Doutoramento em História Moderna e Contemporânea |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vol_1.pdf | 13,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Vol_2.pdf | 7,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.