Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11786
Autoria: Yuan, Cheng
Orientação: Trigo, Virginia
Shao, Yunfei
Data: 2015
Título próprio: Driving forces of strategic innovation in IT trade enterprises: an empirical study in Chengdu, China
Referência bibliográfica: Yuan Cheng - Driving forces of strategic innovation in IT trade enterprises: an empirical study in Chengdu, China [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11786>.
ISBN: 978-989-732-904-3
Palavras-chave: IT trading enterprises
Strategic innovation
Dynamic influencing factors
Business performance
Competitive competence
Gestão empresarial
Tecnologia de ponta
Inovação estratégica
Desempenho organizacional
Competitividade
Competências
Resumo: In recent years, with the background of IT companies gaining both in quantity and strength in China, enterprises are facing a more competitive environment. In order to maintain sustainable development, IT enterprises should make continuous innovations in technology, capital operation, analysis of the market orientation, and the choice of the ways for internal management and marketing. For IT trading enterprises, operation, market positioning, marketing methods and strategic management are particularly important. IT trading enterprises are facing more and more complex competitive environment. How to preserve their competitive advantage? How to maintain profit? How to cope with competition in the same industry? In the face of these strategic issues, which closely relate to strategic innovation, IT trading enterprises still have a long way to go. Strategic innovation means that, in order to cultivate and develop their core competitive ability and achieves the goal of improving organizational performance and competitive advantage, enterprises try to grasp and use the actual or potential opportunity through specific organizational innovation, business model innovation and innovation in supply chain management. This study uses IT trading enterprises as the research object, and focuses on factors influencing their strategic innovation. In the empirical study part, by means of a questionnaire, it verifies the conceptual model of the relationship between the driving forces of strategic innovation and strategic innovation. Taking the company Jin Guan Tong Li as a case study, it interpreted the findings of the empirical study, through the experiences of this IT trading company. Here are the conclusions of this thesis: 1. Competitive competence, cooperation with other companies and supply chain management has a positive influence on enterprises’ strategy innovation. 2. The hypothesis that business performance, strategic flexibility and market competition strategy has a positive influence on enterprise strategic innovation is limited in validity. The thesis analyzed and discussed the findings of the empirical study and gave suggestions to the strategic innovation of IT trading companies.
Recentemente, o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia na China, quer em número quer em impacto, trouxe uma envolvente cada vez mais competitiva. A fim de manterem um desenvolvimento sustentável, estas empresas têm de realizar inovações contínuas a nível tecnológico, em termos de operações de capital, de orientação do mercado e das escolhas na gestão interna e no marketing, elementos de particular importância para as empresas de alta tecnologia que enfrentam uma envolvente cada vez mais complexa e competitiva. Como manter a sua vantagem? Como manter o lucro? Como lidar com uma concorrência crescente dentro da indústria? Se considerarmos estes aspectos estratégicos diretamente ligados com a inovação estratégica, muitas empresas de alta tecnologia têm ainda um longo caminho a percorrer. A inovação estratégica implica que, para cultivar e desenvolver as suas competências chave e atingir o objetivo de melhorar o desempenho organizacional e a vantagem competitiva, as empresas procuram capitalizar oportunidades atuais ou potenciais através da inovação seja a nível organizacional, de modelo de negocio, ou da cadeia de abastecimento. Este estudo focaliza-se em empresas comerciais de alta tecnologia e nos fatores que influenciam a sua inovação estratégica. Na parte empírica, através de um questionário, testa um modelo conceptual que estabelece a relação entre as forças motoras da inovação estratégica e este construto. Considerando a empresa Jin Guan Tong Li como um estudo de caso, a tese interpreta os resultados do questionário à luz da experiência desta empresa. As principais conclusões são: 1. As competências competitivas, a colaboração com outras empresas e a gestão da cadeia de abastecimento influenciam positivamente a inovação estratégica das empresas; 2. É limitada a validade da hipótese de que o desempenho, a flexibilidade estratégica e a estratégia competitiva no mercado têm uma influência positiva na inovação estratégica da empresa. A tese analisa e discute os resultados do estudo empírico e dá algumas sugestões para a inovação estratégica das empresas de alta tecnologia.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
YUAN Cheng.pdf
  Restricted Access
687,93 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.