Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11680
acessibilidade
Title: O comportamento do líder nos serviços de internamento do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Authors: Franco, Rafael Ventura Rodrigues
Orientador: Portela, Sofia
Keywords: Liderança
Organização hospitalar
Gestão intermédia
Comportamento organizacional
Leadership
Health care organization
Middle management
Behavior
Issue Date: 2015
Citation: FRANCO, Rafael Ventura Rodrigues - O comportamento do líder nos serviços de internamento do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11680>.
Abstract: O estudo presente tem como propósito entender os comportamentos tomados por quem lidera as equipas numa organização com características especiais, como é um hospital – neste caso o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Pretendeu-se saber como um conjunto de pessoas é coordenada e para onde o líder pretende levar a sua ação, tendo esta investigação se focado nos serviços de internamento hospitalar. Para tal, foi aplicado o questionário “Avaliação dos Comportamentos: A Perspectiva dos Outros” de Quinn (1988) a médicos e enfermeiros que prestam cuidados diretos à pessoa nos serviços de internamento, com vista a perceber que tipo de comportamento entendem ter o seu líder, trabalhador hierarquicamente superior que toma a posição de gestor intermédio na organização. A amostra do estudo é constituída por 186 indivíduos, que voluntariamente responderam ao questionário, tendo o maior grupo idades compreendidas entre os 31 e 40 anos. Através da analise estatísticas dos dados, concluiu-se que o comportamento de Mentor é aquele que mais se evidência na atuação dos líderes intermédios do centro hospitalar. Observando separadamente os grupos profissionais, é o papel de Intermediário que os Médicos mais percepcionam nos seus Diretores de Serviço. Quando comparadas as diferenças na percepção dos comportamentos de liderança por género e por escalões etários obteve-se diferenças estatisticamente relevantes.
This study is driven to understand the behaviors taken by who lead the teams in an organization with special features, such as a hospital - in this case Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. It was intended to find out how a group of people is coordinated and where the leader intends to drive their action, having this research focused on the ward hospital services. A survey about the behaviors assessment focused on the perspective of the subordinates from Robert Quinn (1988) was applied to doctors and nurses who provide direct care to patients in order to discover what kind of behavior they believe their leader (higher-ranking employee who takes a middle manager position in the organization) have. The study sample consists of 186 people who voluntarily answered the survey, being the largest group aged between 31 and 40 years old. Through statistical analysis of the data, it was concluded that the Mentor behavior of the direct leader is one that most evident among the professionals of the hospital. Reviewing the professional groups separately is the role of the Broker that the doctors perceive more in their service managers. When comparing the differences of leadership behaviors by gender and age groups significant statistically differences were noticeable.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11680
Thesis identifier: 201211238
Designation: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Mestrado Rafael Franco.pdf7.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.