Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11661
Autoria: | Alves, Pedro Consolado Santos |
Orientação: | Menezes, João Carlos Rosmaninho |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Cocriação de valor com clientes no setor energético |
Referência bibliográfica: | Alves, P. C. S. (2015). Cocriação de valor com clientes no setor energético [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11661 |
Palavras-chave: | Cocriação de valor Valor-no-uso Service-dominant logic Relações B2B Co-creation of value Value-in-use B2B Relationships |
Resumo: | O principal objetivo desta tese é a investigação do tema da cocriação de valor de uma empresa com os seus clientes Business-to-Business (B2B). Primeiramente serão estudados os aspetos teóricos relacionados com a cocriação de valor para que posteriormente seja feita uma análise de como a cocriação de valor é desenvolvida num contexto prático entre empresas. Esta tese enquadra-se no âmbito de Projeto de Dissertação do Mestrado de Gestão do ISCTE-IUL.
Para esta investigação foi utilizado o caso de estudo da EDP e o exemplo de três empresas start-up que desenvolvem uma parceria B2B com a EDP (Vertequip, IsGreen e Omniflow). Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas às quatro empresas para que posteriormente fosse feita uma análise ao processo de cocriação de valor entre a EDP e as suas clientes start-up.
Foi concluído que existe uma relação de constante troca de recursos, conhecimentos e experiências entre a EDP e as três empresas start-up, e entre as empresas start-up e os seus clientes.
A análise a este processo de cocriação de valor B2B é pertinente para que outras empresas consigam compreender como é desenvolvido e estruturado o processo de cocriação com os seus clientes. The main objective of this thesis is to research the topic of value co-creation of a company with its customers Business-to-Business (B2B). First we will study the theoretical aspects related to the co-creation of value to be subsequently make an analysis of how the co-creation of value is developed in a practical context between companies. This thesis falls within the scope of the Master's Thesis Project in Management at ISCTE-IUL. For this investigation we used an EDP case study and an example of three start-up companies that develop a B2B partnership with EDP (Vertequip, IsGreen and Omniflow). Semi-structured interviews were conducted to four companies to which later was made an analysis of the process of co-creation of value between EDP and its start-up clients. It was concluded that there is a constant exchange of resources, knowledge and experience between EDP and the three start-up companies and between the three start-up companies and their customers. The analysis in this process of co-creation of value B2B is relevant for other companies to understand how it is developed and structured the co-creation process value with its customers B2B. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_pedro_santos_alves.pdf Restricted Access | 1,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.