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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11653
acessibilidade
Title: Plano de comunicação digital: 3M Portugal
Authors: Castro, Ana Cláudia da Silva
Orientador: Loureiro, Sandra
Keywords: Marketing eletrónico
Estratégias de comunicação
Interação com fãs
Inquérito por questionário
Digital marketing
Communication plan
Fans engagement
Users survey
Issue Date: 2015
Citation: CASTRO, Ana Cláudia da Silva - Plano de comunicação digital: 3M Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11653>.
Abstract: O marketing digital tornou-se uma forma fundamental para as marcas e empresas interagirem com os seus consumidores. O desenvolvimento de um plano de comunicação digital é, nos dias de hoje, essencial para as empresas alcançarem e interagirem com os seus clientes. Por isso, este projeto visa desenvolver uma estratégia e o desenvolvimento de um plano operacional de comunicação digital para a 3M Portugal (3M), tendo em conta opiniões de utilizadores e de um especialista na área digital. Para alcançar o objetivo anterior, foi elaborado um plano de comunicação com uma duração de um ano. Resumidamente, este plano considera uma análise interna e externa, um questionário aos consumidores e a opinião de um especialista. Enquanto a análise interna mostrou que a 3M não tem consegue interagir com os seus fãs e seguidores, a análise externa indicou que a 3M é mais ativa que os seus concorrentes no Facebook. O questionário permitiu concluir que além do Facebook (98%), os consumidores estão mais presentes na rede profissional Linkedin (58%) e no Instagram (60%), ao invés do Twitter (30%). A opinião do especialista suporta a ideia de que a gestão das plataformas digitais deve ser gerida localmente, e não de forma global. É esperado que este plano permita melhorar o relacionamento e interação da marca com a sua comunidade online, bem como a notoriedade da 3M.
Digital marketing become a key path for brands and companies interact with their consumers and the development of a digital communication plan become a vital way to reach their clients. Therefore, this project aims to construct a strategy and perform an operational digital communication plan for 3M Portugal (3M) taking into account the opinions from users and from an expert. To achieve the previous goal, a communication plan with one year of duration was made. Briefly, this plan takes into account the internal and external analysis, a survey to the consumers and also an opinion of an expert in the digital marketing area. While the internal analysis has evidenced that 3M has none engagement with their users, the external analysis indicate that 3M is more active than the concurrent in the Facebook. The survey shows that the Portuguese consumers, besides Facebook (98 per cent), are more in the social networks Instagram (60 per cent) and Linkedin (58 per cent) and not in Twitter (30 per cent). The expert opinion supports the idea that each digital market should be developed locally (i.e. Portugal) and not globally (e.g. Worldwide). It is expected to improve the digital communication, to improve the engagement with their fans and followers and 3M share of mind.
Description: JEL Marketing (M30, M31) and Market Structure, Firm Strategy, and Market Performance (L1)
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11653
Thesis identifier: 201210169
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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