Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11648
Autoria: Madeira, Bartolomeu Ricardo Piriquito
Orientação: Romão, Mário José Batista
Data: 2015
Título próprio: Aplicação de uma abordagem de gestão de benefícios à iniciativa copy point: um estudo de caso
Referência bibliográfica: MADEIRA, Bartolomeu Ricardo Piriquito - Aplicação de uma abordagem de gestão de benefícios à iniciativa copy point: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11648>.
Palavras-chave: Gestão de benefícios
Benefícios de negócio
Rede de dependência de benefícios
Investimentos de SI/TI
Plano de realização de benefícios
Benefits management
IS/IT Investment
Business benefits
Benefits Dependency Network
Benefits Realization Plan
Resumo: Vivemos um período macro económico marcado por grandes mudanças tecnológicas. As organizações continuam a fazer grandes investimentos em novos Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI), como um veículo para fazer aumentar a produtividade e agregar valor ao negócio. Investir em SI/TI não é só investir em tecnologia é investir em mudanças. Por isso não admira que a obtenção de benefícios dos investimentos em SI/TI continue a ser uma preocupação dos gestores e executivos. É comum encontrar na literatura relatos de investimentos em SI/TI em que os gestores não conseguem alcançar os resultados e os benefícios esperados. Esta é uma preocupação que a Gestão de Benefícios tenta resolver através de um processo de organização e gestão que permite que os potenciais benefícios decorrentes do uso dos SI/TI sejam realmente alcançados. No presente estudo de caso foi selecionada e aplicada a abordagem de Gestão de Benefícios de Cranfield School of Management a uma iniciativa de SI/TI que veio revolucionar a forma de imprimir nos edifícios de um operador de telecomunicações, na prossecução dos seus objetivos de uma maior sustentabilidade ambiental e económica. O propósito desta dissertação é demonstrar que a aplicação da abordagem de Gestão de Benefícios a uma iniciativa de SI/TI, pode contribuir para incrementar o grau de realização dos benefícios que se pretende alcançar com o investimento.
We live in a macroeconomic period marked by major technological changes. Organizations continue to invest heavily in new Systems and Information Technology (IS/IT) as a vehicle to increase productivity and add value to the business. Invest in IS/IT is not only investing in technology is investing in change. No wonder that obtaining benefits from IS/IT investments remains a concern for managers and executives. It is common to find in the literature reports of IS/IT investments where managers fail to achieve results and expected benefits. This is a concern that the benefits management tries to resolve through a process of organization and management that allows the potential benefits arising from the use of IS/IT are actually achieved. In this case study the Benefits Management approach from Cranfield School of Management was selected and applied to an IS/IT initiative that has revolutionized the way of printing in buildings of a telecommunications operator, in pursuit of its goals of greater environmental and economic sustainability. The purpose of this thesis is to demonstrate that the application of Benefits Management approach to an IS/IT initiative can contribute to increase the degree of realization of the benefits to be achieved from the investment.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ISCTE_Tese_Gestão de Benefícios_Copy Point_vFinal1.pdf
  Restricted Access
4,11 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.