Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11560
Autoria: | Ferreira, Eurico Edgar de Oliveira Delgado |
Orientação: | Costa, Carlos J. Bento, Fernando |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Enterprise resource planning adoption and satisfaction determinants |
Referência bibliográfica: | Ferreira, E. E. O. D. (2015). Enterprise resource planning adoption and satisfaction determinants [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/11560 |
Palavras-chave: | ERP Enterprise resource planning User satisfaction Adoption models Satisfação do utilizador Modelos de adoção |
Resumo: | Enterprise Resource Planning (ERP) systems are at the core of every firm. Making people use this costly and time consuming investment is one of the most important issues to deal with.
The main objective of the present dissertation is to find the key determinants that open the door to user satisfaction and adoption. A theoretical model was set and an online survey was conducted to understand ERP users’ perspective on such matters.
The outcome was the model validation and the understanding that top management support, training, and the system quality are important constructs to assess adoption and user satisfaction.
In fact, the latter (system quality) has a significant influence on the behavioural intention to use and also in the overall user satisfaction. Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) fazem parte do centro nevrálgico de todas as empresas. Fazer com que as pessoas tirem partido de um investimento desta importância é um aspeto crucial que tem de se levar em conta. É o principal objetivo da presente dissertação identificar os principais determinantes que levam à satisfação e adoção por parte dos utilizadores. Para este efeito foi elaborado um modelo teórico e levado a cabo um questionário online junto dos utilizadores de sistemas ERP. O resultado foi a validação do modelo e a confirmação de que o suporte da gestão de topo, a formação e a qualidade do sistema são construtos decisivos para avaliar a adoção e satisfação por parte dos utilizadores. De fato, a qualidade do sistema tem uma influência muito forte na intenção comportamental de utilizar o sistema e também na satisfação global do utilizador. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_edgar_oliveira_ferreira.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.