Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11512
acessibilidade
Title: Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
Authors: Jordão, Arthur Gabriel Araújo
Orientador: Marques, Susana Henriques
Keywords: Centros comerciais
Arquitetura de marcas
Fatores críticos de sucesso
Shopping centers
Brand architecture
Critical success factors
Issue Date: 2015
Citation: JORDÃO, Arthur Gabriel Araújo - Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11512>.
Abstract: O presente caso pedagógico foi desenvolvido no âmbito das áreas de marketing e gestão estratégica, aplicado à indústria dos centros comerciais e mais concretamente à realidade da Sonae Sierra. O problema empresarial em questão trata-se de uma análise a um processo que levou a uma decisão estratégica, efetuando em paralelo um benchmark a empresas da indústria que se deparam forçosamente com o mesmo tipo de problema (seleção do tipo de arquitetura de marca). Ao longo do caso será dado a conhecer o funcionamento da indústria, os mercados em que a empresa está inserida assim como alguns players presentes nesses mesmos mercados. Com base em dados provenientes de uma vasta recolha de informação quantitativa e qualitativa, pretende-se estudar de uma forma superficial a indústria dos centros comerciais. A resolução do caso pedagógico é exposta de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, fomentando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que direcionam a tomada de decisão no momento de seleção da adequada arquitetura de marcas. O público-alvo deste caso são alunos do ensino superior de gestão e marketing, profissionais da indústria e quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, em que o âmbito da sua utilização deve ser empregado em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profissional. Relativamente à metodologia de resolução proposta, as próprias respostas às questões colocadas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá adaptar a presente proposta, tornando-a mais eficaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Quer se dizer que a metodologia pedagógica de aplicação do caso está de forma a auxiliar a sua preparação.
This pedagogical case was developed under the areas of marketing and strategic management, applied to the shopping center industry and more specifically the reality of Sonae Sierra. The business problem at hand is an analysis of a process that led to a strategic decision by carrying out a parallel benchmark industry of companies that were inevitably faced with the same kind of problem (selecting the type of brand architecture). Throughout this study the functioning of the industry, the markets where the company operates as well as some players that are present in these markets shall be made known. Based on data from a wide collection of quantitative and qualitative information, we intend to study, in a superficial way, the shopping center industry. The resolution of the pedagogical case is exposed in order to be used for educational purposes, fostering learning methodologies and management tools that target decision-making when selecting the right architecture marks. The intended audience for this case includes higher education management and marketing students, industry professionals and company executives with responsibility in the same areas where the scope of its use should be applied in courses of higher education or for purposes of vocational training. With respect to the proposed methodology of resolution, the answers to the questions that were submitted are purely indicative. Each teacher / trainer can adapt the proposal in order to meet their objectives and the reality presented by each group of students / trainees, thus making it more effective. This means that the pedagogical methodology for the application of the case is geared to assist in their preparation.
Description: Codificação JEL: F23, M31, L11, L85, R30
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11512
Thesis identifier: 201200201
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2015_Tese_Arquitetura Marcas Sonae Sierra_Arthur Jordão.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.