Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11425
acessibilidade
Title: O papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local dirigidas à requalificação de zonas urbanas demograficamente envelhecidas: estudo de caso focado na freguesia de Miragaia, Porto
Authors: Martins, Raquel Ferreira
Orientador: Silva, Augusto Ernesto Santos
Keywords: Desenvolvimento local
Desenvolvimento integrado
Participação
Cultura
Capital social
Turismo
Issue Date: 2015
Citation: MARTINS, Raquel Ferreira - O papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local dirigidas à requalificação de zonas urbanas demograficamente envelhecidas: estudo de caso focado na freguesia de Miragaia, Porto [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11425>.
Abstract: Uma abordagem territorialista de desenvolvimento valoriza o elemento locus na elaboração das estratégias de intervenção, de forma a garantir a sua consolidação e sustentabilidade a longo prazo. A integração dos recursos endógenos (materiais e imateriais) numa estratégia multidimensional desperta uma verdadeira identificação e autoestima individual e coletiva da comunidade, reforçada pela sua participação que se revela, ao mesmo tempo, um recurso valioso e legitimador do próprio processo de intervenção. Quando bem conduzidos, os processos de intervenção assimilam a cultura local, que se traduz nos recursos patrimoniais, mas também nos recursos imateriais como os valores, as crenças e normas que regem toda a vida quotidiana da comunidade em questão. Foi nesta perspetiva que se refletiu sobre o papel da cultura em estratégias de desenvolvimento local em zonas urbanas envelhecidas, tendo como referencial empírico Miragaia, uma freguesia pertencente ao centro histórico do Porto. Tendo em conta a caracterização socioeconómica, institucional e patrimonial realizada, obteve-se um entendimento abrangente das necessidades e dos recursos disponíveis, esquematizados numa análise SWOT. O território em estudo revela ser afetado pelas fragilidades estruturais comuns aos núcleos urbanos antigos, nomeadamente, população envelhecida e degradação habitacional. As soluções que têm vindo a ser apresentadas aos centros históricos, passam por uma requalificação habitacional e patrimonial e por uma atividade turística direcionada, o que a longo prazo revela beneficiar interesses mercantilistas em detrimento dos interesses da comunidade local. O que se pretende com este trabalho é apresentar uma perspetiva que privilegie a população moradora do território em questão.
Description: JEL Classification System: O35 – Social Innovation; Z32 – Tourism Development.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11425
Thesis identifier: 201079321
Designation: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2015_ECSH_DEP_Dissertação_Raquel Ferreira Martins.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.