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http://hdl.handle.net/10071/11410
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Title: Projeto inovador de conceito de restauração de alimentação sem glúten: F00d – love your body, feed your soul
Authors: Cabral, Maria Inês Geraldes Barba de Almeida
Orientador: Canhoto, Rogério
Keywords: Celíaco
Doença
Glúten
Restaurante
Celiac
Diet
Gluten
Restaurant
Issue Date: 2015
Citation: CABRAL, Maria Inês Geraldes Barba de Almeida - Projeto inovador de conceito de restauração de alimentação sem glúten: F00d – love your body, feed your soul [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11410>.
Abstract: Na atualidade é comum ouvir-se falar de alimentação isenta de algo: de glúten, de lactose, de produtos refinados, etc. Em simultâneo, ouve-se falar, cada vez mais, sobre glúten e de como este é prejudicial à saúde. No mesmo contexto, em função de experiências e opiniões diversas, tem existido uma maior escolha de alimentos e refeições isentas deste componente. Decorrente de uma lacuna sentida no mercado no que diz respeito à alimentação sem glúten - muitas vezes associada a um estilo de vida em detrimento de condições de saúde, em geral, e da doença celíaca, em particular - procurou-se saber mais acerca do tema e adquirir as bases concetuais e operacionais necessárias para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores nesta área, suportado pelo conhecimento científico sobre o tema. Neste âmbito, trabalhou-se um conceito de restauração destinada a doentes celíacos, utilizando como base de estudo a informação existente sobre o mercado de produtos isentos de glúten, assim como a oferta nacional e global neste segmento, complementada por um estudo realizado junto de consumidores de produtos deste tipo. Deste projeto resultou um conceito de restauração capaz de responder às necessidades dos consumidores com doença celíaca, sem esquecer os que optam pela isenção de glúten como estilo de vida.
Nowadays it is common to hear talk of food that is free of something. Gluten-free, lactose-free, refined products-free, etc. At the same time, one hears more and more about gluten and how it is harmful to health. In the same context, in terms of experiences and opinions, there has been a greater choice of food and meals free of this component. Verified gaps in the gluten-free food market, often associated with a lifestyle rather than health conditions in general and celiac disease in particular, we tried to learn more about the subject and acquire the conceptual and operational bases necessary for the development of innovative products and services, based on scientific knowledge. In this context, we worked up a concept of restaurant directed to celiac, based on the existing market data for gluten-free products, as well as national and global offering in this segment, complemented by a study directed to consumers of gluten-free products. This project resulted in a concept of restaurant able to meet the needs of consumers with celiac disease, as well as those opting for a gluten-free lifestyle.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11410
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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