Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11352
Autoria: | Jardim, Marta Catarina Pacheco |
Orientação: | Neves, José Carlos Simões |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Interdisciplinaridades na arquitetura. A cidade e a música : A Escola de Música do Conservatório Nacional |
Referência bibliográfica: | JARDIM, Marta Catarina Pacheco - Arquitetura e interdisciplinaridades. A Cidade e a música: a escola da música do conservatório nacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11352>. |
Palavras-chave: | Corpo Espaço Movimento Arquitetura Body Space Movement Architecture |
Resumo: | A Vertente Teórica de Projeto Final de
Arquitetura
procura
expor
a
importância
do
cruzamento
disciplinar
no
projeto
de
Arquitetura.
Este
inicia-‐se
com
a
apresentação
do
conceito
Gesamtkunsterk
(Arte
Total)
e
reúne
a
análise
de
um
conjunto
de
projetos
arquitectónicos
que
ilustram
este
cruzamento
disciplinar.
Os
três
casos
de
estudo
selecionados
foram:
o
Teatro
Total
de
Walter
Gropius,
que
teve
com
base
o
trabalho
realizado
por
Oskar
Schlemmer,
na
Oficina
de
Teatro;
o
auditório
do
Museu
de
Arte
de
São
Paulo
de
Lina
Bo
Bardi,
resultado
do
estudo
das
cenografias
Espaços
Rítmicos
da
parceria
de
Jacques-‐Dalcroze
e
Adolphe
Appia;
e
o
auditório
do
Arquipélago,
Centro
de
Artes
Contemporâneas
de
João
Mendes
Ribeiro,
resultado
da
sua
experiência
no
campo
da
cenografia.
Estas
referências
arquitectónicas
procuram
o
desenho
de
um
espaço
consciente
e
informado
que
reflita
o
entendimento
do
Homem
do
seu
tempo.
Para
tal,
estas
recorreram
a
outros
campos
artísticos,
como
a
dança
matemática
de
Schlemmer,
a
cenografia
de
Appia
e
o
conjunto
de
experiências
cenográficas
de
João
Mendes
Ribeiro,
que
apesar
de
constituírem
trabalhos
independente,
resultam
todos
de
um
campo
experimental
para
a
arquitetura,
partilhando
a
mesma
géneses,
o
Homem. This theoretical work of Final Architecture Project focuses in the importance of the interdisciplinary in Architecture. It starts to present the concept of Gesamtkunsterk (Total Art) and includes a compilation of architecture’s project, which illustrates the crossing disciplinary. The three selected case of studies are: Total Theatre by Walter Gropius, based in the studies of Oskar Schlemmer in the Theatre’s Workshop; the black box of Art Museum of São Paulo by Lina Bo Bardi, based in the scenography, Eurythmics Spaces by Jacques-‐Dalcroze and Adolphe Appia; and the black box of Arquipélago, Contemporary Arts Centre by João Mendes Ribeiro, a result of his experience in scenography. These three case studies are focused on the search of a conscious and informed drawing, which reflects an understanding of the Man of his time. Therefore, all of them appeal to other artistic fields, as the mathematic dance of Oskar Schlemmer, the Appia’s scenography and the compilation of João Mendes Ribeiro’s scenography. Although they all constitute an independent work, they also are an experimental field for Architecture, sharing the same genesis, the Man. |
Designação do grau: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entrega_final.pdf Restricted Access | 68,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.