Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11352
Autoria: Jardim, Marta Catarina Pacheco
Orientação: Neves, José Carlos Simões
Data: 2015
Título próprio: Interdisciplinaridades na arquitetura. A cidade e a música : A Escola de Música do Conservatório Nacional
Referência bibliográfica: JARDIM, Marta Catarina Pacheco - Arquitetura e interdisciplinaridades. A Cidade e a música: a escola da música do conservatório nacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11352>.
Palavras-chave: Corpo
Espaço
Movimento
Arquitetura
Body
Space
Movement
Architecture
Resumo: A Vertente Teórica de Projeto Final de Arquitetura procura expor a importância do cruzamento disciplinar no projeto de Arquitetura. Este inicia-­‐se com a apresentação do conceito Gesamtkunsterk (Arte Total) e reúne a análise de um conjunto de projetos arquitectónicos que ilustram este cruzamento disciplinar. Os três casos de estudo selecionados foram: o Teatro Total de Walter Gropius, que teve com base o trabalho realizado por Oskar Schlemmer, na Oficina de Teatro; o auditório do Museu de Arte de São Paulo de Lina Bo Bardi, resultado do estudo das cenografias Espaços Rítmicos da parceria de Jacques-­‐Dalcroze e Adolphe Appia; e o auditório do Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas de João Mendes Ribeiro, resultado da sua experiência no campo da cenografia. Estas referências arquitectónicas procuram o desenho de um espaço consciente e informado que reflita o entendimento do Homem do seu tempo. Para tal, estas recorreram a outros campos artísticos, como a dança matemática de Schlemmer, a cenografia de Appia e o conjunto de experiências cenográficas de João Mendes Ribeiro, que apesar de constituírem trabalhos independente, resultam todos de um campo experimental para a arquitetura, partilhando a mesma géneses, o Homem.
This theoretical work of Final Architecture Project focuses in the importance of the interdisciplinary in Architecture. It starts to present the concept of Gesamtkunsterk (Total Art) and includes a compilation of architecture’s project, which illustrates the crossing disciplinary. The three selected case of studies are: Total Theatre by Walter Gropius, based in the studies of Oskar Schlemmer in the Theatre’s Workshop; the black box of Art Museum of São Paulo by Lina Bo Bardi, based in the scenography, Eurythmics Spaces by Jacques-­‐Dalcroze and Adolphe Appia; and the black box of Arquipélago, Contemporary Arts Centre by João Mendes Ribeiro, a result of his experience in scenography. These three case studies are focused on the search of a conscious and informed drawing, which reflects an understanding of the Man of his time. Therefore, all of them appeal to other artistic fields, as the mathematic dance of Oskar Schlemmer, the Appia’s scenography and the compilation of João Mendes Ribeiro’s scenography. Although they all constitute an independent work, they also are an experimental field for Architecture, sharing the same genesis, the Man.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Entrega_final.pdf
  Restricted Access
68,92 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.