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http://hdl.handle.net/10071/11350
acessibilidade
Title: Noções do espaço arquitectónico: perspectiva para o espaço: vazio, objeto e superfície.
Conservatório de Música de Lisboa
Authors: Lopes, Sara Alexandra Silva
Orientador: Neves, José Carlos Simões
Miranda, Pizarro
Keywords: Noções de espaço arquitetónico
Espaço clássico
Espaço infinito
Espaço do movimento moderno
Entre-espaços
Architectural conception of space
Classic space
Infinite space
space of the modern movement
In-between space
Issue Date: 2015
Citation: LOPES, Sara Alexandra Silva - Noções do espaço arquitectónico: perspectiva para o espaço: vazio, objeto e superfície. Conservatório de Música de Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11350>.
Abstract: Este ensaio teórico procura discutir e clarificar as noções de espaço arquitetónico mas também perspetivar estas noções perante a prática e a teoria arquitetónicas que construímos presentemente. Nuns momentos mais do que noutros o tema do espaço esteve sempre presente na história da arquitetura, até inclusive a evolução do nosso "sentido de espaço" 1foi definida coma parte essencial da história da arquitetura. É nos finais do século XIX e inícios do século XX que o conceito de espaça se toma a "essência da arquitetura" 2 e expõem de uma forma clara a importância da investigação e da compreensão deste tema coma matéria da arquitetura. Dada a complexidade do tema propõe-se que a investigação seja estruturada em conformidade com as três idades do espaço arquitetónico que correspondem aos três ciclos da história da cultura que propõe Sigfried Giedion. Neste casa a investigação segue também três momentos principais da história do espaço, sendo estes o espaço clássico, o espaço do movimento moderno e o espaço contemporâneo e também as suas transições. Abordamos ainda os principais conceitos que estão agregados a estas noções de espaço. 0 espaço escavado de Alais Riegl é um conceito que acompanha a noção de espaço clássico. 0 anti-espaço de Steven Kent Peterson e o espaço infinito de Oswald Spengler são outros dos conceitos que acompanham a transição entre o espaço clássico e o espaço do movimento moderno. 0 espaço do movimento moderno introduz o conceito de espaço-tempo de Sigfried Giedion. 0 conceito de espaço negativo e espaço positivo existente nos limites do espaço fazem a transição do espaço do movimento moderno para o espaço contemporâneo. Este espaço contemporâneo expõe do conceito de entre- espaços de Aldo Van Eyck. Desta forma pretende-se abordar as noções básicas da concepção de espaço arquitectónico e lançar novas questões que prospectem a continuaçãoo da investigação neste tema.
Facing the actual architecture panorama this theoretical essay tries to clarify bath architectural space notions as well as to envision these same notions into the present architecture practice. lt is known that the theme of spatiality has always been present on architecture's history, and even our development of "spatial notion" has been defined as an essential part in the evolution of architecture. But it is only amidst the late XIX century and the beginning of the XX century that the concept of space becomes the "essence of architecture", clearly exposing the relevance of investigation and the comprehension of this field as an architecture subject. Due the complexity of the addressed theme we propose that the investigation should be treated in a similar way to the three cycles of culture history found in Siegfried Giedion's theory. ln this case, this investigation also follows three fundamental moments, tram the history of space, being these classical space, space of the modem movement and contemporary space. We also address the main concepts aggregated to these spatial notions. Alais Riegl's excavated space represents a concept that follows the notions of classical space. Also Steven Kent Peterson's anti-space and Oswald Spengler 's infinite space, which are bath concepts that pursue the transition between classical space and space of the modem movement , the same space of the modem movement that introduces Siegfried Giedion's space-time concept. And lastly, the concepts of negative space and positive space, existing on the boundaries of space, that mark the 7 transition of space of the modem movement to the contemporary space, which exposes Aldo Van Eyck's concept of in-between spaces. This way, that this essay aims only to approach the basic notions of spatia l conception as well as to cast a rote of new questions to encourage further investigation on this theme
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11350
Thesis identifier: 201201364
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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