Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11317
Autoria: Monteiro, Alexandra Sofia de Vasconcelos Pinto
Orientação: Ferreira, Aristides Isidoro
Data: 2015
Título próprio: Atividades pessoais desenvolvidas no trabalho e modelo Job-Demands-Resources: uma tentativa de integração
Referência bibliográfica: MONTEIRO, Alexandra Sofia de Vasconcelos Pinto - Atividades pessoais desenvolvidas no trabalho e modelo Job-Demands-Resources: uma tentativa de integração [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11317>.
Palavras-chave: Atividades pessoais desenvolvidas no trabalho;
Modelo Job-Demands resources
Potencial de coping
Estudos diários
Personal activities during Company time
Job-Demands resources
Coping potencial
Daily studies
Resumo: O presente trabalho representa uma tentiva de integração dos estudos acerca das Atividades Pessoais Desenvolvidas no Trabalho com o modelo de stresse e motivação ocupacional Job Demands-Resources. Numa amostra constituída por 65 militares foram avaliadas as exigências do trabalho, sob a forma de Sobrecarga de Papel, os recursos do trabalho, sob a forma de Comunicação com o Chefe, e os recursos pessoais, sob a forma de Potencial de Coping. As Atividades Pessoais Desenvolvidas no Trabalho e os níveis de Exaustão Emocional e de Engagement foram avaliados numa base diária, ao longo de 2 semanas. Os resultados da modelação linear hierárquica indicam que a Sobrecarga de Papel e a Comunicação com o Chefe influenciam a quantidade diária de tempo que os indivíduos despendem nesse tipo de atividades. Estas relações são moderadas pelo Potencial de Coping e pelos níveis diários de Exaustão Emocional.
This work represents na attempt to integrate the studies about Personal Activities during Company Time with the Job Demands-Resources Model. In a sample of 65 militars, it was addressed Role Overload, as a job demand, Communication with Leader, as a job resource, and Coping Potential, as a personal resource. Personal Activities during Company Time, Emotional Exhaustion na Engagement were addressed on a daily basis, during 2 weeks. The results of linear hierarchical modeling showed that Role Overload and Communication with Leader influenced the ammount of time spend in those kind of activities. These relations are moderated by Coping Potential and day-levels of Emotional Exhaustion.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AlexandraMonteiro_APDTeJDR.pdf910,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.