Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11292
Autoria: Vieira, Marisa Isabel Reis
Orientação: Jesus, Maria Antónia Jorge de
Data: 2015
Título próprio: Conceção de um balanced scorecard, numa startup portuguesa do setor do e-commerce
Referência bibliográfica: VIEIRA, Marisa Isabel Reis - Conceção de um balanced scorecard, numa startup portuguesa do setor do e-commerce [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11292>.
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Mapa estratégico
Start-up
e-commerce
Strategic Map
Resumo: Portugal é constituído na sua maioria por empresas de pequena e média dimensão. Estas empresas são muitas vezes caracterizadas pela escassez de recursos e elevada dependência dos seus empreendedores e stakeholders. Estas empresas têm necessidade de uma forte orientação estratégica e uma adequada avaliação do desempenho, para que consigam sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo e difícil. Normalmente, os próprios empreendedores sentem falta de ferramentas de apoio na tomada de decisão, que permitam o controlo estratégico da empresa. Neste contexto, este projeto tem como principal objetivo desenvolver um Balanced Scorecard numa empresa da área do E-Commerce, que iniciou recentemente a sua atividade, podendo ser enquadrada na definição de start-up. A empresa em estudo apresenta sistemas de medição de desempenho que não estão interligados entre si e com a estratégia, pelo que não obtém grandes benefícios dos sistemas implementados. Assim, e tendo em consideração a vontade que os gestores da empresa demonstraram em terem uma ferramenta de gestão que lhes permitisse avaliar o seu desempenho e tomar decisões mais corretas e sustentadas, surgiu a proposta para a elaboração de um Balanced Scorecard ajustado às necessidades da empresa. Foi então desenvolvido um modelo de Balanced Scorecard, incluindo o Mapa Estratégico e a definição de metas e indicadores, ajustados às necessidades da empresa, acompanhado de sugestões com vista à sua implementação.
Portugal is made up mostly of small and medium enterprises, which are often characterized by lack of resources and high dependence of its entrepreneurs and stakeholders. For these companies survive in a market increasingly competitive and difficult, it needs a strong strategic orientation and an appropriate evaluation of their performance. Typically, the entrepreneurs feel lack of support tools in decision that enable strategic control of the company. In this way, the major goal of this project is to develop a Balanced Scorecard in an Ecommerce company sector, framed in start-up concept. The company has performance measurement systems that are not interconnected with each other and with the strategy, don't getting great benefits of it. The company's managers have shown interest in a management tool that would allow them to assess company’s performance and to make correct and informed decisions, leading to development of a Balanced Scorecard adjusted to business needs. Therefore, it was developed a Balanced Scorecard model, including the Strategy Map and the definition of targets and indicators, followed by suggestions for its implementation.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Completa.pdf
  Restricted Access
1,48 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.