Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11291
acessibilidade
Title: Estratégia de internacionalização do grupo Montepio para o Médio Oriente: caso do Qatar
Authors: Neves, Alexandra Cláudia Jorge
Orientador: Crespo, Nuno Miguel Pascoal
Tomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro
Keywords: Banca e finança islâmica
Sharia Compliant Finance
Internacionalização
Montepio
Mutualismo
Islamic banking and finance
Internationalization
Mutualism
Issue Date: 2015
Citation: NEVES, Alexandra Cláudia Jorge - Estratégia de internacionalização do grupo Montepio para o Médio Oriente: caso do Qatar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11291>.
Abstract: Este projeto é um estudo de caso sobre a internacionalização do Grupo Montepio no Médio Oriente, mais propriamente no mercado financeiro do Qatar. Pretendo mostrar os riscos associados a um processo desta natureza, analisar o mercado-alvo, o seu respetivo potencial, e de que forma o Grupo Montepio pode ser um caso de sucesso neste país. Na primeira parte farei uma abordagem geral sobre o enquadramento teórico da internacionalização das empresas, e sobre os riscos de fazer um processo desta natureza, referindo as diversas formas de entrada no mercado global e as principais teorias de internacionalização. Na segunda parte, faço uma descrição pormenorizada do Grupo Montepio, com maior incidência na sua holding, o Montepio Geral Associação Mutualista, bem como os produtos mutualistas disponíveis, e de que forma poderão ser atrativos e bem enquadrados no mercado do Qatar, graças às similitudes com os princípios da Banca e Finança Islâmica, também designada como Sharia Compliant Finance, em vigor neste emirado do Médio Oriente. De seguida, mostro o potencial deste mercado, fazendo uma análise dos indicadores macroeconómicos que justificam a escolha deste país face a outros com as mesmas características, e também como os produtos mutualistas do Grupo Montepio podem ser um caso de verdadeiro sucesso adaptado às necessidades socioeconómicas deste país. Por último, faço uma análise da melhor forma de implementação do Grupo Montepio no mercado do Qatar, abordando os processos de internacionalização mais vantajosos tendo em conta a realidade político-económica deste país. Espero com este trabalho mostrar como o Grupo Montepio pode iniciar, sem receios, um processo de internacionalização para um país do Médio Oriente, com todos os riscos que envolvem um processo desta natureza, bem como justificar a escolha do Qatar, e mostrar todas as etapas deste processo, que penso tem todas as condições para ser um caso de sucesso.
This project is a case study on the internationalization of the Montepio Group in the Middle East, more specifically in Qatar's financial market. I intend to show the risks associated with such a process, analyse the target market, their respective potential, and how the Montepio Group can be a success in this country. In the first part I will make a general approach on the theoretical framework of the internationalization of companies, and the risks of making such a process, referring to the number of ways to the global market and the main theories of internationalization. In the second part, I will make a detailed description of the Montepio Group, focusing more on his holding company, Montepio Geral Mutual Association as well as the available mutual products, and how they can be attractive and well framed in the Qatar market thanks to similarities with the principles of Islamic Banking and Finance, or more correct form Sharia Compliant Finance, that exist in the emirate in the Middle East. Then show the potential of this market, making an analysis of macroeconomic indicators that justifies the choice of this country compared to others with the same characteristics, as well as mutual products Montepio Group may be a case of true success adapted to the socio-economic needs of this country. Finally, I do an analysis of the best way to implement the Montepio Group in the Qatari market by addressing the most advantageous processes of internationalization having in account the political and economic reality of this country. I hope this work shows how the Montepio Group can start without fear an internationalization process for a country in the Middle East, with all the risks involved in such a process and justify the choice of Qatar, and show all the steps in this process , which I think has all the conditions to be a success.
Description: Classificação JEL: F23; G21
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11291
Thesis identifier: 201209616
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO GRUPO MONTEPIO_QATAR_VF.doc.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.