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http://hdl.handle.net/10071/11267
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Title: A cidade e a música: estratégias socio-espaciais para uma cidade contemporânea conectada.
A cidade e a música: a escola de música do conservatório nacional
Authors: Cantante, Vera Aresta Branco Viegas
Orientador: Miranda, Bernardo
Neves, José
Keywords: Cidade
Arquitetura
Lugar
Música
Inclusão social
City
Architecture
Place
Music
Social inclusion
Issue Date: 2015
Citation: CANTANTE, Vera Aresta Branco Viegas - A cidade e a música: Estratégias socio-espaciais para uma cidade contemporânea conectada: a escola de musica do conservatório nacional [Em linha]. Lisboa: ISCTE, Ano. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11267>.
Abstract: É reconhecida na cidade contemporânea uma dispersão urbana e uma falta de sentido “humano”, esta aparece dividida entre o que são as áreas formais e as áreas informais resultando num limite que estimula a exclusão social. Neste limite, surge espaço público, o espaço entre e que congrega os opostos. Na procura de uma humanização da cidade e diluição dos limites delineados considera-se necessária, tal como Jorge Jáuregui aponta, a existência de estratégias de intervenção que conciliem as necessidades e interesses locais e da cidade a fim de uma cidade contemporânea conectada1, como Aldo Van Eyck defende “(…) a cidade como uma grande casa (…)”2. A música é considerada como uma possível ferramenta de intervenção na cidade com qualidades sociais e urbanas. As suas qualidades sociais são reconhecidas já desde Platão e Aristóteles pelo seu poder de formação e transformação do indivíduo e utilizadas em projetos inseridos em comunidades desfavorecidas que beneficiam do poder da música e da educação musical a fim de se conseguirem resultados a nível social, podendo-se considerar um novo paradigma da educação musical, as “orquestras de rua”. Quanto às suas qualidades urbanas, é defendido que a música é uma importante ferramenta para a criação de “lugar”, promovendo a interação social e diferentes perceções do espaço, qualidades reconhecidas em projetos de arquitetura de intervenção que utilizam a música como ferramenta de revitalização e regeneração de espaços da cidade. Procura-se uma possível articulação destas qualidades a fim de estas se beneficiarem mutuamente e de “a cidade ser uma grande casa”3.
It is recognized in the contemporary city a urban dispersion and a lack of “human” meaning, the city is divided between the formal and the informal areas resulting in a borderline that stimulates the social exclusion. In this borderline line, comes public space, the space between and that brings together the opposites. In order to the humanization and the thinning of the limits is considered necessary, as Jorge Jáuregui points, a existence of intervention strategies that balance the local and city needs and interests for a connected contemporary city4, as Aldo Van Eyck says “(…) a city like a large house (…)5. Music is considered a possible tool of intervention in the city, with social and urban qualities. Its social qualities are recognized since Plato and Aristotle for its power of formation and transformation of the individual and used in projects placed in deprived communities that benefit from the power of music and musical education in order to achieve social outcomes, turning possible to be considered a new paradigm of music education, the “street orchestras”. Referring to its urban qualities, it is argued that music is an important tool to the creation of “place”, promoting social interaction and different perceptions of space, qualities recognized in intervention architecture projects that use music as a tool for the revitalization and regeneration of city spaces. A possibility of articulation of these qualities could benefit each other and turn the “(…) city like a large house (…)”6.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11267
Thesis identifier: 201201429
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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