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http://hdl.handle.net/10071/11260
Autoria: | Rapaz, Tiago Miguel Lúcio |
Orientação: | Rosa, Álvaro Andrade, Marina |
Data: | 2015 |
Título próprio: | O terceiro setor necessita de (uma) estratégia? O caso português |
Referência bibliográfica: | RAPAZ, Tiago Miguel Lúcio - O terceiro setor necessita de (uma) estratégia? O caso português [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11260>. |
ISBN: | 978-989-732-839-8 |
Palavras-chave: | Estratégia organizacional Terceiro setor Portugal Economia social Organizational strategy Third sector Social economy |
Resumo: | A presente Tese, apresenta-se como um subsidio à premente necessidade de investigação
do Terceiro Setor Português, cujo o Universo é de mais de 50 mil organizações e detém
um peso substancial na economia real do país, assim como por via dos postos de trabalho
que direta e indiretamente estão sobre a sua esfera. O objetivo concreto desta
investigação, foi a indagação da respetiva necessidade de (uma) Estratégia neste Setor.
Considerando para o móbil, de forma complementar, a relação existente por parte das
organizações, que o compõem, relativamente aos respetivos parceiros.
Tendo sido adoptada, por meio da metodologia qualitativa, o estudo exploratório,
aplicado formalmente por via de multicasos, que culminaram na realização de entrevistas
junto de um grupo de organizações, que caracterizam o Setor, assim como a investigação
desenvolvida, com base em documentos e plataformas de comunicação, das respetivas
organizações.
Como resultado, este estudo verifica e demonstra que não existe (uma) Estratégia no
Terceiro Setor, sendo apurado que o mesmo [Setor] é constituído por organizações, que
labutam diariamente a duas velocidades. Um dos grupos, com recurso reduzido às
técnicas impressas por uma gestão deficiente e sem capacidade de prever o futuro,
existindo o outro grupo, que antecipa eficazmente o futuro, por via da gestão estratégica. This thesis is a contribution for the scientific research of the Social Economy Sector in Portugal, involving more than fifty thousand entities with a substantial importance in the national output and job creation, directly or indirectly. This research analyzed the existence, or not, of a single comprehensive strategy in this Sector. Complementarily, it studies the relationship between these entities and its Stakeholders. The study adopted a qualitative approach, using a large number of case studies constructed through a batch of interviews with the persons responsible of a sub-set of entities representative of the entire Sector [Third Sector]. Moreover, the study also analyzed communication platforms and documents of these entities. This study concluded that there is not a single strategy pursued by all entities of this Sector. In fact we can divide these entities in two sub-set of organizations based on their management capacities. One of the sub-set is composed of entities with poor management, with limited efficiency and capacity to foresee future events, and another sub-set composed of entities pursuing modern management techniques, with a strategic vision that anticipates future developments. |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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