Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11229
Autoria: Calqueiro, Diogo de Barros Costa Santos
Orientação: Matos, Pedro
Data: 2015
Título próprio: The role of Benfica TV: case study
Referência bibliográfica: CALQUEIRO, Diogo de Barros Costa Santos - The role of Benfica TV: case study [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11229>.
Palavras-chave: Canal de televisão
Desporto
Marketing
Case Study
Television channel
Sport
Resumo: Este projecto é desenvolvido no âmbito do Mestrado Internacional de Marketing, e tem como objectivo a elaboração de um caso de estudo sobre o canal televisivo do Sport Lisboa e Benfica, o Benfica TV. O interesse neste tema deve-se ao facto de ser um canal televisivo pioneiro tanto em Portugal como no Mundo, um tópico inovador muito pouco explorado ao nível académico. O Benfica TV foi criado a 10 de Dezembro de 2008, mas apenas em 2013 assumiu uma maior preponderância no mercado, através da implementação de um novo modelo que permitiu ao clube explorar e gerir os seus próprios direitos televisivos. A partir deste modelo, o canal começou a transmitir os jogos oficiais do SL Benfica no seu próprio estádio para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, revolucionando assim o mercado televisivo português. Esta estratégia levou os responsáveis do canal a posicioná-lo como Premium, incluindo também a compra dos direitos televisivos de ligas profissionais de futebol internacional, permitindo assim alargar a sua programação para conteúdos não relacionados exclusivamente com o clube. Com este projecto, pretende-se ainda estudar o Benfica TV numa perspectiva de consumidor, através de questionários a consumidores portugueses. Assim, este caso de estudo está dividido em três partes principais: a primeira relativa ao Sport Lisboa e Benfica, onde se inclui a marca, a Sociedade Anónima Desportiva e o Benfica TV, a segunda referente aos resultados e conclusões dos questionários, e a terceira que engloba a Revisão de Literatura e a Nota Pedagógica.
This project is developed in the context of the Master Programme in Marketing, and its goal is the elaboration of a Case Study about Sport Lisboa e Benfica’s television channel, Benfica TV. The interest in this theme is due to the fact that it’s a television channel pioneer in Portugal and in the World, an innovative topic barely explored at academic level. Benfica TV was created on the 10th of December 2008, but only in 2013 it assumed a bigger role on the market, through the implementation of a new model that allowed the club to explore and manage its own television rights. Via this model, the channel started to broadcast SL Benfica’s official matches at its own stadium for the Portuguese Professional Football League, thus revolutionizing the Portuguese television market. This strategy led the channel’s managers to position it as Premium, including also the purchase of the television rights of international professional football leagues, allowing it to extend its programming to content not exclusively related with the club. With this project, is also intended to study Benfica TV in a consumer perspective, through surveys to Portuguese consumers. Therefore, this Case Study is divided in three main parts: the first regarding Sport Lisboa e Benfica, where is included the brand, it’s SAD and Benfica TV, the second concerned the survey’s results and conclusions, and a third that embodies the Literature Review and the Pedagogical Note.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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THE ROLE OF BENFICA TV - CASE STUDY.pdf
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