Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11204
acessibilidade
Title: Turismo da cidade de Lisboa numa perspetiva cruzada entre a procura e a oferta
Authors: Moser, Francisco van Zeller de
Orientador: Pereira, Hélia Gonçalves
Keywords: Indústria do turismo
Perfil do Turista
Cidade de Lisboa
Motivações
Destino Turístico
Crescimento
Procura
Oferta
Convergência
Divergência
Tourism Industry
Visitor’s Profile
Tourism Destination
Lisbon
Motivation
Growth
Demand
Supply
Convergences
Differences
Issue Date: 2015
Citation: MOSER, Francisco van Zeller de - Turismo da cidade de Lisboa numa perspetiva cruzada entre a procura e a oferta [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11204>.
Abstract: O surpreendente desenvolvimento da indústria do turismo no séc. XXI está a gerar múltiplos efeitos nas sociedades, nas economias e nas populações das diversas regiões turísticas do globo. Se por um lado os impactos económicos são evidentes, designadamente na criação de emprego e no aumento das exportações, por outro, a “turistificação” dos destinos mais procurados coloca enormes desafios a todos os agentes que direta ou indiretamente atuam no sector. Questões pertinentes como a organização do território, a preservação do património ou a melhoria da qualidade ambiental, são hoje aspetos fundamentais que devem figurar nas agendas das entidades públicas que tutelam o sector. Aos agentes privados é-lhes exigida a capacidade de inovar e de transformar os seus modelos de negócio, de forma a darem resposta a um turista, enquanto individuo, que procura experiências autênticas e genuínas e que tende a rejeitar o modelo massificado que caracterizou o turismo do século passado. Com este pano de fundo, o presente trabalho caracteriza a atividade turística da cidade de Lisboa, bem como o perfil do turista que a visita, na perspetiva quer dos agentes da oferta turística, quer dos próprios turistas, identificando as respetivas convergências e divergências e apresentando um leque de conclusões que certamente servirão os interesses desta importante alavanca económica da capital. Com efeito, a investigação realizada permitiu concluir a existência de uma sintonia muito significativa de dados e opiniões em relação a três questões fundamentais, a saber: crescimento da procura turística em Lisboa, motivações do turista para visitar a cidade e componentes positivas da oferta turística. Simultaneamente foram detetadas divergências em relação ao perfil do turista bem como às componentes negativas da oferta turística. Em paralelo, e apesar da escassa informação disponível, percebeu-se que Lisboa não sofre de um alegado excesso de turistas e que a cidade reúne as condições necessárias para que o turista aumente a sua estada média e o seu gasto diário.
The astonishing development of the tourism industry in the twenty first century is generating multiple effects on societies, on economies and in the populations of the world’s most relevant touristic regions. If on one hand the economic impacts are clear, notably through high employment and exports increase, on the other hand the “touristification” of the most demanded destinations raises huge challenges to all agents who deal directly or indirectly in this economic sector. Relevant issues such as regional development, heritage preservation or improvement of environmental quality, are today fundamental aspects that must appear on the agendas of public bodies that oversee the industry. Private agents are required to provide the ability to innovate and transform their business models in order to give response to a tourist, as an individual, that seeks authentic and genuine experiences and tends to reject the massive touristic model of the twentieth century. With this background, this paper features the touristic activity of Lisbon as well as its visitor’s profile, under the perspective of both sides – demand and supply. In conclusion it identifies the convergences and differences that were found, pointing out some ideas that will surely serve the best interests of this important economic lever of the Portuguese capital. Indeed, the investigation led to the conclusion that there is a very significant convergence in relation to three key issues, namely: touristic growth in Lisbon, tourist motivations for visiting the city and positive components of tourism supply. On the contrary, some divergences were found on the visitor’s profile and on the negative components of tourism supply as well. At the same time, despite the limited information available, it was possible to conclude that Lisbon doesn’t suffer from an alleged excess of tourists and also that there are enough conditions to increase the tourist’s average length of stay and their daily spending.
Description: JEL Classification System: M 31 – Marketing; L 83 – Sports, Gambling, Recreation, Tourism
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11204
Thesis identifier: 201145715
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese FMOSER 2015 _ Turismo da cidade de Lisboa.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.