Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11185
Autoria: Teófilo, Ana Marta Frazão de Almeida
Orientação: Ferreira, Aristides
Data: 2015
Título próprio: As atitudes face à compra de novas tecnologias: construção de um modelo aplicado a telemóveis
Referência bibliográfica: TEOFILO, Ana Marta Frazão de Almeida - As atitudes face à compra de novas tecnologias: construção de um modelo aplicado a telemóveis [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11185>.
Palavras-chave: Atitudes
Intenção de compra
Telemóvel
Tecnologias
Attitudes
Buying intention
Cellphones
Technologies
Resumo: No mercado tecnológico, tem-se tornado importante aceder às atitudes e crenças dos consumidores não só perante o produto num sentido objetivo e funcional. A estética do produto, o seu valor auto expressivo ou mesmo fatores relacionados com a influência social parecem tornar-se critérios no momento da compra (Jaganathan, Mustapa, Hasan, Mat & Alekam, 2014; Leelakulthanit & Hongcharu, 2012; Nysveen, Pedersen & Thørbjernsen, 2005). No entanto, estes resultados ainda estão longe de ser conclusivos, notando-se ainda alguns resultados díspares na literatura. O objetivo deste estudo passa pela criação e validação de um modelo teórico que possa permitir compreender a génese da intenção do comportamento de compra das novas tecnologias. Foi criado um questionário de medição de atitudes face à compra de novas tecnologias em consonância com a teoria da ação refletida de Fishbein e Ajzen (1975) e com os significados das posses materiais para a identidade propostas por Dittmar (1992). Foi recolhida uma amostra de 322 indivíduos, sendo que 261 indicaram que o telemóvel era o produto tecnológico que tentavam ter ou normalmente tinham sempre ter o último modelo, e que permitiram construir dois modelos, que passaram nos testes psicométricos. Para o modelo aplicado aos telemóveis, foram realizadas análises de equações estruturais, no sentido de avaliar a qualidade do ajustamento, bem como a confirmação das relações teóricas entre as variáveis do modelo. Os modelos mostraram ter qualidades de ajustamento aceitáveis, no entanto baixas. A atitude, intenção de compra, norma subjetiva e controlo comportamental percebido apresentaram correlações que confirmam a literatura das atitudes (Ajzen, 1987) neste modelo específico. A criação de um modelo de atitudes face à compra de telemóveis apresenta implicações teóricas ao nível da psicologia social e processos de influência grupal, e práticas ao nível da psicologia do consumo, comportamento do consumidor, marketing e publicidade.
In the technology market, it has become important to access the attitudes and beliefs of consumers not only to the product in an objective and functional sense. The aesthetics of the product, it self-expressive value or even factors related to the social influence may become criteria when buying (Jaganathan, Mustapa, Hasan, Mat & Alekam, 2014; Leelakulthanit & Hongcharu, 2012; Nysveen, Pedersen & Thørbjernsen, 2005). However, these results are far from conclusive, noting also been some mixed results in the literature. The aim of this study is to create and validate a theoretical model that can allow an understanding the genesis of behavior buying intentions about new technologies. A questionnaire measuring attitudes was created towards the purchase of new technologies in line with the theory of reflected action (Fishbein and Ajzen, 1975) and the meanings of material possessions to the identity proposed by Dittmar (1992). A sample of 322 individuals was collected, and 261 indicated that the mobile phone was the technological product they try to always possess the latest model, which allowed the construction of two models that shown good psychometric qualities. Concerning the model applied to mobile phones, were performed structural equation analysis, in order to assess the quality of the adjustment, as well as confirmation of the theoretical relationship between the model variables. However low, both models shown to have acceptable quality adjustment. Attitude, purchase intention, subjective norm and perceived behavioral control shown correlations that confirm attitudes’ literature (Ajzen, 1987) on this particular model. Creating a model of attitudes towards buying mobile phones produces theoretical implications for social psychology, group influence processes and practical implications in terms of consumer psychology, consumer behavior, marketing and advertising
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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