Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11123
acessibilidade
Title: Plano de negócios Cookit
Authors: Morgado, Bruno Azevedo Pereira
Orientador: Pereira, Renato
Keywords: Plano de negócio
Estratégia
Avaliação económico-financeira
Setor agroalimentar
Kits
Refeições pré-preparadas
Business plan
Strategy
Economic and financial evaluation
Agro-food sector
Kits
Pre-prepared meals
Issue Date: Jun-2015
Citation: MORGADO, Bruno Azevedo Pereira - Plano de negócios Cookit [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11123>.
Abstract: O presente projeto consiste num Plano de Negócios para a Cookit, uma empresa que fornece kits de refeição pré-preparados, prontos a cozinhar, que se pretende afirmar no mercado alimentar através de um conceito diferente do habitual, adaptado às novas tendências dos consumidores. O principal objetivo deste projeto é avaliar económica e financeiramente o plano de negócios e, consequentemente analisar a sua viabilidade. Em primeiro lugar é efetuado um enquadramento teórico mais relevante nas áreas da Estratégia e do Setor Agroalimentar, seguindo-se uma análise de mercado, mais propriamente, ao funcionamento da Indústria onde a Cookit se insere, quais os concorrentes presentes no mercado, ao Retalho alimentar, aos potenciais clientes e, por fim, às tendências para a Indústria. Após esta primeira fase, é apresentada uma descrição do negócio, que contempla toda a informação sobre a ideia de negócio, quais as receitas fornecidas pela Cookit e, ainda, a descrição completa do processo produtivo. De seguida é elaborada a análise da envolvente, onde são identificados os pontos fortes e fracos da Cookit, bem como as oportunidades e ameaças do mercado, o que permite estudar a integração da empresa na sua envolvente. Após o levantamento de dados do mercado e da análise efetuada, é definida a estratégia de desenvolvimento da Cookit que contempla todo o processo de formulação estratégica, desde a definição da visão, missão e valores da Cookit até à identificação dos fatores críticos de sucesso, Goals e Objetivos SMART. Posteriormente, são definidas as políticas de implementação do negócio, tais como o Preço, Localização, Organização, Espaço Físico, etc.. Por fim, são apresentadas as estimativas de receitas e custos e, consequentemente, é realizada a análise de viabilidade económica e financeira realizada, onde é demonstrado que a Cookit é um projeto viável.
The present project consists of a Business Plan for Cookit, a company which supplies pre-prepared meal kits, ready to cook and intends to enter the food market with a different concept, adapted to new customer trends. The main propose of the project is to evaluate the Business Plan economically and financially, in order to assess whether it is viable. Firstly, a theoretical framework in the areas of Strategy and the Agro-food sector is established, followed by a market analysis, more specifically of the industry where Cookit is present, which competitors are in the market, food retail, the potential customers and finally, the industry trends. Following this first phase, a description of the business is presented which includes all information about the business idea, the recipes provided by Cookit and also a complete description of the production process. Then an inclusive analysis was carried out where the strengths and weaknesses of Cookit are identified as well as the opportunities and threats in the market, which allows the study of the company’s integration into its selected market. After market research and analysis of the data, the Cookit development strategy which encompasses the entire formulation process, from the definition of the vision, mission and values of Cookit to the identification of the critical factors for success, Goals and SMART Goals, is outlined. Subsequently, the business implementation policies are defined, such as price, location, organization and physical space. Lastly, the estimated revenue and costs are presented and the economic and financial feasibility analysed where it is shown that Cookit is a viable project.
Description: JEL Classification: M13, M21
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11123
Thesis identifier: 201137836
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE- Ultima Versao.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.