Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11112
Author(s): Faísca, Hugo Miguel de Brito Silva Moreira
Advisor: Pereira, Leandro
Date: 2015
Title: Business plan: hostel in Lisbon
Reference: FAÍSCA, Hugo Miguel de Brito Silva Moreira - Business plan: hostel in Lisbon [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11112>.
Keywords: Business plan
Hostel
Strategy
Entrepreneurship
Plano de negócio
Estratégia de Investimento
Empreendedorismo
Abstract: The present business plan intents to analyze the financial attractiveness of creating a Hostel within Lisbon that targets a service proportionate to guests’ needs. Firstly, a market evaluation retrieved values that served as a foundation to support industry related decisions. Then, the design and analysis of the organization, permitted a strategic formulation. To deliver the desired service, surveys were used to understand existent needs and as a guideline to develop the marketing mix. Afterwards, the written plan was transformed into numbers in order to conclude about the financial viability of the project. As observed, the market at Lisbon reflects a very competitive field where Hostels provide high quality services for low prices. During the low season (October - April), money is lost as a result of low occupancy rates. Nevertheless, profit resulting from the high season (May - September) is enough to null the negative results of the low season and still present a positive result at the end of the year. Financially, the evaluation outputs a NPV of 42 726€, IRR of 25.64% and Payback period of three years and four months. With vital indicators pointing towards a profitable business, the conclusion is that, based on the analysis performed, such a Hostel is financially viable.
O plano de negócios apresentado pretende analisar a atratividade financeira relativa à criação de um Hostel no distrito de Lisboa, oferecendo um serviço proporcional às necessidades dos hóspedes. Uma primeira avaliação de mercado capturou valores que serviram como base para suportar decisões relacionadas com a indústria. De seguida, o desenho e análise da organização permitiram a formulação estratégica. Para alcançar o serviço desejado, questionários foram usados para o entendimento das necessidades existentes e orientar o desenvolvimento do marketing mix. Por último, o plano foi transformado da sua forma escrita para uma forma numérica, com o intuito de concluir sobre a viabilidade financeira do projeto. Como observado, o mercado em Lisboa reflete um ambiente extremamente competitivo em que os Hostels fornecem serviços de qualidade a preços diminuídos. Durante a época baixa (Outubro - Abril), o Hostel terá prejuízo uma vez que as receitas não cobrem os custos incorridos. Contudo, lucro resultante da época alta (Maio - Setembro) é suficiente para anular os prejuízos da época oposta e, ainda assim, apresentar um resultado positivo no término do ano. Financeiramente, a avaliação calcula um valor atualizado líquido (VAL) de 42 726€, uma taxa interna de rentabilidade (TIR) de 25.64% e um período para recuperação do investimento de sensivelmente três anos e quatro meses. Seguindo o resultado destes indicadores, a conclusão será, baseada na análise feita, que a criação deste Hostel é viável.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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