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acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11095
acessibilidade
Title: Perfumes enquanto objetos artísticos e comerciais. O modelo de negócio de um espaço cultural da PERFUMART Casa do Perfume
Authors: Cândido, José Vicente
Orientador: Vaz, Maria João
Ferreira, Pedro António de Sousa
Keywords: Perfume
Arte
Museu
Negócio
Art
Museum
Business
Issue Date: 2015
Citation: CÂNDIDO, José Vicente - Perfumes enquanto objetos artísticos e comerciais. O modelo de negócio de um espaço cultural da PERFUMART Casa do Perfume [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11095>.
Abstract: O perfume é um complexo edifício líquido ao qual a técnica e a criatividade desempenham um papel importante. Quase todos os seres humanos usam – ou, pelo menos, já usaram - um perfume ao longo das suas vidas. Esta investigação procurou, por um lado, discutir o carácter artístico do perfume, associado á sua vertente técnica e comercial. Por outro lado verificou-se a existência de dois públicos diferentes no que diz respeito ao uso de perfumes: os consumidores e os amantes de perfumes. Ao considerar o perfume enquanto presumível obra de arte colocou-se a possibilidade da criação de um museu onde o perfume possa ser exibido. Fez-se uma investigação, também incluindo inquéritos online, para averiguar, entre outros aspectos, a pertinência de tal espaço em Portugal. Terminado esse processo tratou-se de apresentar um modelo de negócio - adaptado aos consumidores e as características do mercado português – da PERFUMART – Casa do Perfume, utilizando o Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur, com os dados limitados sobre a indústria dos perfumes em Portugal
The perfume is a complex building where technique and creativity play an important role. Almost every human being use – or, at least, used – a perfume in the course of their lives. This investigation aimed, in one hand, to discuss the artistic character of the perfume, associated to its technical and commercial aspect. On the other hand the investigation recognized the existence of two different publics in respect to their use of perfumes: the consumers and the perfume lovers. Considering perfume as a presumable work of art there was a possibility of a museum creation where perfumes could be exhibited. An investigation, also with an online enquiry, was made to, as well as other aspects, to access the pertinence of such a place in Portugal. In the end of the research the author presents a business model – adapted to the Portuguese public and the Portuguese market – of the PERFUMART – Casa do Perfume, using the Business Model Canvas from Osterwalder and Pigneur together with the limited data available for the perfume industry in Portugal
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11095
Thesis identifier: 201011638
Designation: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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