Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11084
acessibilidade
Title: Desenvolvimento estratégico da Blizzard Entertainment na indústria de jogos de vídeo
Authors: Matos, João Miguel da Silva
Orientador: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Keywords: Estratégia
Indústria de jogos de vídeo
Blizzard Entertainment
Vantagens competitivas
Strategy
Video games industry
Competitive advantages
Issue Date: 2015
Citation: MATOS, João Miguel da Silva - Desenvolvimento estratégico da Blizzard Entertainment na indústria de jogos de vídeo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11084>.
Abstract: Perante um mundo cada vez mais competitivo, em que os pequenos detalhes fazem a diferença, o presente caso de estudo tem por objetivo a análise do percurso da empresa Blizzard Entertainment, assim como as suas estratégias usadas na sua indústria. Este projeto inicia-se com o estudo da indústria de jogos de vídeo e da Blizzard Entertainment em particular. Esta empresa é uma das mais bem-sucedidas nesta indústria, sendo responsável pelo World of Warcraft®, um dos jogos de vídeo com mais sucesso desde sempre, que atualmente conta com cerca de 10 milhões de subscritores. Adicionalmente, mostra-se como a fusão entre a Blizzard Entertainment e a Activision, formando a atual Activision Blizzard, contribuiu para a criação de valor para os acionistas através do aumento dos proveitos e da partilha de custos nos serviços associados. De forma a resolver um conjunto de questões propostas, tendo por base uma revisão de literatura, facultam-se as definições de vários conceitos relacionados com o tema e ferramentas estratégicas. A metodologia consistiu, essencialmente, na análise de documentação online, livros e relatórios financeiros. Estes elementos permitem perceber como a boa qualidade, a longevidade e a jogabilidade presentes nos jogos de vídeo da empresa contribuíram para a criação de vantagens competitivas face à concorrência. Finalmente, é proposta uma resolução das questões apresentadas, com a intenção de tornar clara a importância que tiveram na ascensão da Blizzard Entertainment todas as decisões, ações e estratégias usadas pela empresa, bem como a importância das suas vantagens competitivas nesta indústria.
Faced with an increasingly competitive world, in which small details make the difference, the present case study aims to analyze the route taken by Blizzard Entertainment company as well as the strategy used by them in their industry. This project begins with the study of video games industry and Blizzard Entertainment in particular. This company is one of the most successful in this industry and is responsible for World of Warcraft®, one of the most thriving video games ever, currently with around 10 million subscribers. Additionally, it shows how the merger between Blizzard Entertainment and Activision, forming the current Activision Blizzard, contributed to the value creation to shareholders through the increase of revenues and the sharing of related services costs. In order to solve a set of proposed questions, definitions of various concepts concerning the subject and strategic tools are provided based on a literature review. The methodology focuses mainly on the analysis of online documentation, books and financial reports. These elements allow to understand how the good quality, longevity and gameplay presented by the company in their video games contributed to the creation of competitive advantages over the competition. Finally, is proposed a resolution of the presented questions with the intention of making clear the importance that all the decisions, actions and strategies used by Blizzard Entertainment had in its ascent as well as the importance of its competitive advantage in this industry.
Description: Classificação no Sistema de Classificação JEL:  L10 - General Market Structure, Firm Strategy, and Market Performance  M10 - General Business Administration
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11084
Thesis identifier: 201105527
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.