Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/11073
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerra, Paula-
dc.contributor.authorQuintela, Pedro-
dc.date.accessioned2016-03-14T12:46:26Z-
dc.date.available2016-03-14T12:46:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11073-
dc.description.abstractEmbora a produção de fanzines anteceda o surgimento do punk, a verdade é que foi com ele que os fanzines se tornaram relevantes enquanto espaços de liberdade de pensamento e criação, bem como enquanto alternativa aos meios de comunicação convencionais. Desde a década de 1970 o universo dos fanzines expandiu-se, não só temática e estilisticamente, como também se alargou a sua cobertura territorial e se ampliaram os suportes comunicacionais utilizados na sua produção e difusão. Neste artigo, propõe-se uma abordagem que vai para além da realidade anglo-saxónica e pretende olhar para fanzines como “comunidades” fundadas em torno de um objeto cultural, na produção de textos, fotos e outros materiais a respeito da cena punk em Portugal, desde 1978 até à atualidade. A partir de um grande conjunto de fanzines punk portugueses analisam-se as formas de produção, o design e tipografia, os principais temas focados, os canais de distribuição, as bandas, cenas e estilos de vida abrangidos. Os fanzines são aqui entendidos como média alternativos da modernidade tardia, capazes de revelar o movimento punk e o ethos DIY associado a ele. Procura-se entender qual foi e é ainda a sua relevância no contexto da cena punk portuguesa. Finalmente, procura-se identificar alguns padrões de evolução e mudança.por
dc.description.abstractAlthough fanzines existed before punk appeared, the truth is that they only became important alternative spaces to conventional media when they devoted themselves to the punk genre, in a kind of materialisation of the DIY ethos. Since the 1970’s this universe has expanded, not only thematically and stylistically, but also in terms of both geographic coverage and the types of communicational support used to produce and disseminate fanzines. This article takes an approach that goes beyond the Anglo-Saxon reality and seeks to look at fanzines as “communities” founded around a cultural object, and at the production of texts, photos and other materials about the punk scene in Portugal from 1978 to the present day.por
dc.description.abstractBien que la production de fanzines précède l’apparition du punk, c’est grâce à lui que les fanzines sont devenus importants en tant qu’espaces d’alternative aux médias conventionnels, en matérialisant l’ethos du DIY. Depuis les années 1970, leur univers s’est élargi, en ce qui concerne non seulement les thèmes abordés et le style, mais aussi leur couverture territoriale, en augmentant les supports communicationnels utilisés pour leur production et leur diffusion. Cet article propose une approche qui va au-delà de la réalité anglo-saxonne, pour voir dans les fanzines des “ communautés ” fondées autour d’un objet culturel, sur la production de textes, de photos et d’autres matériels concernant la scène punk au Portugal depuis 1978 jusqu’à nos jours.por
dc.description.abstractAunque la producción de fanzines anteceda el surgimiento del punk, la verdad es que fue con él que los fanzines se volvieron relevantes como espacios alternativos a los medios de comunicación convencionales, materializando el ethos DIY. Desde la década de 1970, su universo se expandió no sólo temática y estilísticamente sino también se extendió su cobertura territorial y se ampliaron los soportes comunicacionales utilizados en su producción y difusión. En este artículo se propone un abordaje que va más allá de la realidad anglosajona y pretende mirar a las fanzines como “comunidades” fundadas en torno de un objeto cultural, en la producción de textos, fotos y otros materiales relacionados a la movida punk en Portugal desde 1978 hasta la actualidad.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Mundos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura punkpor
dc.subjectFanzinespor
dc.subjectDo-it-yourself (DIY)por
dc.subjectMédia alternativospor
dc.subjectCenas punkpor
dc.subjectPunk culturepor
dc.subjectFanzinespor
dc.subjectAlternative mediapor
dc.subjectPunk scenespor
dc.subjectCulture punkpor
dc.subjectMédias alternatifspor
dc.subjectScènes punkpor
dc.subjectPunkpor
dc.subjectMedios de comunicación alternativospor
dc.subjectMovidas punkpor
dc.titleCulturas de resistência e média alternativos: os fanzines punk portuguesespor
dc.title.alternativeResistance culture and alternative media: the Portuguese punk fanzinespor
dc.title.alternativeCultures de resistance et médias alternatifs : les fanzines punk portugaispor
dc.title.alternativeCulturas de resistencia y medios de comunicación alternativos: los fanzines punk portuguesespor
dc.typearticlepor
dc.pagination69-94por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number80por
degois.publication.firstPage69por
degois.publication.lastPage94por
degois.publication.issue80por
degois.publication.titleSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.identifier.doi10.7458/SPP2016806009-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n80a04.pdf1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.