Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11047
acessibilidade
Title: 007: a marca que nunca morre
Authors: Moreira, Filipa Dias Duarte
Orientador: Vaz, Maria João Mendes
Foà, Caterina
Keywords: Marca
Identidade da marca
Produto
Product placement
Brand
Brand identity
Product
Product placement
Issue Date: 2015
Citation: MOREIRA, Filipa Dias Duarte - 007: a marca que nunca morre [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11047>.
Abstract: Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement que lhes estão relacionadas. A personagem James Bond foi criada em 1953 pelo escritor inglês Ian Fleming, e passou para o cinema em 1962 através da produtora EON Productions, que ao longo de mais de 50 anos desenvolveu um produto cinematográfico que originou uma verdadeira indústria e permitiu o surgimento de uma marca forte, mundialmente conhecida e de grande relevância cultural. Os conceitos da marca, identidade da marca e product placement balizam esta investigação, que tem o intuito de perceber quais as razões do sucesso e durabilidade da marca James Bond – 007, através de duas perguntas de partida que fundamentam a linha de pensamento desta dissertação: Quais são os principais componentes distintivos da marca James Bond – 007?; A marca James Bond – 007 existe independentemente das estratégias de product placement dos produtos associados?. Sendo que, os objetivos principais passam por analisar a relação que existe entre a marca James Bond – 007 e as estratégias de product placement dos produtos associados, e traçar os elementos distintivos do sucesso da marca James Bond – 007, que podem ser aplicados a outros produtos ou marcas. A presente dissertação foi estruturada segundo uma metodologia de investigação qualitativa de pesquisa intensiva e foca-se no período temporal compreendido entre 2012 e 2015, caracterizando-se por fazer um paralelismo constante entre o país de origem da marca, a sua situação no território português, e o seu posicionamento mundial.
This Master's Thesis has the brand James Bond – 007 and product placement strategies that are related to it as its subject. The literary character James Bond was created in 1953 by British writer Ian Fleming, and it was portrait for the first time in cinema in 1962 by the production company EON Productions, which for over 50 years has developed a cinematic product that helped to create an industry and allowed the rise of a strong brand, famous worldwide and with a high cultural relevance. The concepts of brand, brand identity and product placement are central to the study. It aims to understand the reasons behind the success and durability of the brand James Bond – 007 through two initial questions that underlie this dissertation: What are the main distinctive components of the brand James Bond – 007?; Can the brand James Bond – 007 exist independently of the product placement strategies?. The main objectives of this research are to analyse the relationship between the brand James Bond – 007 and product placement strategies of associated products, and to trace the key elements of its success so they may be applied to other products or brands. This work was structured according to a qualitative research methodology of intensive research and focuses on the time period between 2012 and 2015. This study also makes a continuous parallel between the brand’s country of origin, its situation in the Portuguese setting and its global positioning.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11047
Thesis identifier: 201009722
Designation: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Doc. - Filipa Moreira - 007 - A Marca que Nunca Morre.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.