Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/11035
Autoria: | Nascimento, Sara Gomes Perpétua do |
Orientação: | Barata, Maria Clara |
Data: | 2015 |
Título próprio: | A eficácia dos territórios educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar: intervir na prevenção ou na remediação? um estudo de metodologias mistas |
Referência bibliográfica: | NASCIMENTO, Sara Gomes Perpétua do - A eficácia dos territórios educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar: intervir na prevenção ou na remediação? um estudo de metodologias mistas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11035>. |
Palavras-chave: | TEIP Indisciplina escolar Intervenção Programas de prevenção School indiscipline Intervention Prevention programs |
Resumo: | Este estudo recorre a métodos de investigação mistos para contribuir para a reflexão
acerca do impacto das estratégias empregues pelas escolas integradas na política Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar.
A concetualização teórica assenta no modelo de Bronfenbrenner como estrutura de
compreensão dos factores de risco e consequências associadas. Os resultados do estudo
qualitativo indicam uma diversidade de estratégias para a indisciplina nas TEIP desta amostra,
particularmente no nível de intervenção primário, com caráter universal e preventivo. No
estudo quantitativo, verificámos uma fraca associação entre as estratégias TEIP e a incidência
da indisciplina. Por vezes, as associações verificadas foram no sentido contrário ao esperado,
ou seja, quanto mais repetida foi a implementação de estratégias de tipo preventivo ou
corretivo, mais expressiva foi a indisciplina após dois anos de programa TEIP. O estudo
quantitativo demonstrou ainda associações complexas, por vezes positivas e por vezes
negativa entre o insucesso escolar e a indisciplina. A discussão examina os resultados
quantitativos e as estratégias da política pública TEIP à luz da evidência internacional e
nacional do impacto das estratégias de intervenção e prevenção para a indisciplina. This study uses mixed research methods to contribute to the reflection on the impact of the strategies employed by schools integrated in the policy Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) in reducing indiscipline in schools. The theoretical conceptualization is based on Bronfenbrenner’s model as a framework for understanding risk factors and associated consequences. The results of the qualitative study show a diversity of strategies for indiscipline in this sample of TEIP schools, particularly at the level of primary intervention with universal and preventive goals. In the quantitative study, we found a weak association between the TEIP strategies and the incidence of indiscipline. Sometimes associations were verified against the direction expected, that is, the more repeated was the implementation of preventive or corrective type of strategies, the more significant was the indiscipline after two years of TEIP program. The quantitative study also demonstrated a complex association (sometimes positive and other negative) between school failure and indiscipline. The discussion examines the quantitative results and strategies of the TEIP policy in light of international and national evidence on the impact of intervention and prevention strategies for indiscipline. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_ECSH_DPSO_Dissertacão_Sara Nascimento_52742.pdf | 803,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.