Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11035
acessibilidade
Title: A eficácia dos territórios educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar: intervir na prevenção ou na remediação? um estudo de metodologias mistas
Authors: Nascimento, Sara Gomes Perpétua do
Orientador: Barata, Maria Clara
Keywords: TEIP
Indisciplina escolar
Intervenção
Programas de prevenção
School indiscipline
Intervention
Prevention programs
Issue Date: 2015
Citation: NASCIMENTO, Sara Gomes Perpétua do - A eficácia dos territórios educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar: intervir na prevenção ou na remediação? um estudo de metodologias mistas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11035>.
Abstract: Este estudo recorre a métodos de investigação mistos para contribuir para a reflexão acerca do impacto das estratégias empregues pelas escolas integradas na política Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na redução da indisciplina em contexto escolar. A concetualização teórica assenta no modelo de Bronfenbrenner como estrutura de compreensão dos factores de risco e consequências associadas. Os resultados do estudo qualitativo indicam uma diversidade de estratégias para a indisciplina nas TEIP desta amostra, particularmente no nível de intervenção primário, com caráter universal e preventivo. No estudo quantitativo, verificámos uma fraca associação entre as estratégias TEIP e a incidência da indisciplina. Por vezes, as associações verificadas foram no sentido contrário ao esperado, ou seja, quanto mais repetida foi a implementação de estratégias de tipo preventivo ou corretivo, mais expressiva foi a indisciplina após dois anos de programa TEIP. O estudo quantitativo demonstrou ainda associações complexas, por vezes positivas e por vezes negativa entre o insucesso escolar e a indisciplina. A discussão examina os resultados quantitativos e as estratégias da política pública TEIP à luz da evidência internacional e nacional do impacto das estratégias de intervenção e prevenção para a indisciplina.
This study uses mixed research methods to contribute to the reflection on the impact of the strategies employed by schools integrated in the policy Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) in reducing indiscipline in schools. The theoretical conceptualization is based on Bronfenbrenner’s model as a framework for understanding risk factors and associated consequences. The results of the qualitative study show a diversity of strategies for indiscipline in this sample of TEIP schools, particularly at the level of primary intervention with universal and preventive goals. In the quantitative study, we found a weak association between the TEIP strategies and the incidence of indiscipline. Sometimes associations were verified against the direction expected, that is, the more repeated was the implementation of preventive or corrective type of strategies, the more significant was the indiscipline after two years of TEIP program. The quantitative study also demonstrated a complex association (sometimes positive and other negative) between school failure and indiscipline. The discussion examines the quantitative results and strategies of the TEIP policy in light of international and national evidence on the impact of intervention and prevention strategies for indiscipline.
Description: PsycINFO Clasification Categories and Codes from the American Psychological Association :3312 Behavior Therapy & Behavior Modification 3560 Classroom Dynamics & Student Adjustment & Attitudes
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/11035
Thesis identifier: 201112744
Designation: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
2015_ECSH_DPSO_Dissertacão_Sara Nascimento_52742.pdf803.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.