Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/11025
acessibilidade
Title: Institutional bilateral cooperation for lifelong learning in applied sciences: a multicultural experience integrated in a tempus program
Authors: Pinto, M. R.
Novo, C.
Torres, A.
Costa, P.
Monteiro. A.
Ventura, M.
Ramos, P.
Keywords: Programa ERASMUS+
TEMPUS
Cooperação interinstitucional
Aprendizagem ao Longo da Vida
Issue Date: 2015
Publisher: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
Abstract: Life Long Learning in Applied Fields (LLAF) é um dos projetos aprovados pelo Programa TEMPUS IV e envolve 16 Instituições de 8 países, incluindo o Instituto Politécnico de Santarém, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a INOVA+. Os parceiros colaboram no sentido de dar resposta ao desafio proposto pelas Instituições de Ensino Superior israelitas para manterem a sua relevância no ensino, através da criação de condições para o desenvolvimento de curricula que possa proporcionar aos estudantes ferramentas e capacidades para novos desenvolvimentos profissionais e inovação, também numa perspetiva de extensão à comunidade. Com uma metodologia ativa, a operacionalização tem acontecido em reuniões periódicas dos parceiros e em trabalho de grupo, numa perspetiva de partilha de conhecimento e experiências, que produziu novos curricula e Educational Units (EDUs), adequados à realidade social e educativa de Israel, mas inovadores nas metodologias e estratégias. Neste momento, as Instituições selecionaram os EDUs ou módulos que lhes parecem ser aplicáveis na sua realidade e deu-se início à fase de pilotagem dos cursos. A disseminação é um dos pontos fundamentais deste processo, pela importância de partilhar resultados, dificuldades de operacionalização e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Este artigo surge essencialmente como contributo para esta fase.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/11025
ISSN: 2182-9608
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-28153
Appears in Collections:ISTAR-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
113_333_1_SM.pdfVersão Editora431.11 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.