Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10975
acessibilidade
Title: O aprofundamento estratégico do grupo V&V com vista à centralização logística
Authors: Jesus, Ana Margarida Rosário de
Orientador: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Keywords: Aprofundamento estratégico
Baixo-custo
Centralização
Ganhos de economias de escala
Deepening strategy
Low cost strategy
Centralization
Economies of scale
Issue Date: 2014
Citation: JESUS, Ana Margarida Rosário de - O aprofundamento estratégico do grupo V&V com vista à centralização logística [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10975>.
Abstract: As organizações de hoje, actuam num ambiente extremamente dinâmico, complexo e competitivo, num ambiente com estas particularidades é fundamental que o planeamento da estratégia e o seu desenvolvimento seja levado a cabo em qualquer organização. Agir de acordo com uma estratégia, passa por integrar um plano de acção orientador a longo prazo. Deste modo, perante esta problemática, o presente caso pretende analisar o aprofundamento da estratégia do Grupo V&V, e quais os impactos estratégicos que emergem desse aprofundamento. A análise deste caso surge devido ao facto do grupo apresentar uma necessidade extrema na centralização das suas operações, sendo esta uma consequência da estratégia de baixo custo. O grupo apresenta reconhecimento no mercado, como ponto de partida a qualidade dos seus produtos e do seu serviço, acrescentando sempre valor aos seus clientes. Devido, às mutações constantes do mercado em que opera pretende reformular o grupo empresarial, no sentido de assegurar o seu crescimento e sustentabilidade no mercado. Perante isto, foram efectuadas análises e modelos estratégicos adequados à envolvente e ao grupo, de modo a percepcionar os aspectos mais importantes que caracterizam o grupo. Realizou-se com base na identidade do grupo uma análise externa e interna, definiu-se visão, missão, valores, objectivos. Consequentemente estabeleceu-se as melhores opções estratégicas: competitiva, direccional e posicionamento estratégico. Em última análise, conclui-se que o aprofundamento estratégico do grupo é uma mais-valia, materializando-se numa melhoria da gestão de operações (do retalho à distribuição), uma realocação de recursos humanos, um aumento de rentabilidade, proporcionando efectivos ganhos de economias de escala.
Modern organizations compete in an extremely dynamic, complex and challenging environment in which it is crucial the design and development of an accurate strategic planning by any organization. Acting in accordance to a specific strategy lies in the integration of a long term action plan. Thus, and in face of such matter, the present case study intends to analyse the Grupo V&V deepening strategy and the strategic impacts that emerge from such deepening. The present case study arises from the Group´s need on centralize its operations as consequence of a low-cost strategy. Grupo V&V is recognized on the market as detaining quality products and a customized service as well as engaged in delivering greater value to its customers. Due to current market changes, the Group aims to reformulate the organizational strategy in order to secure its growth and sustainability in the market. In this context, there were developed strategic analysis and models appropriate to the group´s environment aiming to assess what are the critical aspects of this organization. An internal and external analysis were jointly assessed together with the organizational vision, mission, values and objectives definition. Consequently there were set the best strategic options: competitive, directional and strategic position. Ultimately, one can conclude that the Group´s deepening strategy adds value to the present organization materialized in operations management gains (retail to distribution), Human Resources reallocation, profitability gains and scale economies.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10975
Thesis identifier: 201105284
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado - Ana Margarida Jesus.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.