Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10946
Autoria: | Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de |
Orientação: | Lopes, Pedro Faria |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life |
Referência bibliográfica: | BRITO, Maria Luísa Costa Sola Terra de - Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10946>. |
Palavras-chave: | Jogo digital Lingua gestual portuguesa Aprendizagem Deficiência auditiva Digital game Learn Portuguese sign language Hearing impairment |
Resumo: | Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente
pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar
utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio
método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o
restante da sociedade criando uma barreira de interacção.
O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que
qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os
primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta,
motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no
dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação.
Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e
expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente
funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira
presente na sociedade.
Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual
Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar
uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante. of the problems faced by some members of our society, particularly through the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem led this community to develop their own method of communication. Learning this method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier. Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words used in everyday life, and testing acquisition of this information. This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to help to overcome this barrier present in society. The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning performance. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação sem anexos Luisa Brito - 33573.pdf | 12,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.