Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10946
acessibilidade
Title: Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life
Authors: Brito, Maria Luísa Costa Sola Terra de
Orientador: Lopes, Pedro Faria
Keywords: Jogo digital
Lingua gestual portuguesa
Aprendizagem
Deficiência auditiva
Digital game
Learn
Portuguese sign language
Hearing impairment
Issue Date: 2015
Citation: BRITO, Maria Luísa Costa Sola Terra de - Teste do ensino de língua gestual portuguesa usando jogo digital Gestual Life [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10946>.
Abstract: Um dos problemas enfrentados por alguns elementos da nossa sociedade, nomeadamente pela comunidade de surdos, trata-se da dificuldade de comunicar utilizando a voz. Este problema levou esta comunidade a desenvolver o seu próprio método de comunicação, método este que não é de ensino obrigatório para o restante da sociedade criando uma barreira de interacção. O Gestual Life, trata-se de um jogo que fornece um ambiente propício a que qualquer pessoa interessada em aprender língua gestual portuguesa, possa dar os primeiros passos na aquisição desse conhecimento. Pretende-se com esta ferramenta, motivar a aprendizagem, introduzindo o utilizador a palavras utilizadas no dia-a-dia e colocando à prova a obtenção desta informação. Nesta dissertação será descrito o trabalho desenvolvido para reestruturar e expandir a implementação original do Gestual Life, de modo a torná-lo totalmente funcional como ferramenta, com vista a contribuir para colmatar esta barreira presente na sociedade. Os resultados obtidos dos testes realizados ao jogo, indicaram que o Gestual Life possui capacidades para motivar a aprendizagem. O facto de proporcionar uma experiência que incentiva à exploração demonstrou-se um factor relevante.
of the problems faced by some members of our society, particularly through the deaf community, is their difficulty communicating using speech. This problem led this community to develop their own method of communication. Learning this method is not mandatory for regular kids which increases the interaction barrier. Gestual Life is a game that provides an environment favorable for anyone that is interested in learning portuguese sign language to take the first steps to acquire this knowledge. The aim of this tool, is to motivate learning by introducing words used in everyday life, and testing acquisition of this information. This thesis describes the work overtook to restructure and expand the original implementation of Gestual Life, in order to make it fully functional as a tool to help to overcome this barrier present in society. The results of the tests indicated that Gestual Life has capabilities to motivate learning. The fact that it provides an experience that encourages free exploration proved to be a relevant factor both to the game experience and the learning performance.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10946
Thesis identifier: 201134675
Designation: Mestrado em Engenharia Informática
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação sem anexos Luisa Brito - 33573.pdf12.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.