Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10944
acessibilidade
Title: LumiApp: uma aplicação mobile para guiar e ensinar
Authors: Sequeira, Diogo de Almeida
Orientador: Alexandre, Isabel Machado
Keywords: Aplicação informática
Dispositivo movel
Localização geografica
Evento cultural
Arte urbana
LumiArte
Guia
Ensino
Storytelling
Edutainment
App
Mobile device
Geographic location
Cultural event
Urban art
Issue Date: 2015
Citation: SEQUEIRA, Diogo de Almeida - LumiApp: uma aplicação mobile para guiar e ensinar [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10944>.
Abstract: O objetivo desta dissertação foi desenvolver de uma aplicação para dispositivos móveis com o propósito de auxiliar o utilizador num evento cultural designado como LumiArte e, em simultâneo, ensinar de forma lúdica através da combinação de abordagens storytelling e edutainment. Para alcançar tais objetivos, analisaram-se aplicações desenvolvidas para museus ou jardins de forma determinar quais as características mais comuns e, entre essas, as que se adequam ao projeto satisfazendo os requisitos. Adicionalmente, analisaram-se abordagens e conceitos de modo a averiguar quais as mais-valias para o projeto e de que forma se poderiam adaptar ao mesmo. Após o desenvolvimento da aplicação e com a finalidade de a avaliar, realizou-se uma atividade com crianças do terceiro ano de escolaridade com o intuito de verificar se estas adquiriram conhecimento através do módulo de storytelling, e concebeu-se um questionário, respondido por elementos da sua equipa do evento LumiArte, com o propósito de avaliar a usabilidade. Após avaliação, conclui-se que através da utilização da abordagem do storytelling as crianças melhoraram os seus conhecimentos no domínino da reciclagem e que em termos de usabilidade a aplicação foi bem aceite pelos seus utilizadores que revelaram não ter problemas de maior na sua utilização ou interação. Ambos os resultados são encorajodores e revelam que as decisões tomadas se revelaram ganhadoras.
The main purpose of this dissertation was to develop an app for mobile devices as a mean to help the user within a cultural event known as LumiArte and, at the same time, to teach the user in an entertaining way through the combination of different approaches such as edutainment and storytelling. To reach those goals, we studied apps used in gardens or museums to understand which attributes seemed common to those apps. Also, several approaches and concepts were considered to see which were the advantages to the project and in which way they could be adjusted to it. After the enhancement of the app with the resolve to evaluate it, an activity with children from a 3rd grade kindergarten class took place to verify if they had acquired the needed knowledge from the storytelling approach. A question form was made and answered by elements of the LumiArte team as to assess its usability. After the evaluation, we concluded that through the storytelling approach the children improved their knowledge in the subject of recycling. The users of the app did not come across too big a problem when using it or interacting with it. Both results were encouraging and revealed that the decisions that were taken proved to be the correct ones.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10944
Thesis identifier: 201109697
Designation: Mestrado em Informática e Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TeseFinal.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.