Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10868
Autoria: Sanches, Susana Vinhas
Orientação: Alves, Paulo Jorge Marques
Data: 2015
Título próprio: (Re)inserção profissional de ex- formandos de cursos EFA: o caso da EIPDA, EM
Referência bibliográfica: SANCHES, Susana Vinhas - (Re)inserção profissional de ex- formandos de cursos EFA: o caso da EIPDA, EM [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10868>.
Palavras-chave: (Re)inserção profissional
Educação
Formação
Emprego
Trabalho
Cursos EFA
Professional (re)integration
Education
Formation
Employment
Work
EFA courses
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a (re)inserção profissional de ex-formandos de cursos EFA após a formação. O quadro teórico está alinhado com conceções que afirmam a importância da educação/formação para o emprego/trabalho, e com estudos empíricos que envolvem as transições para o emprego de indivíduos, após a saída do sistema de ensino/formação. Como metodologia de trabalho, adotou-se o estudo de caso, centrado na EIPDA, EM. Foram realizadas entrevistas com ex-formandos dos cursos de Eletricista de Instalações (NB); de Apoio à Gestão (NS); de Administrativo/a (NS) e de Cabeleireiro/a Unissexo (NB). No geral, os resultados apontam para trajetórias profissionais pouco estáveis e duradouras. A maioria dos ex-formandos não tem estado, nem está, a exercer uma atividade profissional relacionada com a formação obtida. Para os entrevistados o curso EFA adquire um valor muito reduzido já que o certificado pouco ou nada alterou e/ou melhorou a sua situação laboral. Na (re)construção da (re)inserção profissional constituem focos importantes de reflexão: a realização e satisfação no trabalho, o reconhecimento profissional e os projetos futuros dos ex-formandos
This study aimed to understand the professional (re)integration in the labour market of former trainees from EFA courses after their graduation. The theoretical framework is aligned with with conceptions that affirm the importance of education/training on work and with empirical knowledge that involve the transition of individuals to employment. Methodologically, we adopted a qualitative methodology based on case study focused on EIPDA, EM. Interviews were conducted with former trainees the Electrician (NB); Management Support (NS); Administrative and support staff (NS) and Unisex Hairdresser (NB) courses. Overall, the results point to on unstable and non-lasting professional careers. Most former trainees are not, or have not been at all exercising an occupation related to the acquired training. For the interviewed, education/training has a very low value as the certificate practically did not change and/or improve their employment situation. In the (re)construction of the professional (re)integration in to work the performance and job satisfaction, the professional recognition and the future projects of former trainees arise as important issues.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final Susana Sanches alterada.pdf
  Restricted Access
910,47 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.