Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10812
Autoria: Marques, Vasco dos Santos
Orientação: Ávila, Patrícia Durães
Data: 2015
Título próprio: Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
Referência bibliográfica: MARQUES, Vasco dos Santos - Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10812>.
Palavras-chave: Classes sociais
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Conhecimento
Social classes
Lifelong learning
Education
Knowledge
Resumo: No contexto da sociedade de informação e conhecimento, adquirem relevo os processos de aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências, numa crescente necessidade de aquisição constante de saberes. Desde a educação em meio escolar aos restantes processos de aprendizagem, importa perceber de que forma a estrutura de classes atua sobre a distribuição de recursos desta natureza e de que forma estas questões se repercutem no plano nacional. Desenvolvendo-se o conhecimento científico e tecnológico diariamente e com a tendência para a maior valorização de competências no mercado de trabalho, as dinâmicas de acesso ao conhecimento também poderão sofrer uma evolução. Através de métodos quantitativos, procura-se desenhar uma radiografia dos processos de aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores portugueses e a sua relação com as classes sociais, cuja presença se mantem na sociedade portuguesa. Interessa perceber o seu relevo.
In a context of knowledge and information society, the learning processes through life and the usage of competencies come into play, with the growing necessity of permanently acquiring knowledge. From education through school to the rest of knowledge processes, comes the need to understand in what way this questions envelop in a national level. Developing scientific and technologic knowledge daily and with the tendency for a bigger valorization of competencies in the labor market, the access dynamics to knowledge may as well suffer an evolution. Through quantitative methods, comes the need to establish a mapping of portuguese workers’ learning processes through life and its relationship with social classes, which remains its presence in the portuguese society. There comes the need to understand its role
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final_Vasco_entrega.pdf883,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
caderno de anexos.pdf541,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.