Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10565
acessibilidade
Title: Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Authors: Conboy, J.
Carvalho, C.
Santos, J.
Gama, A. P.
Tavares, D.
Fonseca, J.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Keywords: Alunos dos ensinos básico e secundário
Identificação escolar
Construção de escalas
Issue Date: 2015
Publisher: ISPA - Instituto Universitário
Abstract: O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/10565
DOI: 10.14417/ap.1016
ISSN: 0870-8231
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25874
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
1016_3763_1_PB.pdfVersão Editora117.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.