Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10565
Autoria: | Conboy, J. Carvalho, C. Santos, J. Gama, A. P. Tavares, D. Fonseca, J. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico |
Volume: | 33 |
Número: | 4 |
Paginação: | 439 - 452 |
ISSN: | 0870-8231 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14417/ap.1016 |
Palavras-chave: | Alunos dos ensinos básico e secundário Identificação escolar Construção de escalas |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1016_3763_1_PB.pdf | Versão Editora | 117,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.