Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10565
Autoria: Conboy, J.
Carvalho, C.
Santos, J.
Gama, A. P.
Tavares, D.
Fonseca, J.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Data: 2015
Título próprio: Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico
Volume: 33
Número: 4
Paginação: 439 - 452
ISSN: 0870-8231
DOI (Digital Object Identifier): 10.14417/ap.1016
Palavras-chave: Alunos dos ensinos básico e secundário
Identificação escolar
Construção de escalas
Resumo: O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, a = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, a = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, a = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1016_3763_1_PB.pdfVersão Editora117,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.