Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1047
Autoria: Conde, Idalina
Data: Jan-1996
Título próprio: Artistas: indivíduo, ilusão óptica e contra-ilusão
Número: Nº19
Paginação: pp.31-65
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Criação artística
Singularidade
Sujeito
Autor
Individualismo / holismo
Habitus
Artistic creation
Uniqueness
Subject
Author
Individualism / holism
Resumo: Tomando por referência um objecto como os artistas para discutir e sair do dilema holismo/individualismo, este texto propõe um sincretismo sociológico mas de integibilidade centrada no sujeito, protagonista da criação. Ao invés, portanto, de uma certa tradição da sociologia da arte, pretende-se restituir assim a problemática da singularidade, de que a individualidade artística - como efeito do campo que solicita a lógica do "nome" e personalização expressiva do criador - dá testemunho.
By taking an object like artists as a reference for discussing and resolving the dilemma of holism versos individualism, this text proposes a syncretism which, though sociological, centres its intelligibility on the subject and protagonist of creation. Contrary to a certain tradition in the sociology of art, the intention is to bring back the problem of singularity, to which artistic individuality bears witness as an effect of the field which attracts the logic of the "name" and the expressive personalisation of the creator.
Ayant en vue les artistes comme objet de référence pour discuter et sortir du dilemme holisme/individualisme, ce texte propose un syncrétisme sociologique mais d"intéligibilité contrée sur le sujet, protagoniste de la création. Contre une certaine tradition dans la sociologie de l"art, on veut reprendre ainsi de la problemátique de la singularité à voir dans l"individualité artistique, comme effet du champ qui impose la logique du "nom" au même temps que personnalisation expressive du créateur.
Tomando como referencia un objeto como los artistas para discutir y salir del dilema holismo / individualismo, este texto propone un sincretismo sociológico pero de integibilidad centrada en el sujeto, protagonista de la creación. Al revés, por lo tanto, de una cierta tradición de la sociología del arte, se pretende restituir así la problemática de la singularidad, de la cuál la individualidad artística como efecto del campo que solicita la lógica del "nombre" y personalización expresiva del creador da testimonio.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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