Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10458
Autoria: | Cruz, Maria Gabriela Araújo Oliver |
Orientação: | Reis, Filipe Marcelo Correia Brito |
Data: | Nov-2015 |
Título próprio: | Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
Referência bibliográfica: | CRUZ, Maria Gabriela Araújo Oliver - Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10458>. |
Palavras-chave: | Antropologia Consumo Nação Nostalgia Portugal Campanha publicitária Anthropology Consumption Nation Nostalgia Advertising campaigns |
Resumo: | Partindo da ideia de consumo como expressão cultural e social, esta dissertação
investiga a relação entre consumo e nação no contexto específico português. O movimento de
valorizar o que é português através de produtos e marcas nacionais e globais é identificado,
descrito e sujeito a análise.
A dissertação recorre a contributos da Antropologia do Consumo e do Marketing para
analisar o interesse e o estímulo à compra de produtos nacionais a partir de dois estudos
distintos e complementares: a análise de campanhas publicitárias de marcas veiculadas em
Portugal nos últimos anos e a observação na loja A Vida Portuguesa em Lisboa. Os estudos se
cruzam na articulação consumo x nação através de ideias como Nacionalismo Banal e
Nostalgia, que são percebidas nas análises semióticas e nas entrevistas em profundidade. Starting from the idea of consumption as a cultural and social expression, this project investigates the relationship between consumption and nation in Portugal. The initiative to value what is Portuguese and from Portugal through national and global brands is identified, described and subject to analysis. The dissertation applies ideas from Anthropology of Consumption and Marketing to analyze the interest and incentive to buy nacional products from two distinct and complementary studies: the analysis of advertising campaigns disseminated in Portugal in recent years and the observation in the store “A Vida Portuguesa” in Lisbon. Both studies intersect in the joint consumption x nation through ideas such as Banal Nationalism and Nostalgia, which are perceived through semiotic analysis and interviews. |
Designação do grau: | Mestrado em Antropologia |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_ECSH_DA_Dissertacao_Maria Gabriela Araujo Oliver Cruz.pdf | 26,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.