Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10377
acessibilidade
Title: Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal
Authors: António, R.
Pinto, T.
Pereira, C.
Farcas, D.
Moleiro, C.
Keywords: Bullying
Homofobia
Orientação sexual
Escola
Issue Date: 2012
Publisher: Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Edições Colibri
Abstract: O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­‑se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­‑vítimas. Defende­‑se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17720
http://hdl.handle.net/10071/10377
ISSN: 0874-2049
Publisher version: The definitive version is available at: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v26n1/v26n1a02.pdf
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
publisher_version_v26n1a02.pdf281.91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.