Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10377
Autoria: António, R.
Pinto, T.
Pereira, C.
Farcas, D.
Moleiro, C.
Data: 2012
Título próprio: Bullying homofóbico no contexto escolar em Portugal
Volume: 26
Número: 1
Paginação: 17 - 32
ISSN: 0874-2049
DOI (Digital Object Identifier): 10.17575/rpsicol.v26i1.260
Palavras-chave: Bullying
Homofobia
Orientação sexual
Escola
Resumo: O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­?se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­?vítimas. Defende­?se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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