Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10297
Autoria: | Lindberg, Max |
Orientação: | Conceição, Henrique |
Data: | 2014 |
Título próprio: | Football clubs as brands and their supporters as consumers – how SL Benfica can attract new fans and satisfy current ones |
Referência bibliográfica: | LINDBERG, Max - Football clubs as brands and their supporters as consumers – how SL Benfica can attract new fans and satisfy current ones [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10297>. |
Palavras-chave: | Football industry Consumer relationship management Decision-making process Strategic marketing Indústria do futebol Gestão de relacionamento com consumidor Processo de tomada de decisão Marketing estratégico |
Resumo: | The main objective of this research was to explore the complex relationship
between supporters and clubs and to use the results to make a series of proposals to
SL Benfica regarding their marketing strategy and relationship with its supporters. To
do this, a questionnaire was made and sent out online. There were 254 respondents in
total. The first section focused on the whole sample group, looking into aspects of
how supporters become attached to a particular club. The second part focused on
Benfica supporters, and looked into satisfaction levels with different aspects of the
club and what fans want improved. The results of these questions were then crossexamined
with different variables such as Age and Gender to see if relationships or
differences could be found across these variables. All the results were analyzed in
SPSS with the purpose of finding these relationships, and to draw conclusions. Some
of the statistical tests were invalid as a result of uneven distribution in the responses.
Too many of the respondents were in the younger generations compared to the older
ones, and there were too many males compared to females for these tests to be valid,
and so these variables could not be used in tests and no conclusions could be drawn
from them. However, many of the tests were also successful, finding differences
between Benfica supporters and supporters of other clubs concerning how they attach
themselves to the club, whilst also finding interesting results regarding satisfaction
levels and needs for improvement according to Benfica members and season ticket
holders. O principal objectivo desta investigação foi explorar a relação complexa entre os adeptos e os clubes, e utilizar os resultados para realizar um conjunto de propostas ao SL Benfica em relação à sua estratégia de marketing e à relação com os seus adeptos. Para tal, foi realizado um questionário e publicado online. Houve um total de 254 inquiridos. A primeira parte centrou-se na totalidade da amostra, observando de que forma os adeptos se tornam tão apegados a um clube em particular. A segunda parte centrou-se nos adeptos de Benfica e observou os níveis de satisfação relativamente a diferentes aspectos do clube e o que os fãs querem que seja melhorado. Os resultados destas perguntas foram cruzados com diferentes variáveis, como idade e género, para ver poderiam ser encontradas relações ou diferenças entre estas variáveis. Todos os resultados foram analisados em SPSS com a finalidade de encontrar estas relações e de chegar a uma conclusão. Alguns dos testes estatísticos foram inválidos como resultados de uma distribuição desigual das respostas. Demasiados inquiridos pertenciam a gerações mais jovens em comparação com gerações mais velhas e havia demasiados inquiridos do sexo masculino em comparação com inquiridos do sexo feminino para que estes testes fossem validados, e, por isso, não foi possível utilizar estas variáveis, nem chegar a nenhuma conclusão a partir das mesmas. No entanto, inúmeros testes foram bem sucedidos, tendo sido encontradas diferenças entre adeptos do Benfica e adeptos de outros clubes no que diz respeito à forma como se apegam ao clube, assim como também foram obtidos resultados interessantes em relação aos níveis de satisfação e às necessidades de melhoria de acordo com os sócios do Benfica e os titulares de bilhetes de temporada. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thesis Final.pdf | 6,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.