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http://hdl.handle.net/10071/10270
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Title: Os determinantes psicológicos do consumidor verde
Other Titles: The psychological determinants of the green consumer
Authors: Oliveira-Brochado, F.
Brochado, A.
Caldeira, T.
Keywords: Consumidor verde
Equações estruturais
Portugal
Produtos verdes
Teoria do comportamento planeado
Green consumer
Green products
Structural equation modeling
Theory of planned behavior
Issue Date: 2015
Publisher: UALg ESGHT
Abstract: Nos últimos anos tem-se verificado uma preocupação crescente em relação à temática ambiental na população em geral, nos consumidores, nos governos, nas empresas e nos investigadores. Efetivamente, os consumidores têm consciência de que o seu comportamento é suscetível de influenciar o meio ambiente, começando a ter uma maior preocupação aquando da escolha dos produtos que adquirem e consomem. Os governos procuram promover políticas de sustentabilidade ambiental, e as empresas reconhecem que a adoção de um posicionamento socialmente responsável e a oferta de produtos verdes suscetíveis de responder às necessidades do consumidor são aspetos chave para o desenvolvimento e manutenção de uma vantagem competitiva. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar os determinantes do comportamento de compra de produtos verdes, com base no quadro teórico da Teoria do Comportamento Planeado. Considerando uma amostra de colaboradores de uma empresa em Portugal com cobertura geográfica nacional, concluiu-se que as variáveis atitude, norma subjetiva e controlo percebido têm influência na intenção comportamental, de compra de produtos verdes.
During the last years, environmental issues have received increasing attention by the general population, consumers, governments, companies and researchers. Effectively, consumers are now aware that their behavior is likely to influence the environment, and thus have a greater concern when they choose products to buy and consume. Governments attempt to promote policies of environmental sustainability, and companies recognize that the adoption of a socially responsible positioning and the offering of green products are critical factors to develop and maintain a competitive advantage. In this context, the present work intends to study the determinants of purchase behavior of green products based on the theoretical framework of the Theory of Planned Behaviour. Based on a sample of employees of a Portuguese company in Portugal with national geographic coverage, we concluded that the variables attitude, subjective norm, and perceived control influence the behavioral intention of buying green products.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/17679
http://hdl.handle.net/10071/10270
ISSN: 2182-8466
Publisher version: The definitive version is available at: http://dx.doi.org/10.18089/tms.2015.11213
Appears in Collections:BRU-RI - Artigo em revista científica internacional com arbitragem científica

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