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http://hdl.handle.net/10071/10161
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Title: Ferramentas de marketing digital no setor hoteleiro em portugal: influência ou confluência
Authors: Martins, José Carlos de Melo Pinto
Orientador: Pereira, Hélia Gonçalves
Keywords: Marketing
Digital
Redes sociais
Turismo
Issue Date: 2014
Citation: MARTINS, José Carlos de Melo Pinto - Ferramentas de marketing digital no setor hoteleiro em portugal: influência ou confluência [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10161>.
Abstract: Procura este trabalho de investigação enquadrar o objeto de estudo: “Ferramentas de Marketing Digital no Setor Hoteleiro em Portugal: Influência ou Confluência”, caracterizando o mesmo no espaço e no tempo, e, descrevendo os desafios que lhe são inerentes. O meio digital utilizado no marketing turístico visa ampliar o poder de comunicar em escala global, instantaneamente, sem fronteiras, transformando o Planeta numa "aldeia global" (Mcluhan, Marshall; 1968, 1967), colocando o produto certo, na hora certa, na quantidade certa, pelo preço certo, ao consumidor certo. Esta investigação enquadra-se no âmbito do Marketing Digital e do Comportamento do Consumidor Online visando perceber de que forma as cadeias hoteleiras e o consumidor Online se relacionam e interagem no espaço digital. Para perceber esta relação, adoptou-se como metodologia, um estudo do tipo qualitativo que assentou na realização de entrevistas aos responsáveis de marketing das cadeias presentes no Ranking Nacional do Atlas da Hotelaria 2014, elaborado pela Deloitte1. Os resultados apontam para uma utilização estruturada e sistematizada das ferramentas de marketing digital por parte destes responsáveis, nomeadamente, nas fases de pesquisa de informação e avaliação de alternativas, das respectivas ofertas, e, na produção e divulgação de e-wom sobre as unidades hoteleiras. Sendo reconhecido que o nível de actividade dos Social Media influencia a decisão do consumidor e consequentemente a operação dos hoteleiros. A investigação permitiu também concluir que os referidos responsáveis dedicam particular atenção às técnicas e táticas de SEO como garante de optimização de recursos e eficácia das estratégias delineadas.
The main objective of this research was understand the relationship between companies and costumers on the following subject: "Tools Digital Marketing in Hospitality Sector in Portugal: Influence or Confluence", featuring the space and time, and also describing the challenges that are inherent. The digital medium used in tourism marketing seeks to expand the power to communicate globally, instantly, without borders, transforming the planet into a "global village" (McLuhan, Marshall; 1968, 1967), placing the right product at the right time, in right quantity, at the right price, to the right consumer. This research fits within the Digital Marketing and Online Consumer Behavior aiming to understand how the hotel chains and online consumer relate and interact in the digital space. To better understand this relationship, it was adopted an exploratory methodology, qualitative based on interviews with responsible marketing chains present in the Atlas Hospitality 2014 National Ranking prepared by Deloitte. The results point to a use structured and systematized the tools of digital marketing on the part of those responsible, in particular, in the stages of information search and evaluation of alternatives, of their offerings, and, in the production and dissemination of e-wom on the hotel units. It is recognized that the level of activity in the Social Media influence the consumer's decision and therefore the operation of hoteliers. The investigation also concluded that those responsible pay particular attention to the techniques and tactics of SEO as ensures optimum use of resources and effectiveness of strategies.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10161
Thesis identifier: 201055490
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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