Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10110
acessibilidade
Title: Organização escolar: estratégia para lidar com abandono dos alunos – o caso da escola Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe
Authors: Brito, Daniel de Barros Salvaleque de
Orientador: Martins, Susana da Cruz
Keywords: Organização escolar
Autonomia e descentralização
Abandono escolar
Regulação da educação
School organization
School dropout
Autonomy and decentralization
Regulatory education
Issue Date: 2014
Citation: BRITO, Daniel de Barros Salvaleque de - Organização escolar: estratégia para lidar com abandono dos alunos: o caso da escola Patrice Lumumba em São Tomé e Príncipe [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10110>.
Abstract: Este estudo concentra-se no seguinte tema: A estratégia para lidar com abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe tendo por referência o caso da Escola Patrice Lumumba. Ao elaborarmos este trabalho, o nosso desejo inicial foi o de conhecermos a organização e o funcionamento da escola perante o fenómeno do abandono escolar. Por isso, fizemos um apanhado extensivo, no que concerne a revisão da literatura, com recurso a vários autores, sobretudo no que respeita à análise organizacional e à escola como organização. Complementarmente, teve-se em conta outros parâmetros como o posicionamento do estado perante a educação; autonomia e descentralização da escola; o conceito de abandono escolar e suas causas. Tendo em conta a Escola Patrice Lumumba, uma escola situada na capital de São Tomé e Príncipe, fizemos um percurso de contextualização da realidade educativa do mesmo país e, particularmente, dessa organização escolar. Tendo em conta que não conhecíamos a perceção dos atores da escola concernente a organização e ao abandono escolar, elaborámos um conjunto de instrumentos que permitiu a recolha de informações, como o guião de questionário e das entrevistas; e a análise documental. Após a recolha de dados, procedemos ao seu tratamento, bem como à sua análise. Na parte final, sugerimos algumas propostas tanto a nível organizativo, como a nível do combate ao abandono escolar. Nas considerações finais fizemos uma reflexão mais global sobre a nossa problemática de estudo, sugestões de intervenção e, finalmente, novas pistas de investigação.
This study focuses on the following theme: strategy for dealing with abandonment of students in Sao Tome and Principe, taking as reference the case of Patrice Lumumba School. Our initial desire was to know the organization and the functioning of the school, addressing the school dropout phenomenon. So we made an extensive overview, regarding the literature review, using several authors, particularly in relation to organizational analysis and the school as an organization; not forgetting other dimensions, such as the positioning of the state towards education, autonomy and decentralization of the school, the concept of school leavers and their causes. Taking into account the Patrice Lumumba School, a school located in the capital of Sao Tome and Principe, we made a contextualization of educational reality from this country, and particularly of that school organization. We developed a set of instruments that allowed the collection of information such as: Script questionnaire and interview; document analysis. After data collection made the treatment of the same, as well as its analysis. In the final part, we suggested some proposals, both the organizational level and at the level of the combat of school dropout. In the final considerations, we made a global reflection of the issue under study, and we also pointed suggestions for action and new avenues of research.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10110
Thesis identifier: 201004402
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Daniel Brito_Projeto_Mestrado AdministEscolar revisto.pdf774.75 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.