Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10034
acessibilidade
Title: Museu virtual: plataforma online do acervo do museu de artes decorativas portuguesas
Authors: Ferreira, Susana Cristina de Pina
Orientador: Neves, José Soares
Keywords: Museu de artes decorativas portuguesas
Museu
Museu virtual
Acervo online
Artes decorativas
Tecnologias de informação e comunicação
Internet
Públicos online dos museus
Museum
Virtual museum
Online collection
Decorative arts
Information and communication technologies
Museum’s online audience
Issue Date: 2014
Citation: FERREIRA, Susana Cristina de Pina - Museu virtual: plataforma online do acervo do museu de artes decorativas portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10034>.
Abstract: Ao longo das últimas décadas a definição de Museu veio a modificar-se numa tentativa de responder às necessidades da sociedade acompanhando a sua evolução e mudança. O aparecimento das novas tecnologias provocou mutações ao nível da sociedade e, consequentemente influenciou a forma de atuar dos museus. Nos últimos anos, existiu uma crescente adesão por parte das instituições museológicas às novas tecnologias de informação e comunicação, desde a produção do seu próprio site à criação de plataformas online com os respetivos acervos. Neste sentido, os museus passaram a utilizar fortemente suas as potencialidades, o que proporcionou o desenvolvimento de uma forte relação entre as instituições museológicas e o público. O presente trabalho consiste na apresentação do anteprojeto do projeto de criação de uma plataforma online do acervo do Museu de Artes Decorativas Portuguesas, denominada Museu Virtual. Aproveitando as potencialidades da Internet, este projeto, para além de dar um contributo para o museu otimizar a sua missão de museu-escola e concretizar os seus objetivos, permite que o mesmo cresça enquanto instituição ao serviço da comunidade, aproximando a sua coleção do seu público deixando a mesma de estar restringida ao espaço físico do museu. Neste trabalho é efetuado um diagnóstico e, posteriormente são delineadas estratégias que sustentam a ideia de implementação do projeto bem como definida uma linha estratégica de marketing para aproximar os visitantes online da plataforma desenvolvida. Espera-se que o desenvolvimento deste projeto proporcione ao Museu de Artes Decorativas uma maior projeção no contexto museológico bem como um aumento da investigação da sua coleção e maior proximidade com os públicos.
Throughout the last decades the definition of Museum has been changing in an attempt to answer the society’s needs following its evolution and its changes. The appearance of the new technologies provoked mutations in society and, consequently influenced the way museums act. Over the past years, there has been an increasing adherence from the museums to the new technologies of information and communication, from the production of their own website to the creation of online platforms with the respective collection. In this sense, museums started to use strongly their potential, which proportionated the development of a strong relation between the museums and the audience. The present work consists in the presentation of the project’s pre-project of creation of an online platform with the collection of “Museu de Artes Decoraticas Portuguesas”, called “Museu Virtual”. By taking advantage of the Internet’s potential, this project, apart from giving a contribute for the museum to optimize its mission of school-museum and fulfill its objectives, allows it to grow as an institution serving the community, making its collection closer to the audience leaving it unrestrained by the physical space of the museum. In this work it is made a diagnosis and, afterwards there are outlined strategies that sustain the idea of the implementation of the project as well as defined a marketing strategic line to bring the online visitors closer to the platform developed. It’s expected that the development of this project brings to “Museu de Artes Decorativas Portuguesas” greater projection in the museums context as well as increase to the investigation on its collection and bigger proximity with its audience.
Description: Trabalho de projeto
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10034
Thesis identifier: 201048957
Designation: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Trabalho de Projecto Susana Ferreira_Mestrado de Gestão e Es.pdf7.43 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.