Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10023
acessibilidade
Title: O serviço social no sistema educativo
Authors: Santos, Sara Margarida Catumba dos
Orientador: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Keywords: Aluno
Articulação
Educação
Escola TEIP
Família
Serviço social
Cooperation
Education
Family
Social work
Student
TEIP school
Issue Date: 2015
Citation: SANTOS, Sara Margarida Catumba dos - O serviço social no sistema educativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10023>.
Abstract: A presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.
A presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/10023
Thesis identifier: 201076640
Designation: Mestrado em Serviço Social
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Final Thesis SARA SANTOS.pdf631.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.