Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10023
Autoria: Santos, Sara Margarida Catumba dos
Orientação: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Data: 2015
Título próprio: O serviço social no sistema educativo
Referência bibliográfica: Santos, S. M. C. (2015). O serviço social no sistema educativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10023
Palavras-chave: Aluno -- Student
Articulação
Educação -- Education
Escola TEIP
Família
Serviço social -- Social work
Cooperação -- Cooperation
Family
TEIP school
Resumo: A presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.
A presente dissertação centra-se na prática do assistente social nos agrupamentos de escolas TEIPIII (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Procuramos através do processo investigativo identificar problemáticas associadas aos alunos sinalizados junto do assistente social na escola, analisar metodologias de intervenção do assistente social no contexto escolar junto do aluno, da escola, da família e da comunidade e tipificar a prática do assistente social no contexto escola. A investigação suportou-se numa metodologia qualitativa, com o objetivo de percebermos qual o trabalho realizado pelo assistente social nas escolas TEIPIII. No que respeita às técnicas de recolha e tratamento de dados, aplicamos a entrevista semiestruturada, a entrevista exploratória e análise documental e a análise de conteúdo. Através dos resultados verificámos que, o assistente social, na sua prática, numa escola/agrupamento TEIP se depara frequentemente com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar, carências económicas. Este articula com as famílias, outros profissionais e várias entidades com vista a resolução dos mesmos problemas bem como utiliza várias metodologias de intervenção, nomeadamente: o modelo sistémico, ecológico e ainda, a técnica de mediação.
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_sara_catumba_santos.pdf631,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.