Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10020
Autoria: Miranda, Carlos
Orientação: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 2015
Título próprio: Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica
Referência bibliográfica: Miranda, C. (2015). Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/10020
Palavras-chave: Sociologia -- Sociology
Globalização
Cinema -- Movie theater
Diversidade cultural -- Cultural diversity
Uniformização cultural
Globalization
Cultural diversity
Resumo: Em contexto de profunda globalização, o cinema permanece como uma das indústrias culturais mais apreciadas e lucrativas, com um alcance potencialmente mundial. Comporta e difunde representações, valores e significados que reforçam a importância da diversidade cultural nesta forma de expressão artística. A discussão teórica tem-se repartido essencialmente entre os autores que vêem na disseminação massificada dos produtos culturais uma ameaça de homogeneização e, pelo contrário, aqueles para quem a tendência de uniformização não coloca em causa a subsistência das culturas locais. No plano político-institucional, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela UNESCO, foi o culminar de uma longa disputa entre países defensores da absoluta liberalização do mercado e os que reivindicam a especificidade dos bens culturais e a implementação de medidas de regulação. Em termos empíricos o tema não se encontra suficientemente estudado, pelo que o objetivo deste trabalho consiste na análise extensiva e multidimensional da diversidade cultural no panorama cinematográfico à escala mundial a partir de estatísticas oficiais. A hipótese é a de que globalmente existe reduzida diversidade e forte concentração na produção, distribuição, exibição e consumo de cinema, sobretudo em função da predominância de títulos norte-americanos. Os resultados confirmam a hipótese enunciada, de forma menos vincada em contextos onde existe maior relevância e dinamismo do cinema nacional, e traduzem-se não só num conhecimento mais profundo do tópico como num barómetro que pode orientar futuras decisões político-culturais em relação ao cinema.
In a context of profound globalization, cinema remains one of the most popular and lucrative cultural industries, with a potentially global reach. Carries and spreads representations, values and meanings that reinforce the importance of cultural diversity regarding this form of artistic expression. Theoretical discussion is mainly divided between authors who consider mass dissemination of cultural products a threat of homogenization and, on the other hand, those for whom the trend of uniformity does not jeopardize the subsistence of local cultures. At the political-institutional level, UNESCO’s Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions was the culmination of a long dispute between countries promoting an absolute liberalization of the market and those claiming the specificity of cultural goods and the implementation of regulatory measures. Empirically, the subject is not sufficiently studied, so the aim of this work is to carry an extensive and multidimensional analysis of cultural diversity in worldwide film panorama working with official statistics. The hypothesis is that globally there is reduced diversity and strong concentration on production, distribution, exhibition and consumption of cinema, mainly due to the predominance of North American films. Results confirm the hypothesis stated, to a lesser extent in contexts in which there is greater relevance and dynamism of national cinema, and translate not only into a deeper understanding of the topic but also as a barometer that can guide political and cultural decisions in relation to cinema in the future.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carlos_miranda.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.