Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10013
Autoria: | Segurado, Teresa Amante, Maria João Marçal, Bruno Lopes, Susana |
Data: | Out-2015 |
Título próprio: | Recursos de informação numa IES: o repositório institucional |
Título do evento: | Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Ligar, Transformar, Criar Valor |
Palavras-chave: | Acesso livre ao conhecimento Repositórios Biblioteca universitária -- University library Recursos de informação |
Resumo: | Em Portugal, tal como noutros países, o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento materializou-se no aparecimento e consolidação de Repositórios Institucionais, Temáticos ou Híbridos e na publicação de revistas em Acesso Aberto. Em particular, os Repositórios constituíram-se como instrumentos destinados à preservação da memória científica das instituições, como ferramentas de apoio à visibilidade do trabalho desenvolvido pelos investigadores e das próprias instituições e, mais recentemente, como meios de monitorização e avaliação do desempenho de docentes e investigadores. O facto de crescentemente os Repositórios guardarem e facilitarem o acesso a volumes de informação consideráveis, cuja proveniência atesta, em grande medida, a sua qualidade, permite que encaremos os Repositórios como recursos de informação que devem ser utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES) e não só, a par de outros recursos de informação, nomeadamente os eletrónicos (caso das bases de dados comerciais). Contextos de crise e de restrições financeiras obrigam a uma análise muito ponderada dos custos envolvidos na manutenção dos Repositórios (infraestrutura tecnológica necessária à sua implementação e manutenção, procedimentos envolvidos no fornecimento de serviços de valor acrescentado, estratégias de preservação) motivo pelo qual a existência de informação relativamente ao nível de conhecimento e de utilização que deles têm os utilizadores das Bibliotecas constitui um imperativo. (Amante, p. 200) Com o objetivo de apurar o nível de conhecimento e de utilização do Repositório ISCTE-IUL enquanto recurso de informação, a par de outros recursos de informação existentes na Biblioteca, foi aplicado um inquérito por questionário a docentes, investigadores e estudantes dos vários ciclos de ensino. São os resultados obtidos da análise das respostas a este questionário que apresentamos nesta Comunicação. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1268-3620-1-PB.pdf | Comunicação | 862,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
ppt_bad_2015_evora.pdf | Apresentação | 1,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.