Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators

Perguntas frequentes

Aqui estão algumas respostas às perguntas mais frequentes acerca do Repositório ISCTE.

O que pode encontrar no Repositório?

No Repositório pode encontrar diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes das actividades de investigação desenvolvidas no ISCTE.

O Repositório reúne documentos de quase todas as áreas científicas existentes no ISCTE, ainda que actualmente predominem os das comunidades que já se constituíram, nomeadamente nos domínios das ciências sociais e das tecnologias da informação.

Para além dos resultados da investigação desenvolvida no ISCTE e centros de investigação associados, incluindo artigos em publicações periódicas, working papers, pré-publicações, relatórios técnicos, artigos em actas de conferências e conjuntos de dados em vários formatos, prevê-se que a médio prazo venha a encontrar também material didáctico (e.g., apresentações, vídeos de aulas, sebentas e manuais de laboratório) e documentação oficial interna ao ISCTE de utilidade geral para os membros da comunidade (e.g., regulamentos, despachos e ofícios).

Recordamos que o Repositório está a crescer constantemente, com novos documentos depositados regularmente, e previsivelmente novas comunidades aderentes. Caso não encontre o que pretende pode ainda consultar o catálogo bibliográfico da Biblioteca do ISCTE.

Como depositar no Repositório?

O depósito de documentos deve ser realizado através da comunidade (unidade orgânica) a que pertence.

Excepcionalmente, para os autores que estejam enquadrados em unidades que não se constituíram em comunidades no Repositório, poderão ser depositados documentos nas colecções da Direcção de Serviços de Biblioteca e Documentação do ISCTE. Para o efeito, deve contactar-nos.

O processo de depósito passa pelo preenchimento de um formulário de metadados acerca do documento a depositar e pelo carregamento de arquivo(s) (ficheiros) a ele correspondentes. Cada comunidade estabelece a sua própria política de depósito. O depósito pode ser iniciado a partir da página O Meu Espaço ou da página de uma colecções de que for depositante.

É autor de uma tese de doutoramento ou dissertação de mestrado do ISCTE?

Se é autor de uma tese aprovada pelo ISCTE, tem a oportunidade de a depositar no Repositório. Comprometemo-nos a preservá-la e a divulgá-la, de acordo com a sua vontade.

Como proceder?

Se a Tese já foi defendida:

Deverá contactar a Comunidade (Departamento) responsável pelo Mestrado ou Doutoramento, onde deverá entregar a versão digital da tese (.pdf), juntamente com a Declaração devidamente preenchida e assinada.

Se a Tese ainda não foi defendida:

Deverá entregar a versão digital da tese (.pdf) nos Serviços Académicos quando fizer a entrega dos exemplares em papel para marcação do júri. Nessa altura deverá também entregar a Declaração devidamente preenchida e assinada.

Se não tem uma versão digital da sua tese:

Não tem uma versão digital da sua tese? No caso de não possuir uma versão digital da sua tese ou dissertação, mas pretender que ela integre a colecção de teses digitais do ISCTE, a Direcção de Serviços de Biblioteca e Documentação poderá digitalizar a sua tese, a partir de uma cópia que nos fornecer, ou do exemplar em papel que deveremos possuir na nossa biblioteca. Neste caso, contacte-nos, através do endereço repositorio@iscte.pt.