
Media Freedom and Right to Information in Africa
© 2015 Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Vinte anos de uma imprensa em declínio

Ana Margoso

Jornal Agora 
Rua Damião de Góis nº 81, Alvalade, Luanda, Angola  

anamargoso@hotmail.com

mailto:anamargoso@hotmail.com


126 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

Há vinte anos, e numa altura em que Angola estava mergulhada numa vio-
lenta guerra civil, sempre havia mais liberdade, e menos pressão sobre os ombros 
dos jornalistas, do que nos dias que correm.

Quando me chegou o convite para escrever umas linhas sobre o actual estado 
da imprensa em Angola, apesar de me ter atrasado na entrega do texto, confesso 
que não pensei duas vezes. Foi também uma oportunidade de contar aquilo que, 
em minha opinião, se traduz na realidade da comunicação social angolana, na ac-
tualidade. Não pretendo ser, de forma nenhuma, a dona da verdade, mas apenas 
dar a minha contribuição acerca do que penso estar a ser o trajecto da imprensa 
angolana nos últimos vinte anos.

A imprensa pública

Com a chegada da paz e ausência daquela que era, até então, a maior preocu-
pação da governação angolana, a guerra, o regime descobriu que, na nova era, 
é importante acompanhar mais de perto o desenvolvimento da imprensa, não 
só da pública, mas principalmente da privada. Nos dias que correm não é fácil 
ser-se jornalista em Angola. Desconfio mesmo que não seja um curso que gran-
de parte das pessoas queira fazer, não só pela remuneração geralmente baixa, 
principalmente nos órgãos privados, mas também devido aos riscos que se corre 
nessa profissão em Angola. As liberdades dos homens das canetas são coarctadas  
antes que se tornem, de facto, o quarto poder.

E todos os meios são usados nesta empreitada, desde intimidação, assassi-
natos, raptos, compras de jornais, impedimentos no acesso ao crédito e falta de 
gráficas.  E isto para não falar na importação da mão-de-obra estrangeira, que é 
quem hoje tende a dominar os jornais.

A primeira vítima foi a imprensa pública em que, desde sempre, estiveram 
nas direcções figuras ligadas ao partido que governa e ao seu presidente. Mais 
do que isso, foram colocados nas redacções uma espécie de vigias com a tarefa de 
controlar tudo e todos e de escrever violentos editoriais contra uns e maquilhar a 
realidade dos factos a favor de outros.

Há quem defenda mesmo que, por detrás do actual ministro da Comunicação 
Social, José Luís de Matos, exista na realidade um ministro sombra, próximo do 
Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que tem a real responsabi-
lidade de controlar tudo aquilo que sai na imprensa pública, através dos seus 
“olheiros” ou “pontas-de-lança” que estão espalhados pelas redacções.



127Ana Margoso

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

A provar as minhas palavras, desafio quem quiser a folhear a publicação ago-
ra dirigida por José Ribeiro e a fazer o mesmo exercício, recuando uns 15 anos. 

No Jornal de Angola do presente, os jornalistas são policiados, censurados, e até 
despedidos, por terem uma opinião contrária à da situação.

Joaquim Cabanje que era, até há bem pouco tempo, jornalista do diário JA e 
tinha uma página bastante activa no facebook, acabou despedido por se apresentar 
como uma figura anti-regime.

Um outro jornalista da mesma casa terá sido chamado à administração do 
diário por expressar posições bastantes críticas quanto ao regime na sua página 
de facebook, situação que funcionou como uma espécie de cartão vermelho.

“Na redacção do Jornal de Angola, Artur Queirós é o homem que manda, é 
o homem que tem a função de controlar tudo o que sai, ou não, nas edições do 
diário”, diz um profissional desta casa.

Há 12 anos, quando Angola alcançou finalmente a paz, no que à liberdade de 
expressão diz respeito estava bem melhor do que se encontra hoje. Ao comparar 
o conteúdo de uma edição dos dias que correm do oficial JA com uma edição de 
1992, chega-se, claramente, à triste conclusão de que houve um retrocesso no país 
neste capítulo, a todos os níveis.

Não há espaço para mais ninguém na imprensa pública a não ser o MPLA, o 
partido que governa Angola desde 1975.

Só para dar um exemplo, o líder do maior partido angolano na oposição, 
Isaías Samakuva, presidente da UNITA, não é convidado a falar para os ecrãs da 
Televisão Pública de Angola (TPA) há mais de dez anos. Isso para não falar da 
própria Rádio Nacional de Angola (RNA), onde os debates são feitos por pessoas 
da mesma corrente de pensamento, o que dificilmente pode-se considerar um 
debate, principalmente quando todos os intervenientes alinham pelo mesmo dia-
pasão.

Fico aqui a pensar com os meus botões, o que seria da América se, com a che-
gada dos Democratas ao poder, aos Republicanos fosse retirado o acesso aos me-
dia públicos. Seria certamente um escândalo nacional para os norte-americanos. 

A Agência de informação Angolapress, vulgarmente conhecida por ANGOP, é 
dos órgãos considerados públicos aquele que mais se tem esforçado em matéria 
de pluralidade, isenção e parcialidade. Isto embora aqui também, escasseie infor-
mação sobre a oposição angolana, ou mesmo de organizações da sociedade civil 
com pronunciamentos opostos ao partido no poder ou ao seu presidente.

Nestes órgãos, que são públicos, raramente se ouve uma voz contrária à do 
partido da situação, ou seja, o MPLA.



128 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

O péssimo trabalho da imprensa pública nas eleições de 
2012

Por altura das eleições gerais que decorreram em 2012, ganhas pelo MPLA, o 

que aconteceu nos órgãos públicos mostrou que, em Angola, a imprensa pública 

está amordaçada e ao serviço de um só patrão. Durante a campanha eleitoral, a 

TPA tinha no seu telejornal um grupo de analistas, grande parte deles professo-

res universitários, escolhidos a dedo, que nada mais fazia do que atirar pedras à 

oposição.

As manchetes e os editoriais da RNA eram todos a favor de um único partido, 

com muita desinformação à mistura.

Fernando Macedo, docente universitário, classificou a situação, um artigo pu-

blicado na imprensa angolana, como “eleições autoritárias”.

“As eleições em curso são autoritárias, porque direitos fundamentais conti-

nuam a ser violados”, disse na altura o académico universitário.

Nesta altura, esses órgãos davam-se, inclusive, ao luxo de manipular as in-

formações que vinham dos partidos na oposição ou ainda, de desrespeitar a lei 

eleitoral, referente ao tempo de antena a que cada um dos partidos tinha direito 

por lei.

Recentemente, o próprio Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS), 

um órgão independente que tem como objectivo assegurar a objectividade e a 

isenção da informação em Angola, bem como salvaguardar a liberdade de ex-

pressão e de pensamento na imprensa, chamou atenção dos órgãos públicos para 

este facto.

“O Conselho entende que o tratamento da informação sobre os partidos po-

líticos fora dos espaços noticiosos e sem critério jornalístico, deve obedecer ao 

espírito da igualdade de direitos conforme ele está estabelecido no artigo 17º da 

Constituição da República de Angola (CRA-2010), onde se exige, nomeadamente, 

que a imprensa pública conceda um tratamento imparcial a todas as formações 

partidária”, dizia a deliberação do CNCS, publicada no dia 02 de Maio de 2014.

Este mesmo órgão apelou aos media estatais para que tivessem em atenção 

a importância de “balizar a utilização dos espaços mediáticos para efeitos de 

marketing institucional, quando solicitados pelos partidos políticos, de modos 

a evitarem-se critérios duplos na avaliação de cada caso”, dizia o comunicado.



129Ana Margoso

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

Concentração da informação

Relativamente aos avanços e retrocessos da nossa imprensa, é facto hoje que 
grande parte dos órgãos, sejam eles privados ou públicos, estão concentrados 
em Luanda. As províncias, mesmo aquelas que registam algum crescimento do 
ponto de vista económico, ou que têm uma sociedade civil bastante activa, não 
possuem um único jornal ou TV de iniciativa local.

Recentemente, numa viagem realizada à província de Benguela, no âmbito da 
expansão do Instituto de Comunicação Social da África (MISA – Angola) pelas 
províncias do interior, em conversa com jornalistas locais, uma das principais 
preocupações por eles apresentada era a falta de meios de comunicação locais. 
Isto é acentuado, também, pelo facto de na região Centro-Sul de Angola, onde na 
era colonial existia uma das maiores gráficas do país, hoje não existir nenhuma. 
Tal dificultou gravemente o trabalho dos jornais outrora existentes, que, com o 
tempo, não resistiram aos altos preços da impressão do jornal fora da provín-
cia, bem como à falta de investimentos ou de acesso ao crédito, acabando por 
sucumbir às dificuldades do mercado, tal como aconteceu com o jornal Kesongo, 
do jornalista Ramiro Aleixo, e o ChelaPress, de Francisco Rasgado, que circulava 
entre as províncias de Benguela e Huíla.

Sobre a TV, os jornalistas daquela província defendiam que uma notícia local, 
apresentada no telejornal da televisão pública, sedeada em Luanda, não tinha o 
mesmo impacto.

É de salientar que a rádio, apesar de todas as dificuldades impostas pelo 
Instituto Nacional das Comunicações (INACOM) para a criação de rádios, em 
particular comunitárias, é o órgão de imprensa que mais longe chega.

Em Angola, embora haja quem pretenda mostrar o contrário, não existem rá-
dios comunitárias, que teriam um papel fundamental na própria educação da 
população, também por falta de legislação, como garante Teixeira Cândido do 
Sindicato dos Jornalistas Angolano (SJA).

“Há, por exemplo, a necessidade de termos rádios comunitárias. Isso pres-
supõe existência de legislação, e como não existe fica tudo muito difícil”, diz o 
sindicalista.

O que existe, e sob alçada do Ministério da Comunicação Social, são “repeti-
dores”, como alguém os chamou um dia, da RNA, espalhados pelos vários mu-
nicípios de Luanda, a capital do país. Não há, ainda, nenhuma rádio comunitária 
de facto a trabalhar em Angola.

Como podem constatar, nos dois exemplos acima referenciados, um dos gran-
des problemas dos órgãos de imprensa privados, em Angola, é exactamente a 



130 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

falta de verbas para o seu bom funcionamento, isso tanto em Luanda como no 
interior, pois não há empresários interessados em investir nos media, muito me-
nos bancos dispostos a dar crédito a quem investe nesta área. 

Em entrevista concedida à Voz da América, no programa “Angola fala só”, 
Luísa Rogério, Secretária-geral do SJ, foi peremptória em afirmar que a liberdade 
de imprensa em Angola corre a duas velocidades, pelo facto de, segundo esta, “as 
províncias estarem reduzidas a uma única informação”.

O regime angolano sabe disso, daí todos ou quase todos os órgãos de comu-
nicação social existentes em Angola estarem nas mãos de pessoas do poder, ou 
próximas dele.

Luísa Rogério fala em avanços, em outra entrevista concedida ao jornal Agora, 
quando se refere ao surgimento de mais órgãos de imprensa no país, o que é um 
facto.

“Há mais meios de comunicação social, o que contribui para o pluralismo”, 
responde a responsável máxima do SJA, ao jornalista Mário Paiva, para mais à 
frente avançar que “há maior concentração de meios”.

Apesar da lei de imprensa proibir monopólios, a verdade é que, actualmente, 
no nosso país existem grupos fortes que controlam mais de um único órgão de 
imprensa, tal como acontece com o grupo Score Media, que controla o jornal 
económico Expansão, o generalista Novo Jornal e o semanário Agora. E o Media 
Nova, que possui um jornal (O País), o Semanário Económico, uma revista (Exame), 
uma rádio (Rádio Mais) e uma TV (TvZimbo), para além de uma distribuidora 
a (Media Nova) e de uma empresa (Socijornal), propriedade de generais ligados 
à presidência da República e ao próprio Presidente angolano, José Eduardo dos 
Santos, que alguns defendem ser o principal accionista do grupo.

A Rádio Mais, com pouco mais de cinco anos no mercado, já conseguiu ex-
pandir-se pelas várias províncias do país, ao contrário do que acontece com a 
rádio católica, que espera há anos por uma autorização por parte das autoridades 
para difundir para todo o país.

Para além destes órgãos, a vantagem do grupo Media Nova, que imprime o 
jornal O País e a revista Exame, é possuir a gráfica DAMMER, localizada na zona 
do Talatona, que para além de jornais, também faz impressão de livros.

Depois do grande boom que viveu a imprensa nacional, com destaque para 
os jornais privados e mesmo as rádios, como a rádio Eclésia (RE), propriedade 
da Igreja Católica, que tem como uma das metas a atingir levar a informação a 
todos os cantos do país, a verdade é que esta pretensão não tem passado disto 
mesmo. Isto porque o governo não autorizou até à altura que esta se propagasse 



131Ana Margoso

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

para todo o território nacional, provocando desta forma um mal-estar dentro da 
própria igreja.

O certo é que o regime rapidamente se apercebeu da abrangência que esta 
rádio estava a alcançar ao nível de Luanda e de que poderia causar algumas 
mudanças em termos de mentalidade da própria população. Para o padre Pio 
Wacussanga, uma voz que vem do sul, a não autorização por parte das autorida-
des da expansão do sinal está a causar danos avultados à igreja.

“Isto nos prejudica imenso porque os que ajudaram a adquirir os equipamen-
tos para a Rádio Eclésia contribuíram com o seu dinheiro, e são essas mamães 
da igreja, da Legenda Maria do Apostolado Oração, que fizeram as suas colec-
tas e ajudaram a comprar os equipamentos dos estúdios da Rádio Eclésia, nas 
Dioceses”.

“Agora, o material está a deteriorar-se exactamente por causa desse marasmo. 
Dentro da igreja há uns que acham que RE é uma ferramenta fundamental na 
área dos audiovisuais para se desencadear a envangelização, e há outros que 
acham que a RE arrancou na quarta mudança, e tendo arrancado em quarta pode 
correr o risco de ir para lá do seu objecto”, explica o religioso.

Os católicos acabaram por ver o seu sonho, de expandirem a sua voz por to-
das as 18 províncias do país, ser adiado sine die e muitos dos seus quadros saíram 
para órgãos públicos onde, segundo se disse na altura, antes de 2008, estavam a 
pagar os melhores salários.

A justificativa das autoridades para a não expansão do sinal da RE, é que a lei 
não permite que as rádios emitam por ondas curtas.

Compra dos jornais

Quanto aos jornais, que já eram considerados por alguns como “oposição” ao 
regime, pelas manchetes bombásticas que traziam quase todos os finais de sema-
na, a verdade é que, depois de 2008, o regime, de forma inteligente, passou para 
a ofensiva e comprou os melhores títulos da imprensa angolana, com destaque 
para o Semanário Angolense, de Graça Campos e Silva Candembo, isso em 2010. 

Fontes garantiram, na altura, que o SA teria sido comprado por milhares de 
dólares a uma empresa até então desconhecida no mercado angolano, a MEDIA 
INVEST, que, segundo se disse, é pertença de um dos filhos do ministro da Casa 
Civil da Presidência da República, General Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, co-
nhecido apenas por “Bochecha”.

Ainda segundo as mesmas fontes, uma das cláusulas que constava do con-
trato de compra e venda é que os dois articulistas ficavam impedidos, a partir 



132 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

daquela altura, de abrir qualquer órgão de imprensa num período de cinco anos, 
informação confirmada mais tarde pelo próprio Graça Campos, numa entrevista 
concedida ao jornal O País.

A seguir deu-se a compra do semanário A Capital, um dos mais fortes na crí-
tica social, que possuía uma equipa bastante jovem e aguerrida, onde se des-
tacavam nomes de redactores, como o seu director-geral, Tandala Francisco, e 
do então sub-director, José dos Santos, que assumiu recentemente o cargo de 
director-geral, em substituição de Tandala Francisco, que foi trabalhar para o 
Ministério da Administração do Território.

A saga continua e o semanário Agora, de Aguiar dos Santos, era também dos 
jornais a adquirir.

Contactos são feitos com o então director deste semanário, para a compra do 
título. Grande parte dos sócios é a favor da venda do jornal mas Aguiar resiste, 
inicialmente, a todas as propostas de compra. No entanto, a verdade é que, tal 
como na maioria das publicações, a situação financeira não era das melhores, e 
mesmo os recursos humanos começavam a pesar, e a débil saúde do jornalista 
faz com que os outros sócios equacionem a possibilidade de venda do semanário. 
Aguiar dos Santos, um dos ícones do jornalismo angolano, que resistiu até ao 
último momento, acaba por falecer, numa altura em que já circulavam nas redac-
ções boatos sobre a venda do jornal.

A venda concretiza-se e a Score Media passa a ser a nova proprietária do 
jornal.

Com a compra do Agora, apenas sobra o Folha 8, do jornalista Willian Tonet.
Willian está há tempo suficiente para saber o que se estava a passar, já tendo 

havido, aliás, uma altura que era bastante próximo aos corredores do poder, o 
que lhe dará sempre vantagem. O proprietário da empresa Mundo Vídeo não 
aceita vender o jornal, mas vai vivendo aos trambolhões com os problemas ha-
bituais.

O novo rosto de uma imprensa mais amistosa

Enquanto decorria o processo de compra de jornais, dois grandes jornais eram 
lançados no mercado, antes das eleições de 2008, nomeadamente o Novo Jornal, 
dirigido por dois conhecidos jornalistas angolanos, Victor Silva e Gustavo Costa, 
tendo como chefe de redacção António Freitas, e o jornal O País, dirigido pelo 
então director do Jornal de Angola, Luís Fernando, formado em Cuba.

Essas duas publicações marcam uma nova era de fazer jornalismo em Angola. 
Se, por um lado, os primeiros jornais privados que surgiram em Angola estavam 



133Ana Margoso

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

mais virados para a denúncia de escândalos da governação, como a corrupção e 
a má governação, esses surgem com um pendor mais didáctico. Mas, ao longo 
do tempo percebem que não se pode fechar os olhos aos males da governação. 
Em 2009, quando o MPLA completou um ano de governação, após as eleições 
de 2008, o Novo Jornal escreveu na sua capa: “Um de governação, marcado por 
decepção”.

Os accionistas do grupo não ficam satisfeitos com a manchete, e por isso o 
jornal sofre represálias, com atrasos salariais consecutivos. Após essa afronta ao 
poder, o NJ, que era dos melhores projectos jornalísticos que existia, com uma 
direcção de luxo, sofre o primeiro golpe, com a saída de António Freitas, que 
aceita o convite para assumir a posição de director de comunicação e Imagem 
da Endiama, EP, uma das mais importantes empresas estatais angolana, a par da 
Sonangol, embora esta esteja ligada à área dos diamantes.

Victor Silva é o próximo a abandonar o barco. Não se sabendo ao certo se 
por iniciativa própria, se por vontade dos accionistas. No seu lugar é colocado 
Gustavo Costa, até então adjunto. A sua passagem pelo jornal é rápida, pouco 
tempo depois é comunicada à redacção a entrada de novos proprietários que, 
consigo, trazem uma direcção composta por profissionais portugueses.

O jornal O País, hoje dirigido por José Kaliengue, parece não viver a mesma 
turbulência que o seu congénere. 

Recuos numa imprensa cada vez mais pobre e sem rumo

Há quem defenda mesmo que há mais de vinte anos, no auge do monopar-
tidarismo, os jornalistas de Luanda gozavam de mais liberdade do que nos dias 
que correm.

Dificuldades de ordem financeira, e de recursos humanos, um mercado não 
habituado à leitura e, pior ainda, a falta de gráficas, e isso no início do século XXI 
(2000), começam a “asfixiar” um bebé ainda prematuro, mas que não se deixa 
cair, pois a força de vontade dos seus proprietários é maior do que toda a adver-
sidade que vai surgindo ao longo da caminhada.

São profissionais de imprensa, gostam do que fazem, têm o bichinho no san-
gue, como soa-se dizer e a afronta ao poder parece ser umas das suas especiali-
dades.

Com o fim do monopartidarismo, e com o advento da paz, profissionais vin-
dos de escolas comunistas, como Cuba e Jugoslávia de Broz Tito, lideram o nas-
cimento da imprensa privada angolana.



134 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

O Correio da Semana é a primeira experiência, surgida em 1992, tão logo o país 
se abre para o multipartidarismo, e tem entre os seus profissionais nomes como 
Reginaldo Silva, João Melo, entre outros, que experimentam e dão a provar uma 
nova forma de fazer jornalismo.

Logo depois, Ricardo de Mello surge com um novo tipo de jornalismo, nunca 
visto antes em Angola. Mais frontal, mais arrojado. Mas, com o reinício da guer-
ra, entre 1994-1995, Ricardo coloca a sua cabeça a prémio, tudo pela crença em 
um jornalismo ao serviço da verdade. O profissional frequenta as embaixadas 
estrangeiras acreditadas em Luanda, possui fontes credíveis, e, embora os avisos 
do perigo que a sua vida corria também lhe chegassem com alguma frequência, 
ele prefere ignorar.

Para abrir um jornal e fazer denúncias como as que trazia o Imparcial Fax, 
numa altura como aquela, era preciso mais do que um acto de coragem.

Neste período a que me refiro, Ricardo Mello já denunciava casos de corrupção, 
envolvendo figuras ligadas à própria presidência da República, bem como a fa-
miliares próximos do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, como por 
exemplo, a sua esposa, Ana Paula dos Santos, a primeira-dama do país.

Embora fosse um período em que a imprensa angolana respirava com algum 
alívio, apesar de pouco tempo de multipartidarismo, que permitia então a exis-
tência de jornais privados, assim como de partidos políticos, a verdade é que 
foi exactamente neste período, que, em menos de dois anos, dois jornalistas são 
assassinados em Luanda, sem que, até hoje, a polícia tenha esclarecido os dois 
casos.

Depois do director do semanário Imparcial Fax, morto no segundo andar do 
seu prédio, por desconhecidos, foi a vez de Simão Roberto, do Jornal de Angola. 

Simão Roberto era jornalista sénior do diário angolano, redactor de matérias 
sobre política, assassinado quando regressava da cobertura de uma reunião do 
Conselho de Ministros, na zona do Rocha Pinto, em Luanda, quando foi intercep-
tado por um desconhecido, tendo encontrado a morte no local.

Tanto um como outro caso nunca foram esclarecidos pela polícia, nem sequer 
mereceram uma mão dura por parte das autoridades.

Mais tarde, isso no início do século XXI, com apoios vindos, na sua maioria, 
das embaixadas estrangeiras sedeadas em Luanda, com destaque para a embai-
xada americana que muitas vezes ajudou a financiar o papel para a produção 
dos jornais privados, jornalistas de várias vertentes resolveram juntar-se numa 
associação, no sentido de combater os problemas de ordem financeira que amea-
çavam o bom funcionamento dos órgãos.



135Ana Margoso

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

A Associação da Imprensa Privada em Angola (AIPA) nasce com a finalidade 
de organizar e ajudar a combater os problemas que a imprensa privada tinha em 
Angola, tal como a falta de papel, a pressão política, o financiamento, a formação 
de pessoal, enfim, uma série de problemas. A verdade é que, apesar de ter sido 
uma boa iniciativa de Aguiar dos Santos e António Pinto, a actividade da associa-
ção nos dias de hoje é quase nula. 

Morte em anos de paz

Alberto Chakusanga, jornalista da Rádio Despertar, onde apresentava um 
programa na língua nacional Umbundu, da região centro-sul do país, foi assassi-
nado em sua casa, por elementos desconhecidos.

Na altura, colegas da vítima afirmaram ao Comité de Protecção de Jornalistas, 
que a única coisa que faltava da casa de Chakussanga era uma botija de gás, o que 
atira por terra a teoria de assalto. A sua morte, tal como a de Ricardo de Mello e 
de Simão Roberto, nunca foi esclarecida até ao momento.

O assassinato de Alberto Chakusanga surge 13 anos após a morte de Simão 
Roberto, numa altura em que o país parece, aos olhos do mundo, viver numa 
democracia de facto, onde os direitos dos cidadãos e dos profissionais são respei-
tados, e no ano em que se aprovou a constituição da República de Angola.

O estranho sumiço da jornalista guineense

Milocas Pereira é uma jornalista, docente universitária e guineense que esco-
lheu Angola para viver. A jornalista foi vista pela última vez em Julho de 2012, 
sem que no entanto, a polícia angolana consiga dar explicações palpáveis do que 
possa ter acontecido com a profissional.

A jornalista terá sido agredida por desconhecidos faz este mês um ano, an-
tes de ter informado alguns amigos e parentes de que iria abandonar Angola 
por tempo indeterminado. Fontes terão visto o carro da jornalista a circular em 
Luanda, com um desconhecido.

Milocas Pereira foi dos rostos que se opôs a uma intervenção de tropas ango-
lanas na Guiné Bissau, a MISSANG, não poupando críticas às autoridades ango-
lanas.

A Rádio França Internacional (RFI) publicou na semana passada uma notícia 
que dava conta da morte da jornalista e de um outro guineense.

“Dois dos quatro cidadãos guineenses, que estão desaparecidos há meses em 
Angola, foram encontrados mortos numa esquadra da polícia de Luanda”, dizia 



136 Vinte anos de uma imprensa em declínio

E-Book’IS • Media Freedom and Right to Information in Africa • 2015

a matéria assinada por Avelino Miguel, correspondente deste órgão no nosso 
país.

Entretanto, o MISA-Angola emitiu um comunicado, no dia da liberdade de 
imprensa, onde pede um esclarecimento, por parte das autoridades angolanas, 
sobre o desaparecimento misterioso da jornalista guineense em Junho do ano 
passado.

Regulamentação da lei de imprensa pendurada desde 2006

A lei de imprensa, lei nº 7/06, aprovada a 15 de Maio, que deveria ser regula-
mentada num prazo de 90 dias, aguarda há sete anos para ser regulamentada, tal 
como diz Luísa Rogério ao jornal Agora.

A comunicadora afirma desconhecer as razões que estão na base desta demo-
ra e aponta o dedo acusador também aos partidos da oposição.

“Os partidos da oposição também têm responsabilidades, porque compete-
-lhes fazer maior pressão e colocarem na mesa o dossier comunicação social”.

A lei de imprensa é o diploma que terá a missão de estabelecer metas gerais, 
que devem enquadrar a actvidade da comunicação social.

Teixeira Cândido afirmou recentemente à imprensa que a regulamentação da 
lei de imprensa iria permitir, entre outros aspectos, o surgimento de mais órgãos 
de imprensa em Angola.

O jornalista do jornal O País, que faz parte da direcção do Sindicato, afirma 
que a regulamentação iria também permitir que zonas mais distantes do país 
tivessem a possibilidade de ter pluralidade de informação.

Quanto ao discurso oficial, como podem imaginar, considera que a comunica-
ção social em Angola está no bom caminho e se recomenda.


