
 

Ler História 

74 | 2019

Judeus portugueses na Europa e nas Caraíbas,
séculos XVII-XVIII

Os jornais diários de Luanda em vésperas da
guerra colonial
The Daily Newspapers of Luanda on the Eve of the Colonial War

Les quotidiens de Luanda à la veille de la guerre coloniale

João Manuel Rocha

Edição electrónica
URL: http://journals.openedition.org/lerhistoria/4898
DOI: 10.4000/lerhistoria.4898
ISSN: 2183-7791

Editora
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Edição impressa
Data de publição: 3 Julho 2019
Paginação: 213-238
ISSN: 0870-6182
 

Refêrencia eletrónica 
João Manuel Rocha, « Os jornais diários de Luanda em vésperas da guerra colonial », Ler História

[Online], 74 | 2019, posto online no dia 25 junho 2019, consultado no dia 07 julho 2019. URL : http://
journals.openedition.org/lerhistoria/4898  ; DOI : 10.4000/lerhistoria.4898 

Ler História está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0
Internacional.



Ler História | 74 | 2019 | pp. 213-238

213

OS JORNAIS DIÁRIOS DE LUANDA EM VÉSPERAS DA GUERRA COLONIAL

João Manuel Rocha

ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Escola Superior de Comunicação Social 
(IPL), Portugal
jrocha@escs.ipl.pt

Os estudos sobre a imprensa jornalística colonial portuguesa são escassos. Com este 
artigo propõe-se um contributo para a caracterização da imprensa diária de Angola, em 
vésperas da guerra colonial, traça-se um perfil dos quatro jornais que se publicavam em 
1960 e procuram-se nas opções jornalísticas padrões e singularidades no seu posicio-
namento editorial – um exercício importante num regime autoritário, sem liberdade de 
imprensa. Uma das conclusões aponta para a ausência de sinais de luso-tropicalismo.

Palavras-chave: imprensa, jornalismo, colonialismo, Portugal, Angola.

Abstract (EN) at the end of the article. Résumé (FR) en fin d’article.

Já sopravam os ventos de mudança em África, embora Portugal 
vivesse em negação quanto ao futuro das suas “províncias ultramarinas”, 
então a designação oficial para colónias, quando António Maria Zorro, 
jornalista adepto do regime, traçou um panorama pouco entusiasmante do 
jornalismo em Angola. Regressado a Lisboa depois de alguns meses como 
chefe de redacção do Diário de Luanda, escreveu, numa carta enviada ao 
Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), em Março de 1957, que, a par 
de “alguns bons profissionais” e “autênticas vocações entre a geração mais 
nova”, havia quem tivesse “entrado para o jornalismo como poderia ter 
entrado para qualquer ramo de comércio”.1 São “frequentes”, acrescentou, 
“casos de simples angariadores de publicidade, quase analfabetos, que se 
intitulam jornalistas e como tal são aceites, com grave prejuízo para a 
classe”. Na avaliação de Zorro, o jornalismo angolano carecia “tanto do 
desenvolvimento das suas reais virtualidades como de uma depuração do 
que ainda contém [continha] de nocivo ao prestígio da classe e à ética 
profissional”. 

1 Arquivo do Sindicato dos Jornalistas. Correspondência com as províncias ultramarinas. Carta de A. M. 
Zorro ao presidente do sindicato, 27-3-1957.



214

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

Passadas mais de três décadas sobre o lançamento, em 1923, d’A Província 
de Angola,2 marco inicial do jornalismo  profissional na colónia (Lopo 1964, 
23-24), António Maria Zorro contou nos três diários que se publicavam em 
Luanda 15 elementos – 12 redactores e respectivos chefes de redacção – com 
condições para serem incluídos no “quadro do jornalismo profissional portu-
guês”: oito no Diário de Luanda, quatro n’A Província e três n’O Comércio.3 

  Na metrópole eram 321 em 1955 e 347 em 1960 (Sobreira 2003, 27). 
Na rádio, a situação  angolana não era muito diferente da verificada na 
imprensa, de acordo com uma descrição feita em 1960 por Ferreira da 
Costa, chefe de redacção d’ O Comércio. “As carências da técnica unem-se às 
da produção”, escreveu, sublinhando também a “espantosa falta de cultura 
geral que caracteriza[va] a maioria dos colaboradores”.4

Os censos de 1960 confirmaram a crescente chegada de brancos da metró-
pole: ultrapassavam então os 172 mil, contra menos de 79 mil dez anos antes, e 
incluíam mais de 50 mil nascidos em Angola. Os mestiços e os negros assimilados5 

rondavam, em ambos os casos, 53 mil pessoas, o que somava uma população 
considerada civilizada inferior a 280 mil pessoas num total de 4,8 milhões.6 

 Ora, o número de civilizados não era sequer o do universo total de potenciais 
leitores porque o analfabetismo era elevado entre os brancos. Em meados da 
década de 1950, o número de angolanos que viviam em condições próximas 
da escravatura andaria pelos 300 mil (Birmingham 2015, 69). O trabalho 
forçado só seria abolido formalmente já com a guerra em curso. A baixa 
densidade populacional, as dificuldades de distribuição de jornais num tão 
vasto território, mas, principalmente, o analfabetismo, que em 1958 afectava 
96,97% da população (Ferreira 1977, 79), limitavam a penetração dos jornais. 
Em 1966, a percentagem de alfabetizados foi estimada em 12 a 13%, sendo 
que entre os habitantes de origem europeia os que sabiam ler eram 60% 
e entre os africanos 10% (Herrick et al. 1967, 122). No mesmo ano, três 
quartos dos habitantes continuavam totalmente dependentes da informação 
oral no que respeita a comunicação e a notícias (Ferreira 1977, 241). 

Partindo do entendimento de que a investigação em ciências sociais 
não se limita a um único método, antes mobiliza diferentes instrumentos 
heurísticos, este artigo – que esboça uma caracterização dos quatro diários 
que se publicavam em Angola em vésperas da guerra colonial, porque aos três 

2 Doravante, poderá ser também designado como “o” Província.
3 Carta de A. M. Zorro, já citada.
4 Arquivo Histórico Diplomático (AHD), Correspondência de Cruz Leal com Adriano Moreira e o jornalista 

Ferreira da Costa (Angola). PT/AHD/MU/GNP/RNP/0280/04214.
5 Com instrução escolar e adesão a valores europeus. Os restantes negros eram “indígenas”.
6 Dados do recenseamento de 1960 recolhidos em Pimenta (2016).



Ler História | 74 | 2019

215

mencionados juntou-se, em 1958, o ABC – Diário de Angola – apresenta o 
resultado de uma combinação da leitura das edições publicadas em Agosto 
de 1960 inspirada na análise de conteúdo qualitativa e na análise crítica 
do discurso, com pesquisas no arquivo do Sindicato dos Jornalistas (SJ).7 

Foi também consultada documentação do Arquivo Histórico Diplomático 
(AHD) e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A aplicação dos prin-
cípios da análise de conteúdo permitiu uma segmentação do noticiário das 
primeiras páginas consoante a temática. Beneficiando de ensinamentos da 
análise crítica do discurso, designadamente das suas virtualidades na desco-
berta de construções ideológicas nos discursos dos media, exploradas, entre 
outros, por Van Dijk (2008), foi depois ensaiada uma reclassificação das 
notícias em categorias que permitisse evidenciar essa dimensão. Comple-
mentarmente, recorreu-se a entrevistas semi-directivas a dois jornalistas que 
trabalhavam à época em Luanda, tendo presente que as memórias “podem 
ser influenciadas pela situação em que são relatadas” (Flick 2009, 184). 

A escolha das edições de Agosto de 1960 como corpus foi determinada 
pelo facto de esse ser o mês mais usado para viagens de intercâmbio entre 
Angola e a metrópole, aproveitando as férias em Portugal, o que se afigurou 
pertinente para compreender o tipo de interacções que se estabeleciam. Agosto 
de 1960 assistiu também a uma vaga de independências sem precedentes 
em África: nasceram oito novos estados e ocorreu a cisão na recém-criada 
Federação do Mali, entre o antigo Sudão francês e o Senegal, num movi-
mento de aceleração que levou a que, com o aparecimento de 17 novos 
estados, 14 deles antigas colónais francesas, 1960 ficasse conhecido como 
o Ano de África. Mas Portugal parecia alheado dos “ventos de mudança”, 
como lhe chamou Harold McMillan,8 que tinham começado a soprar mais 
fortemente após a II Guerra Mundial. Tinha procurado responder-lhes com 
uma “descolonização semântica” (Jerónimo e Pinto 2015, 54), deixando cair 
o termo “colónias”, que se tornara inconveniente, e recuperando a designação 
oitocentista de “províncias”. Ao mesmo tempo apropriara-se do lusotropica-
lismo, uma teoria instrumental para a tese de uma suposta excepcionalidade 
da colonização portuguesa que não convenceu nas Nações Unidas, onde a 
admissão de novos estados africanos em 1960 criou uma maioria de países 
resultantes da descolonização na Ásia e em África que levará à aprovação, 
em Dezembro desse ano, de resoluções que “prepararam o caminho” para 
que a questão colonial portuguesa passasse a ser considerada prioritária e 

7 Herdeiro do Sindicato Nacional de Jornalistas, que teve como primeiro presidente António Ferro.
8 Primeiro-ministro britânico que usou a expressão num discurso no parlamento da África do Sul, em 

Fevereiro de 1960.



216

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

abriram a porta à participação activa dos movimentos de libertação nas 
actividades das Nações Unidas (Santos 2011, 69).

Este artigo pretende contribuir para o conhecimento do jornalismo 
em Angola na época colonial – um campo de investigação que tem como 
principais referências Lopo (1964), Melo (1993) e Fonseca (2014), esta 
última com um pioneiro trabalho sobre a imprensa e o império português 
em África entre 1842 – ano em que, em Cabo Verde, foi publicado o pri-
meiro boletim oficial nas colónias africanas – e 1974, quando, após o 25 
de Abril, começaram as negociações para as independências. Nele, a autora 
defende que a imprensa foi decisiva na afirmação do colonialismo, mas que 
os jornais foram também veículo de contestação ao projecto imperial. Ape-
sar desses contributos, é ainda limitado o conhecimento sobre a imprensa, 
o jornalismo e as interacções com os poderes em momentos concretos. A 
escassez de informação disponível influencia o modo de apresentação dos 
resultados. Seria mais didáctico abordar isoladamente dimensões como tiragens, 
publicidade ou composição das redacções, ou distinguir entre redactores 
ou colaboradores, mas os dados arquivísticos e a análise de conteúdo não 
forneceram elementos bastantes para uma tal sistematização.

1. Jornalistas obsequiados, jornalistas discriminados

Os jornalistas profissionais que trabalhavam em Luanda eram na sua 
esmagadora maioria brancos. Acácio Barradas, que foi chefe de redacção do 
ABC e depois se destacaria na imprensa de Lisboa, viria a recordar que só 
um pequeno número de mestiços atenuava a hegemonia de brancos: Aníbal 
Melo, com quem coincidiu no jornal; Luís Alberto Ferreira, que no período 
estudado escreve no ABC, e Bernardino Coelho, que n’O Comércio foi relegado 
para “trabalho burocrático”, mas em Lisboa chegou a chefiar a secção Cidades 
do Diário Popular (Correia e Baptista 2010, 55). Adolfo Maria, nacionalista 
angolano que trabalhou no ABC em 1961 e 1962, considera que a composição 
das redacções “reproduzia a pirâmide colonial” – mais pessoas instruídas entre 
brancos do que entre mestiços e mais ainda do que entre negros.9

De acordo com Zorro, na segunda metade da década de 1950, os 
salários dos jornalistas eram, excepto os das chefias, inferiores aos de 
inúmeros “modestos empregados de empresas comerciais que ganha[va]m 
mensalmente cerca de 5.000$00” e o pagamento chegava, por vezes, com 
meses de atraso. “É notória a desconsideração em que, de um modo geral, os 

9 Entrevista, 15-11-2016, Lisboa. 



Ler História | 74 | 2019

217

jornalistas são tidos pelas Empresas, e que fatalmente se reflecte no público.”10 

A inexistência de horário, de regime de folgas, de pagamento de horas 
extraordinárias e de férias regulares caracterizavam também a actividade. 
Mesmo com dificuldades laborais, os jornalistas rejeitavam menorizações 
e reclamavam uma equiparação dos seus jornais aos principais títulos da 
metrópole, como deixa claro Diamantino Faria, chefe de redacção do 
Diário de Luanda, num artigo em que se insurge contra a impossibilidade 
de os jornalistas de Angola serem sócios do SNJ:

Pegue-se em qualquer dos nossos diários e diga-se, francamente, 
sem rodeios, se há o direito de os considerar no plano da Imprensa 
regionalista da Metrópole, que serve, normalmente, um pequeno 
núcleo de leitores. Diga-se, com franqueza, se não é eminentemente 
nacional o nosso padrão.11

O problema da representação sindical decorria do facto de os trabalhadores 
dos territórios ultramarinos não poderem integrar sindicatos metropolitanos. 
O caso arrastou-se anos a fio e vários jornalistas locais acabariam por se 
associar ao Sindicato Nacional dos Empregados do Comércio da Província de 
Angola, no seio do qual foi criado em 1962 um Conselho Técnico dos Jorna-
listas.12 O impedimento só foi ultrapassado em 1966, depois de promulgado 
um decreto-lei que permitia aos jornalistas das colónias, bem como aos de 
desporto, integrarem o SNJ (Sobreira 2003, 55). Tal situação não impedia, 
no entanto, que jornalistas de Luanda e visitantes da metrópole fossem alvo 
de deferência por parte das autoridades. São disso exemplo um almoço ofe-
recido no Palácio do Governo a Luís Lupi, director da agência Lusitânia,13 

 a 31 de Julho de 1960. Ou, dias depois, a 11 de Agosto, a presença de um 
representante do governador-geral num jantar de homenagem a Ferreira 
da Costa.

Eram também comuns as visitas de cortesia às redacções, fosse de elites 
da colónia, caso de governadores de distrito quando em Luanda; fosse de 
visitantes da metrópole, como aconteceu com Marcelo Caetano, reitor da 
Universidade de Lisboa, por ocasião do curso universitário de férias realizado 
na cidade naquele Agosto. Mesmo que entendidas como gesto protocolar, 
essas visitas devem ser vistas como um reconhecimento do papel dos jor-

10 Carta de A. M. Zorro, já citada, p. 2.
11 “Já é tempo de os jornalistas do nosso Ultramar verem realizado o seu sonho”, Diário de Luanda, 

2/8/1960, pp. 1 e 3.
12 Arquivo do Sindicato dos Jornalistas. Pastas de correspondência com as províncias ultramarinas.
13 Primeira agência noticiosa portuguesa. Foi fundada por Luís Lupi e funcionou entre Dezembro de 1944 

e Novembro de 1974.



218

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

nais. O quadro desolador traçado por Zorro em 1957 dará lugar, ao longo 
da década de 1960, a uma fase de dinamismo na imprensa, com projectos 
como o semanário Notícia; e também na rádio, com a afirmação de novos 
profissionais, muitos dos quais irão, nas décadas seguintes, contribuir para 
a renovação da comunicação social na metrópole.  

2. Jornais da manhã – o autonomista e o paladino do regime

O principal jornal do território era A Província de Angola, primeiro diário 
da “África portuguesa”, fundado em 1923 por Adolfo Pina e que chegará na 
fase final da colonização a ter 15 delegações no território e a ser distribuído 
por via aérea, vindo a atingir uma tiragem de 45 mil exemplares diários.14 

 Era propriedade da Empresa Gráfica de Angola, que começou com capi-
tais privados, de empresas e do Banco Nacional Ultramarino (Melo 1993, 
143). Criado como semanário, tornou-se bissemanário em 1924, passou 
a diário da tarde em Outubro de 1926 e fixou-se como matutino a 15 
de Agosto de 1933. No ano do lançamento anuncia uma tiragem de 20 
mil exemplares mensais (Fonseca 2014, 162). Depois de uma viagem de 
Pina à metrópole e ao estrangeiro, adoptou o grande formato, broadsheet,15 

 o cabeçalho e a divisão de páginas a sete colunas16 que manteve nas décadas 
seguintes.  Durante mais de meio século, teve uma “gigantesca importância” 
no panorama da imprensa angolana e foi uma instituição, uma “verdadeira 
escola de formação de homens de imprensa” (Melo 1993, 143-45). 

No início da década de 1960 era administrado por Joaquim Ervedo-
sa, membro de uma família com participação no capital.17 Como director 
mantinha António Correia de Freitas, que ocupara o cargo em 1935, após 
a morte de Adolfo Pina, e tinha também ele importante participação accio-
nista. O chefe de redacção era António Pires, que assinava uma Crónica de 
Domingo. Mimoso Moreira, chefe de redacção na altura da fundação, era 
então redactor-correspondente na metrópole, de onde enviava regularmente 
por via aérea a sua Carta de Lisboa. Habitualmente com oito páginas, o 

14 “Jornalista em Angola a partir dos anos 1950”, Leonor Figueiredo, Diário de Notícias, 30/8/2008. Con-
-sultado em https://www.dn.pt/arquivo/2008/interior/jornalista-em-angola-a-partir-dos-anos-50-1128781.
html.

15 O termo designa o grande formato, nem sempre com dimensões exactamente iguais. Neste caso, 
56,7×42cm.

16 “O nascimento do jornal «A Província de Angola»”, Lília da Fonseca, in “Número comemorativo da 
Restauração de Angola”, A Província de Angola, 15/8/1960, página não numerada.

17 Um dos membros da família era Carlos Ervedosa, que foi dirigente da Casa dos Estudantes do Império 
e depois responsável pela secção Artes e Letras do jornal.



Ler História | 74 | 2019

219

Província tinha como rubricas mais frequentes Ronda da Cidade, de âmbito 
local; Angola de Lés a Lés, com noticiário da colónia; De Todo o Mundo, 
ou Momento Internacional, designações “chapéu” da informação sobre o 
estrangeiro; Notícias da Metrópole; e Desportos. Informação Económica 
– área noticiosa a que, também noutros espaços e na opinião, o jornal 
dava grande atenção –, Página Feminina, Ciência & Técnica, Espectáculos 
e Notas de Leitura têm também presença regular. O Província publicava 
diariamente uma rubrica com Informações Úteis – um espaço que, com 
pequenas variantes, existia também nos outros jornais e que n’O Comércio, 
no Diário de Luanda e no ABC tinha  igual designação: Agenda do Leitor. 
Era aí que se publicavam informações sobre farmácias de serviço, assistência 
médica, vacinações, filmes em exibição, movimento marítimo, tráfego aéreo, 
aviação, carreiras de camionagem, caminhos-de-ferro ou horário de missas. 

Na sua primeira página apresentava um equilíbrio entre textos que 
continuavam no corpo do jornal e pequenas notícias, frequentemente de 
agência, de um ou dois parágrafos; entre informação e opinião. Mapas 
e fotolegendas tinham também presença regular no diário. Privilegiando 
a notícia, o Província valorizava igualmente a análise e a opinião. Em 
exclusivo para Angola, tinha os direitos de publicação de dois destacados 
nomes da imprensa norte-americana, Drew Pearson e Walter Lippmann,18 

 cujos textos mereciam sempre honras de primeira página. Reis Ventura, 
autor radicado em Angola que professava as ideias do regime, e o também 
escritor Joaquim Paço d’Arcos estavam entre os colaboradores. O médico, 
político e escritor Jaime Cortesão, opositor de Salazar, de quem o jornal 
publica a 4 de Agosto, poucos dias antes da sua morte, a última parte de um 
trabalho sobre o Alentejo, era outro dos colaboradores. Nesta fase escreve 
também no jornal Ralph Delgado, estudioso do passado de Angola, com 
vasta colaboração no Diário de Benguela. O diário tinha todos os dias uma 
página de anúncios classificados, além de inserções publicitárias noutros 
espaços, permitindo-lhe ser, a par do Diário do Luanda, o que melhor saúde 
financeira apresentava.19

Adolfo Pina e António Correia de Freitas sempre defenderam activamente 
a autonomia de Angola e o segundo chegou a ser detido e alvo de ordem de 
deportação durante a II Guerra, sob a acusação de envolvimento em planos 
para a invasão aliada de Angola em caso de ocupação da metrópole pela 
Alemanha, ou de entrada de Portugal na guerra ao lado do Eixo (Pimenta 

18 Lippmann é autor, entre outros trabalhos, de Public Opinion, de 1922, obra em que sugere que a imprensa 
tem um papel de agenda-setting, conceito formalizado meio século depois por McCombs e Shaw.

19 Entrevista ao jornalista Adulcino Silva, 23/11/2016, Lisboa.



220

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

2016). Desde o início que o jornal tinha entre a suas preocupações centrais 
a autonomia política da colónia (Fonseca 2014, 159). Em 1960, nas páginas 
do Província, perpassava a defesa dos interesses da colónia, mas o exemplo da 
convulsão no vizinho Congo ex-belga, recém-independente, levava o jornal a 
recomendar prudência em matéria de evolução política, como se depreende de 
um pequeno texto não assinado publicado na edição de 23 de Agosto em que, 
numa referência a um mais desenvolvido artigo paginado na mesma edição,20 

 se dizia que tinha “o mérito de demonstrar os reais prejuízos que para os 
congoleses resultaram de uma apressada obtenção da independência”. Nas 
palavras de Adolfo Maria, o jornal expressava as perspectivas de um “sector 
colonial meio liberal, daqueles que se opunham um pouco à metrópole, 
talvez dentro daquele espírito: ‘os que cá estão é que deviam governar’”.21 
Será publicado até 1975, ano em que dá origem ao Jornal de Angola, que se 
tornará o título oficioso dos governos do Movimento Popular de Libertação 
de Angola (MPLA) nas décadas que se seguem à independência e até aos 
dias de hoje.

O outro matutino, O Comércio, que tinha chegado às bancas a 30 de 
Dezembro de 1933, em substituição do Comércio de Angola, era claramente 
alinhado com o Estado Novo. Sob o cabeçalho apresentava o compromisso 
editorial que indiciava a origem na Associação Comercial de Luanda: “Jornal 
de propaganda e defesa da actividade económica de Angola”. Publicou-se 
durante quase 40 anos, mas em 1972 e 1973 foi impresso apenas as vezes 
necessárias para manter a propriedade do título. Em 1974 ainda tentou 
regressar, mas encerrou em 1975. Fundado por Joaquim Faria, que em 
1960 continuava director, começara por ser semanário. O chefe de redac-
ção deste jornal publicado pela Nova Editorial Angolana, que no final da 
década de 1960 viria a ser comprado pelo grupo Champalimaud (Fonseca 
2014, 223), era Ferreira da Costa, um entusiasta da ordem vigente a quem 
era reconhecida uma competência que contribuiu para fazer do jornal 
“um celeiro de autênticos profissionais da informação” (Melo 1993, 158). 
Em Lisboa, o jornalista chefiara a redacção do Diário da Manhã e fora 
redactor-adjunto à chefia de redacção de O Século. Em 1961, com o início 
da guerra, tornar-se-ia voz familiar aos ouvintes da Emissora Nacional.22 A 
adesão do jornal ao projecto colonial era inequívoca. É disso exemplo um 
artigo não assinado publicado a pretexto das celebrações do 15 de Agosto, 

20 “O desenvolvimento económico do Congo ex-belga e as irreparáveis consequências de uma indepen-
-dência prematura”, de Alfredo de Sousa, distribuído pela Lusitânia.

21 Entrevista citada.
22 Ficou conhecida a forma como iniciava as suas intervenções: “Daqui Luanda, fala Ferreira da Costa.”



Ler História | 74 | 2019

221

evocativas da reconquista de Luanda: “Mais que nunca impõem-se hoje a 
todos os portugueses as lições de Paulo Dias de Novais”, escrevia no título. 
“Mesmo tendo em conta a expressão das comemorações que hoje começam, 
deveria desenvolver-se uma acção elucidativa, junto de toda a população 
escolar de Angola, apontando-lhe os verdadeiros significados da gesta do 
«Albuquerque de Angola»”, acrescentava o texto.23

Da equipa redactorial fazia então parte João Charulla de Azevedo, assi-
nando ainda como João Azevedo, que deixaria o seu nome ligado ao Notícia. 
O Comércio tinha como redactor-delegado em Lisboa José O’Neill. Marques 
Gastão era, nesta fase, um dos jornalistas metropolitanos que escrevia no jornal, 
assinando as rubricas Comentário e 1. Apontamento, que contavam também 
com outros autores. O mesmo colaborador escrevia também no ABC e no 
Diário de Luanda. Nas suas páginas encontram-se as assinaturas de outros 
jornalistas de Lisboa: Luís Lupi, da Lusitânia; e Luís Teixeira. Uma nota inse-
rida no final das informações de Última Hora publicadas na edição de 9 de 
Agosto indica o horário de fecho: “Ao fecharmos o jornal (4,30 da manhã), 
acabava de falar no Conselho de Segurança, o delegado da Argentina […]”.

Publicado em tamanho broadsheet, normalmente com oito páginas 
divididas a sete colunas, O Comércio tinha dois suplementos: ao domingo, 
De Semana a semana, com oito páginas em formato tablóide, e incluindo 
curiosidades, divulgação técnico-científica ou fait-divers; à segunda-feira, O 
Comércio Desportivo, com quatro páginas do mesmo tamanho e preponde-
rância de noticiário da província. Era anunciado para breve um suplemento 
infantil, Miruí. As rubricas mais regulares do jornal eram De Cabinda ao 
Cunene, espaço de notícias da colónia; Aconteceu na Cidade, com notícias 
locais; Noticiário da Metrópole; Actualidade Desportiva; Actualidade Inter-
nacional, incluindo política, grandes acontecimentos ou fait-divers; e Do 
País e do Estrangeiro, rubrica abrangente onde podiam encontrar-se notícias 
provinciais, metropolitanas ou internacionais. À primazia dada à notícia, o 
jornal acrescentava espaços de crónica e comentário, publicados em rubricas 
como Do Dia para a Noite e Nota do Dia, esta última incluída na secção 
Aconteceu na Cidade.  Este diário da manhã reproduzia com frequência 
intervenções proferidas noutros contextos, assumindo-se ele próprio como 
“arquivo”. Foi o que aconteceu, por exemplo, a 17 de Agosto, com a trans-
crição da “magistral lição” de Marcelo Caetano no curso universitário de 
férias. Essa prática não era, contudo, invulgar: o Diário de Luanda e o ABC 

23 O Comércio, 15/8/1960, p. 1 e 2.



222

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

também publicaram a lição, ao passo que o Província optou por reproduzir 
integralmente as palavras proferidas na ocasião pelo governador-geral. 

O Comércio não destoava do padrão da imprensa luandense no 
uso de fotografia na primeira página: uma utilização comum, embora 
sem especial valorização. Na sua maior parte, os jornais publicam imagens 
de pequena ou média dimensão, frequentemente de arquivo. Casos co- 
mo o da edição de 7 de Agosto – uma imagem do presidente do Brasil 
recortada, a rasgar a página – são excepções. Em alguns momentos espe-
ciais, como na cobertura da visita de Juscelino  Kubitschek, é indicada 
não a autoria da foto, nunca mencionada, mas o modo de transmissão: 
“Telefoto expedida pela nossa delegação em Lisboa, através da Marconi” 
e “Telefoto gentilmente transmitida, de Lisboa, pelos Serviços de Repor-
tagem e Fotografia da redação de O Século, através da Marconi”, ambas 
publicadas na edição de dia 8.24 O jornal denotava alguma capacidade 
de captação de publicidade, ainda que os pequenos anúncios tivessem 
pouca expressão.

3. Jornais da tarde – o porta-voz e o menos alinhado

Tendo sucedido em 1936 ao Última Hora, o Diário de Luanda herdou 
o alinhamento com o poder político que aquele adoptara na sua última 
fase. De forma eufemística, numa inscrição sob o cabeçalho, o jornal 
pertencente à Gráfica Portugal definia-se como “popular, independente e 
de informação”, mas estava ligado à União Nacional, o partido único do 
regime salazarista, tendo um “engajamento político situacionista” (Melo 
1993, 161-63). “Foi fiel ao regime e aos governos de Angola, propagando o 
programa colonial e as suas directrizes” (Fonseca 2014, 236). Essas ligações 
precipitarão o seu encerramento: deixa de se publicar em finais de 1974. 
Vespertino, o Diário de Luanda tinha em 1960 como director Francisco 
da Silveira Pinto e como chefe de redacção Diamantino Faria, que assina 
uma rubrica de comentário, Peço a Palavra. Em Agosto de 1960 tinha um 
concurso de provérbios e informava os anunciantes que de 8 a 31 do mês 
anterior tinha imprimido 190.709 exemplares, o que dava uma média diária 
superior a seis mil e justificava a afirmação que antecedia o logótipo: “A 
maior tiragem e expansão em Angola.” A expansão do jornal, para a qual 
contribuíam em muito as assinaturas de instituições e organismos ligados 
à administração pública (Melo 1993, 163), torná-lo-ia interessante para a 

24 O Diário de Luanda também publicou durante a visita fotos transmitidas pela mesma empresa.



Ler História | 74 | 2019

223

publicidade: além de anúncios institucionais e empresariais, os pequenos 
anúncios tinham alguma expressão nas suas páginas, normalmente 12 
divididas a cinco colunas.

A rubrica com presença mais assídua na primeira página – como no 
jornal – era a Crónica Internacional assinada por Jacques Ploncard d’Assac, 
autor francês de extrema-direita que após a queda de Vichy encontrou gua-
rida em Portugal e viria a escrever trabalhos sobre Salazar. Em Agosto de 
1960 encontram-se textos seus em nove edições, sete vezes com início na 
primeira página. João Patrício, jornalista com responsabilidade no aparelho 
de propaganda do regime, que foi director-adjunto  do Diário da Manhã 
e era o chefe da Informação da Emissora Nacional em vésperas do 25 de 
Abril, era colaborador frequente. Tal como Ávila de Azevedo, que viria a ser 
deputado nas últimas legislaturas do Estado Novo. Com menos secções fixas 
do que outros diários, o jornal oficioso do regime em Luanda tinha na altura 
duas rubricas mais regulares: Desportos e Luanda Coisas e Gentes – esta de 
informação local, onde, como em secções equivalentes dos outros jornais, 
podiam ser publicadas notícias de polícia, acidentes, anúncios de palestras 
ou exposições; ou ainda textos de regozijo por obras na cidade. Noticiário 
da Metrópole era outra das rubricas. Com regularidade, ao fim-de-semana 
o vespertino publicava ainda, sem dia fixo, o espaço Transportes, coorde-
nado por Rebelo Carvalheira e que incluía Aviação, Caminhos-de-ferro e 
Automobilismo; ao domingo a secção Cinema – Teatro-Rádio-Televisão, da 
autoria de Guerreiro Bruno; preferencialmente ao sábado surgia a página 
Para si, Minha Senhora – o mesmo nome de página semelhante do ABC 
– na qual, com coordenação de Maria Laura, eram publicados textos de 
assuntos como saúde, beleza, moda ou conselhos sobre felicidade. O jornal 
cultivava ainda a tradição do folhetim, publicando diariamente “O escultor 
de almas”, assinado por Frederico Cruz.   

O mais novo dos jornais era o ABC – Diário de Angola. Lançado a 
10 de Junho de 1958 como matutino, chegou às bancas sem que todas as 
questões de funcionamento tivessem sido acauteladas e logo a 13 de Julho 
interrompeu a publicação para regressar como vespertino, a 1 de Agosto. O 
director era Manuel Monterroso Carneiro, mas a liderança efectiva cabia a 
Manuel Machado Saldanha. Em formato berliner (no caso, 48×30,5 cm), 
o jornal, que por alturas do lançamento abriu as suas acções à subscrição 
pública, pertencia às Indústrias ABC, S.A.R.L. e as habituais oito páginas 
eram desenhadas a cinco colunas. Uma das características gráficas era a 
constante mobilidade do cabeçalho, que mudava de lugar de uma edição 
para outra. Jornal com uma maqueta inspirada no diário homónimo espa-
nhol ABC, estava pela primeira vez em 1960 a trabalhar “sem prejuízo nas 



224

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

contas”, mas sentiu necessidade, percebe-se que a contragosto, de lançar 
um concurso, “Jornal & Dinheiro”. Os números mencionados por Adolfo 
Maria apontam, no período em que ali trabalhou, para vendas de três a 
cinco mil exemplares, que quando saía tarde se ficavam por 800 a mil. “Às 
vezes fazíamos segunda edição. [Se tinha] uma capa chamativa, e saía às 
4 ou 5 [da tarde] depressa se esgotava e ainda dava para fazer, meter na 
máquina, mais umas centenas.” Sobre as vendas nesse tempo, acrescenta: 
“Não andaríamos longe dos outros jornais. Os que tinham mais saída eram 
os matutinos, sobretudo A Província.”25

A. Borges de Melo, que como jornalista escreveu no ABC e noutros 
títulos de Angola, apresenta-o como diário “de feição anti-salazarista”, que 
teve “gravíssimos problemas com a Censura” (1993, 173). Acácio Barradas 
lembra que surgiu “um pouco à boleia das eleições” de 1958 (Correia e 
Baptista 2010, 52), quando Humberto Delgado desafiou Salazar e enfren-
tou Américo Tomás. “A tipografia que depois veio a imprimir o ABC foi 
a mesma que fez os cartazes do Humberto Delgado em Angola. O ABC 
ficou logo muito ligado à oposição” (ibidem). “Não sendo verdadeiramen-
te da oposição, era um jornal independente, tanto quanto possível. E em 
Luanda era o único que não alinhava nas hossanas ao regime” (ibidem, 56). 
Adulcino Silva, que mais tarde viria a ser redactor do jornal, vai na mesma 
linha ao dizer que “era considerado um jornal do contra, como era aqui 
[em Lisboa] o República, por exemplo”.26 Adelino Torres  (2000, 23), que 
integrou a redacção em 1961 e 1962, antes de partir para o exílio, escreveu:

É justo relembrar a actividade do quotidiano ABC de Luanda que, 
cercado (e, poder-se-ia dizer, constantemente “trucidado”) pela Cen-
sura, sobrevivia em 1961 com quatro elementos: o director Machado 
Saldanha, um velho e honrado democrata; o chefe de redacção Acácio 
Barradas, hoje no Diário de Notícias de Lisboa; e dois redactores: 
Adolfo Rodrigues Maria e o signatário.

Na entrevista já citada, Adolfo Maria, que descreveu Saldanha como 
um liberal corajoso, recordou que algum tempo depois dos ataques de 4 de 
Fevereiro de 1961, que dão início à guerra em Angola, a PIDE entrou no 
ABC para prender tipógrafos negros suspeitos de envolvimento na acção. 
De acordo com este redactor, que viria a ser dirigente do MPLA, o jornal 
representava o “sector mais aberto” da burguesia colonial. Na fase analisada, 
o jornal publica textos do Diário de Lisboa, designadamente sobre questões 

25 Entrevista citada.
26 Entrevista citada.



Ler História | 74 | 2019

225

internacionais, da autoria de Atticus e de Vasco da Gama Fernandes, advo-
gado e opositor ao regime. 

O ABC era o único que não reproduzia telegramas com informação de 
agência sobre audiências do presidente do Conselho, Oliveira Salazar, e do 
presidente da República, Américo Tomás – notícias de conteúdo vazio, uma 
espécie de agenda a posteriori em que apenas era divulgado o interlocutor, não 
o resultado nem o motivo da reunião. Veja-se um exemplo dessas pequenas 
notícias: “Presidência do Conselho – Lisboa, 31 - O Presidente do Conselho 
trabalhou com o ministro do Ultramar. – L.”27 Ainda que conotado com 
sectores progressistas, nas páginas do ABC escrevem também figuras da órbita 
do regime, designadamente Dutra Faria, director executivo da ANI,28 com 
quem Machado Saldanha tinha uma relação próxima. À redacção chegavam 
regularmente a Carta de Paris, assinada por Lopo de Sá, e as Notícias de 
Inglaterra, de Peter Burgoyne, em serviço “especial para o ABC”. O diário 
tinha nesta altura nos trabalhos de Ernesto Lara Filho, jornalista e escritor, 
um dos seus traços distintivos. Outra das suas singularidades era a publi-
cação frequente de perfis jornalísticos, como os que nesse mês de Agosto 
dedica a Ralph Bunch, secretário-adjunto das Nações Unidas; a Juscelino 
Kubitscheck; ou a Jaime Cortesão, sempre na primeira página. Como deixa 
claro no perfil de Cortesão, socorre-se para esses trabalhos de “alguns dados 
colhidos na Imprensa da metrópole” chegada por correio. 

Algumas das secções em que o jornal organizava a sua informação 
eram: Notícias da Província, pouco regular; De ontem para hoje, pequenas 
notícias quase sempre da metrópole; Dia a dia, acidentes e casos de polícia, 
também pouco comum. Mais regulares eram os espaços Hoje no Mundo, 
para notícias do estrangeiro; Desporto e Sport Internacional. Pelos Cami-
nhos de Angola, às segundas-feiras, dedicava-se a assuntos da “província”. O 
ABC tinha ainda diversas secções temáticas: Artes e Letras, à terça; Para si, 
Minha Senhora, à quarta; No Mundo dos Espectáculos, à quinta; Aviação, 
à sexta; Cinema, página quinzenal organizada pelo Cine Clube de Luanda, 
que alternava ao domingo com Magazine, rubrica na qual se podiam ler 
crónicas e curiosidades. Outras não tinham carácter fixo, parecendo depen-
der do fluxo da informação, como é o caso de Funcionalismo, com notas 
de interesse para trabalhadores do Estado. Comentários, crónicas e críticas 
eram géneros valorizados pelo jornal. Luzes da Cidade acolhia, quase dia-

27 Telegrama da Lusitânia (L.), publicado n’O Comércio, 1/8/1960, p. 1.
28 Agência de Notícias e Informações. Foi a segunda agência portuguesa, fundada em 1947 pelos jornalistas 

Dutra Faria, Barradas de Oliveira e Marques Gastão. Este último vendeu a sua participação aos sócios 
em Janeiro de 1953. Em Novembro de 1974 passou para a posse do Estado, que assumiu as dívidas.



226

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

riamente, crónicas ou pequenos apontamentos de actualidade; Horizonte, 
menos frequente, oscilava entre o comentário e a crónica. À crítica, o jornal 
dava uma atenção que não se encontrava nos outros diários, principalmente 
à de cinema, com O ABC viu; mas também a espectáculos musicais, com 
O ABC ouviu. Publicava ainda com regularidade um pequeno roteiro de 
lazer: Onde a Cidade se Diverte. 

4. Preocupações especiais com o ABC

A PIDE e a Censura dispensavam uma atenção especial à equipa do ABC. 
Confirma-o a documentação existente em arquivos coloniais e também um 
episódio contado por Adolfo Maria, que indicia um critério especialmente 
apertado dos censores, bem como pressões sobre o jornal: 

Uma vez chamei à atenção ao Machado Saldanha para uma notícia 
que tinha saído de manhã no Província de Angola e que nos cortaram 
a nós à tarde, uma notícia da Lusitânia. Eu perguntei porque é que 
não se reclamava, e ele disse-me: ‘Você é um jovem de sangue na 
guelra, não sabe o esforço que eu faço para o manter aqui.’ A PIDE 
exercia coerção de todas as maneiras possíveis.29

O modo como a polícia política encarava o diário é bem resumido 
num ofício enviado para Lisboa pela delegação de Luanda no início de 
1962: o ABC era considerado desde a sua fundação um “baluarte da frente 
oposicionista”.30 Embora incidindo sobre fases posteriores ao momento 
escolhido como corpus, resenhas sobre a censura enviadas ao Gabinete de 
Negócios Políticos (GNP) do Ministério do Ultramar exemplificam, por 
outro lado, quer as preocupações dos censores de Luanda quer o modo 
como aquele gabinete encarava os jornais. Criado em Novembro de 1959 
para apoiar a acção do ministro, o GNP manifestou, por mais do que 
uma vez, preocupações com o ABC. Em Fevereiro de 1964, considerava 
que continuava a “afinar pelo mesmo diapasão: nativismo” e que preten-
dia “pôr em xeque” a “política ultramarina”, razão pela qual, sempre que 
podia, procurava referir-se ao “baixo nível de vida assim como à ausên-
cia de esforços de alfabetização”, evidenciando em paralelo “o valor das 
despesas” militares e “a opressão e a exploração exercidas sobre o negro”. 
Sempre que se propiciava fazia também “referências aos elementos do 
MPLA ou a outros quaisquer dirigentes dos restantes grupos emancipa-

29 Entrevista citada. 
30 Relatórios diversos – Angola MU/GM/GNP/135/Pt.37. Ofício secreto nº 765-G.U., 6-2-1962.



Ler História | 74 | 2019

227

dores de Angola – processo de os tornar conhecidos, e fazendo crer no 
seu valor pessoal”.31

O facto de o diário ter “uma inteligente direcção” e de agir “com 
tacto, discretamente até”, levava o gabinete a sugerir que a censura 
ao ABC fosse “confiada a pessoa com preparação e aptidões especiais”, 
porque este era um jornal “com uma habilidade que mais nenhum outro” 
tinha e estava “sempre pronto a passar as malhas”.32 Noutro relatório, 
de Março do mesmo ano, o GNP concluía que o ABC continuava “com 
o sistema de levar até à opinião pública notícias que podem [podiam] 
ser interpretadas como contrárias aos interesses do Governo e da Nação”.33 

No de Abril, em que era atribuída ao jornal a manutenção de uma “for-
ma dúbia” de relatar os acontecimentos, escreve-se que “ultrapassa[va] 
por vezes o limite do bom senso e das conveniências”, como fora o caso 
de uma tentativa para publicar “um apelo do MPLA” para a “unifica- 
ção dos movimentos anti-portugueses e da luta revolucionária em An- 
gola”, ou a notícia de um encontro “entre Humberto Delgado e Amílcar 
Cabral”.34

Com a tomada de controlo pelo grupo Motta Veiga, nos anos fi- 
nais da década, a redacção do ABC será “‘expurgada’ de elementos es- 
querdistas” e o jornal mudará de “atitude ideológica”, adoptando “um 
‘cunho’ profundamente ‘marcellista’”.35 Em 1971 é comprado pela pro-
prietária do Diário de Luanda e nesse mesmo ano deixa de ser publica- 
do, ressurgindo, por pouco tempo, em 1974 (Melo 1993, 175). Quanto 
aos outros diários, o autor do relatório do GNP de Fevereiro de 1964 
entende que se preocupavam “sobretudo com o aspecto comercial e com 
uma informação sem melindres” porque, dizia ainda, “no fim de con-
tas importa[va] a quem os dirige[ia] que dêem [dessem] lucros”.36 Mas 
isso não significava que não merecessem, todos os jornais, a atenção da 

31 AHD, Apontamento nº 415.A, Confidencial, Assunto: “Imprensa ultramarina – relatório quinzenal”, 
15/2/1964. SR.119/Censura à imprensa em Angola 1959/JAN/09-1968/NOV/14. MU/GM/GNP/119/Pt.2.

32 Ibidem.
33 AHD, Apontamento sem nº, Confidencial, “Imprensa ultramarina – Relatório quinzenal. Elementos en-

-trados de 29 de Fevereiro a 15 de Março”, 21-3-1964, autor: Carlos Eduardo Machado. 1959/JAN/09 
-1968/NOV/14 Y.7.5  MU/GM/GNP/119/Pt.2.

34 AHD, Apontamento s/nº, Confidencial: Imprensa ultramarina – recortes sujeitos à censura – Rela-
tório mensal. Elementos entrados de 15 de Março a 15 de Abril, s/ data, Carlos Eduardo Machado. 
1959/JAN/09-1968/NOV/14 Y.7.5. MU/GM/GNP/119/Pt.2.

35 AHD, Notas manuscritas sem data, com referências que as situam em 1970. Tópicos – Imprensa da 
Província de Angola, PT/AHD/3/MU-GM/GNP01-RNP/S0280/UI07911.

36 AHD, Apontamento nº 415.A, Confidencial, Assunto: “Imprensa ultramarina – relatório quinzenal”, de 
15 de Fevereiro de 1964, 1959/JAN/09-1968/NOV/14 Y.7.5 MU/GM/GNP/119/Pt.2.



228

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

Censura, que também se abateu sobre os outros diários, principalmente 
A Província de Angola.

5. A tipologia noticiosa subjacente

A proibição de divulgar certos assuntos na primeira página foi uma 
das práticas censórias do regime de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.37 
Também em Angola terá levado a que questões incómodas fossem, quando 
não proibidas, relegadas para espaços discretos do interior dos jornais. Ainda 
que com essa ressalva, a primeira página retém “o essencial das preocupações 
editoriais” (Rebelo 2004, XIII), o que torna pertinente o levantamento das 
temáticas nela presentes para a compreensão da identidade das publicações. 
Embora a variável frequência como índice da percepção da importância de 
temas seja analiticamente insuficiente, porque “a ideia de que uma grande 
frequência define uma grande importância associa-se a um modelo comuni-
cativo hiper-simplificado, pré-semiótico” (Wolf 1992, 147), o recurso a essa 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

37 Um caso contado por Raul Rego no II Congresso Republicano de Aveiro, em 1969, é disso exemplo. O 
jornalista que viria a dirigir o jornal República disse ter ouvido insistentes ordens da Censura para que 
notícias sobre a iniciativa em que estava a participar apenas fossem publicadas a uma coluna e não 
na primeira página (Rego 1969, 179).

Gráfico 1. Categorias temáticas na primeira página

Fonte: elaboração própria a partir da documentação.



Ler História | 74 | 2019

229

dimensão da análise de conteúdo nas primeiras páginas permite hierarquizar 
as prioridades noticiosas dos jornais.38

A análise das primeiras páginas torna claro que, com matizes, todos 
os jornais dão, como se vê no Gráfico 1 e de que são dados exemplos no 
Quadro 1, primazia ao noticiário relativo a Angola, sobre a metrópole e do 
estrangeiro – esta última uma área de informação que inclui tanto informação 
de cariz político como de carácter geral, e que tinha como principal assunto 
do momento, em todos os jornais, a situação no vizinho Congo ex-belga.39 
O elevado número de notícias internacionais que se encontra no Província, 
249, é inflacionado por um grande recurso a breves ou fotolegendas e pelo 
tipo de paginação do jornal.40 O mesmo gráfico evidencia a diferente atenção 
dada ao noticiário internacional pelos diários de pequeno formato – maior 
atenção pelo ABC, 93 notícias, menor pelo Diário de Luanda, 21, sendo 
estas em boa parte a já mencionada crónica de Ploncard d’Assac.

Apesar da sua limitada visibilidade nas primeiras páginas, uma aná-
lise exploratória do conteúdo integral das 121 edições dos quatro jornais 
aconselha a que às três categorias principais sejam acrescentadas outras duas 
– noticiário desportivo e de outras colónias, de que são dados exemplos no 
Quadro 2. No primeiro caso porque todos os jornais dão importância ao 
desporto, com suplementos e espaço diário nas páginas interiores. No que 
diz respeito ao noticiário de outras colónias, a análise de conteúdo identi-
fica uma maior prevalência de Goa e Moçambique. Das duas dezenas de 
notícias identificadas na capa dos jornais só uma se refere a outro território: 
“Prepara-se já um programa condigno para comemorar o meio milénio do 
achamento de Cabo Verde” (A Província, 24/8/1960). Conclui-se também 
que o noticiário colonial era, em grande medida, fornecido pelas agências 
Lusitânia e ANI, o que remete para a importância destas como instrumento 
de acção política, como, a propósito da primeira, escreveu Baptista (2015, 
376): “Tinha como objetivo apoiar o Estado Novo na sua ideologia colo-

38 Foi quantificado todo o tipo de “unidades informativas” das primeiras páginas: notícia desenvolvida, breve, 
opinião, fotolegenda, mapa, crónica, folhetim ou, caso mais raro, títulos com remissão para o corpo 
do jornal quando noticiosos e não apenas temáticos. Excluíram-se autopromocões, p. ex. concursos. 
Foram consideradas 121 edições – só o ABC se publicou em todos os 31 dias do mês, os restantes 
interromperam a publicação por ocasião do feriado de 15 de Agosto.

39 Uma atenção explicável pela proximidade associada e conflitualidade, factores referenciados na literatura 
sobre o jornalismo como critérios de valorização das notícias.

40 Jornais com o mesmo formato apresentam totais muito diferentes: 429 o Província, 326 O Comércio. 
Na edição de 3 de Agosto do Província, p. ex., foram identificadas 13 “unidades informativas” interna-
cionais, nove das quais breves ou fotolegendas; as duas notícias de Angola – alargamento da bitola de 
caminhos-de-ferro e fotolegenda da visita do presidente do Bundestag, são paginadas a três colunas 
e ocupam espaço equivalente a várias notícias internacionais.



230

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

nial, procurando ajudar a construir, através de uma específica política de 
comunicação, o Império Português”. 

Uma análise mais fina da informação das cinco categorias indicadas nos 
quadros 1 e 2 permitiria identificar subcategorias. Por exemplo, no noticiário 
relativo a Angola pode distinguir-se entre notícias “de” e “sobre” Angola. 
As primeiras podem ainda desdobrar-se entre “locais” e “provinciais”; e as 
segundas podem ser classificadas, de acordo com a origem, entre noticiário 
da metrópole relevante para Angola – Ex.: “Preconiza o ministro do Ultramar 
vinda de colonos brasileiros para Angola” (DL, 31/8/1960) – e noticiário 

Quadro 1. Categorias de notícias mais frequentes nas primeiras páginas

Categorias Exemplos de títulos

Angola

“Às operações de recenseamento de prédios, fogos e estabelecimentos que 
devem estar concluídas até 31 do corrente seguir-se-á, em Dezembro, o 
censo geral da população” (Província, 6/8/1960);
“Como a Associação Comercial de Lisboa aprecia as dificuldades de trans-
ferências de Angola” (ABC, 8/8/1960).

Metrópole

“Custará mais de 5 milhões de contos o vasto plano de valorização das 
terras do Alentejo cujo objectivo imediato é tornar efectiva a irrigação de 
cento e setenta mil hectares” (Comércio, 2/8/1960);
“Perto de Coimbra descarrilou um combóio [sic] que seguia para Lisboa/
Dois mortos e 30 feridos” (Província, 25/8/1960).

Estrangeiro

“A situação das bases militares que a Bélgica ainda possui no Congo em 
Kamina, Kitona e Banana é um dos problemas mais delicados que a O.N.U. 
terá de resolver” (Província, 13/8/1960);
“Lumumba intima a O.N.U. a retirar as tropas dentro de cinco dias 
dirigindo-lhe um autêntico «ultimatum»” (Comércio, 27/8/1960).

Fonte: periódicos citados.

Quadro 2. Outras categorias com expressão relevante nos jornais

Categorias Exemplos de títulos

Desporto
“Araújo Cabral, categorizado «volante» portuense correrá pela «Porsche» no 
IV Grande Prémio de Angola” (Diário de Luanda, 13/8/1960);
Fotolegenda da Volta a Portugal em bicicleta (Comércio, 22/8/1960).

Outras
colónias

“Num trágico desastre no rio Incomati em Moçambique perderam-se 48 
vidas” (Diário de Luanda, 17/8/1960).
“Provoca vigorosa reacção nos jornais paquistaneses a intromissão insólita da 
U. Indiana nas relações de Carachi com a nossa Goa” (Comércio 22/8/1960)

Fonte: periódicos citados.



Ler História | 74 | 2019

231

de outra origem com importância para a colónia – Ex.: “Espera-se a adesão 
de novos produtores africanos ao acordo mundial do café por influência da 
Costa do Marfim” (ABC, 4/8/1960). Considerando pertinente compreender 
a natureza do noticiário “de” Angola, optei por procurar compreender o 
que era valorizado pela imprensa luandense. 

O resultado da pesquisa nas primeiras páginas permite propor uma 
tipologia alargada de noticiabilidade apresentada no Quadro 3. A orde-
nação ilustra tendencialmente, mas não necessariamente, uma maior fre-
quência de ocorrências. A visibilidade dada ao governador ou ao governo 
provincial, aos actos oficiais que contam com a sua presença, às mudanças 
na administração provincial, à movimentação de figuras da colónia, a 
efemérides e comemorações em que a sua presença é comum; tal como a 
atenção prestada a visita de figuras da metrópole ou de dirigentes estran-
geiros, confere com conclusões do estudo seminal de Galtung e Ruge, 
os quais consideraram que acontecimentos envolvendo pessoas de elite 
como um dos factores que influenciam a “transição dos acontecimentos 
para notícias” (1965, 68).

A visibilidade destas temáticas tem, como contraponto, a quase total in- 
visibilidade de vivências africanas. N’ O Comércio e no Diário de Luanda 
não se encontra, no período analisado, qualquer referência do género em 
nenhum espaço dos jornais. N’ A Província, no número especial de 15 de 
Agosto, a “africanidade” encontra-se apenas num texto de etno-história 
de Mesquitela Lima, “Lundas”. Na edição de 5 de Agosto, confrontos 
étnicos na província do Kasai, ex-Congo belga, tinham já sido pretexto 
para “Etnografia – Balubas e Luluas”, artigo do mesmo autor. No ABC, 
“muito lido pela população negra de Luanda”,41 dois textos remetem para 
realidade indígena, ainda que com um olhar externo. Nenhum deles é 
notícia. No dia 2 é publicado “Como tomei parte na investidura dum 
soba”, texto memorialístico de Carlos da Silva Melo, reproduzido do 
Mensário Administrativo, de Angola. No dia 20 pode ler-se uma crónica, 
pontuada pelo falar local, que evidencia o contraste entre uma Angola do 
interior e a da cidade colonial: “De Cabinda escreveu Emídio Filipe: Digo 
adeus consigo maamâ cabinda…”.42  O panorama confere com a “ideia 
do vazio cultural africano” dominante no Estado Novo (Alexandre 1995, 

41 Entrevista citada de Adolfo Maria.
42 O diário de Machado Saldanha foi também o único em que  identifiquei uma notícia internacional relevante 

neste quadro de invisibilidade do negro: “Vai ser canonizado o primeiro santo negro da Igreja Católica”, 
9/8/1960, p.1, notícia da Associated Negro Press.



232

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

Quadro 3. Tipologia do noticiário de Angola. Factores de noticiabilidade e exemplos

Tipologia Exemplos

Presença/acção do 
governador/governo 

provincial

“Com o chefe da Província ocupando o lugar de honra inauguraram-se 
hoje os Cursos de Férias Universitários” (Diário de Luanda, 17/8/1960);

Cerimónias oficiais
“Amanhã, Luanda evocará os vultos de Paulo Dias e Salvador Correia haverá 
missa campal na esplanada da Fortaleza e romagem ao monumento do res-
taurador seguindo-se o desfile das forças militares” (Comércio, 14/8/1960);

Projectos e realizações
“Estender-se-á por 600 quilómetros entre Luanda e Malange a operação 
do alargamento da bitola do C.F.A. a executar entre 29 de corrente e 9 de 
Setembro” (Província, 3/8/1960);

Números e questões
de economia

“Num ano, pulou de 18 mil para 40 mil o número de metros perfurados 
pela Companhia de Petróleos de Angola” (ABC, 11/8/1960)

Mudanças na
administração

“Tomou hoje posse do seu alto cargo o novo Director dos Serviços de 
Administração Civil” (Província, 23/8/1960)

Movimentações de 
figuras da província

“Visita Pastoral” – notícia sobre viagem a Cabinda do arcebispo de Luanda, 
Moisés Alves de Pinho (Comércio, 2/8/1960)

Reivindicações da 
sociedade colonial

“Sobre a situação da indústria da pesca a Associação Comercial de Benguela 
dirigiu uma exposição ao Chefe da Província” (ABC, 1/8/1960)

Efemérides coloniais/
Comemorações

Aniversário da fundação de Moçâmedes, a 4 de Agosto, e evocação da 
reconquista de Luanda aos holandeses, a 15 de Agosto, são assuntos pre-
sentes em todos os jornais

Visitas da metrópole
Marcelo Caetano, que vai a Luanda para o curso universitário de férias, 
é notícia em  toda a imprensa; tal como, p. ex., a presença do Orfeão de 
Coimbra

Visitas estrangeiras
“Elogiosas referências do «mayor» de Windhoek ao progresso e ordem que 
se observam em Luanda” (Diário de Luanda, 12/8/1960)

Homenagens
Inauguração de estátua de Monsenhor Alves da Cunha e jantar de homenagem 
ao jornalista Ferreira da Costa, noticiados em todos os diários

Quotidiano
“No incêndio registado a bordo do Império ficou inutilizado o conteúdo 
de 1300 malas de correio para esta Província e Moçambique…” (Província, 
18/8/1960)

Eventos desportivos
“Ases e bólides famosos do automobilismo mundial disputarão este ano o 
IV Grande Prémio de Angola” (Diário de Luanda, 4/8/1960)

Movimento marítimo “Paquete Vera Cruz” (esperado no dia seguinte) – (Província, 18/8/1960)

Vida social
Friso de fotos de baile da Cruz Vermelha no qual “foram apresentadas à 
sociedade 14 debutantes” de “algumas das melhores famílias de Luanda” 
(ABC, 26/8/1960)

Cultura

Rara presença na primeira página e quase sempre em registos breves. Numa 
das poucas excepções, a partir de duas cartas do escritor Garibaldino de 
Andrade, o ABC faz notícia e toma posição editorial sobre um caso polé-
mico: “Impõe-se um inquérito à forma como o júri do Concurso Literário 
da Câmara Municipal de Sá da Bandeira atribuiu o Prémio de Romance” 
(ABC, 8/8/1960)

Hetero e 
autoreferenciação

Menções a outras e de outras publicações. Um exemplo do primeiro caso são 
as felicitações dos concorrentes ao Província, no seu aniversário. Exemplo do 
segundo encontra-se no ABC de 1 de Agosto, quando, na página 2, relata 
o relevo que jornais metropolitanos deram a uma entrevista sua com um 
vimaranense que teria inventado um motor que trabalharia sem carburante

Fonte: periódicos citados.



Ler História | 74 | 2019

233

48) e com a percepção do GNP de que o vespertino menos alinhado com 
as posições oficiais tinha preocupações com o “nativismo”. 

6. Conclusões

Embora produzidos num contexto em que cada palavra tinha de ser 
pesada, sob pena de corte pela Censura, a pesquisa permite identificar 
matizes no posicionamento dos jornais. Atendendo ao facto de ser uma 
emanação do regime, não é surpresa que o Diário de Luanda dê maior 
visibilidade na capa a temáticas da metrópole, ou que a sua “grelha” de lei-
tura da actualidade internacional esteja a cargo de um colunista do agrado 
do sector ultra do Estado Novo. De modo mais dinâmico, O Comércio 
assume-se como paladino da ideia colonial e da suposta excepcionalidade 
lusíada, exaltada a par e passo. Ex: “Com a presença do Presidente Jusceli-
no, que chega amanhã a Lisboa a Comunidade Luso-Brasileira dá vigoroso 
testemunho de que se estabelece no Mundo Moderno uma força disposta 
a afirmar-se onde e como fôr necessário”.43 Nalguns casos, o jornal recorre 
a títulos-citação para afirmar essa excepcionalidade, servindo de veículo a 
quem profere as palavras, mas apropriando-se também delas; recorrendo a 
Ducrot e Todorov (1982, 383), pode dizer-se que “o discurso do narrador 
assimila-se (...) às falas das personagens que apresenta”: “«Somos caso par-
ticular no mundo!/ Nada impede, nem impedirá/ que, nas horas decisivas, 
nas horas de extrema importância/ nos encontremos e ouçamos o comando 
imperativo/ da solidariedade que indissoluvelmente nos liga»/ – declarou o 
Presidente Juscelino”.44 Mais institucional, o Província, o grande jornal da 
Angola colonial, que Adolfo Maria situa no campo dos que se “opunham 
um pouco à metrópole”, dava a voz possível às “aspirações autonomistas”, 
como notaram Pimenta (2013) ou Fonseca (2014). No ABC, os sinais 
recolhidos indiciam que, sob a orientação de Machado Saldanha, explorou 
um distanciamento possível relativamente à política colonial do regime. 

A diversidade de projectos nem sempre é facilmente visível à super-
fície, tanto mais que a actuação da Censura tende a esbater a diversidade 
de temáticas e tons. Mas da análise de conteúdo realizada, que teve como 
primeiro propósito contribuir para a caracterização da imprensa diária de 
Luanda e de cada um dos seus títulos, sobressaem matizes que a documen-
tação arquivística confirma. Essa diversidade é mais claramente entendida 

43 Título de 5/8/1960, p. 1.
44 Título d’O Comércio, 9/8/1960, p. 1.



234

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

quando se problematiza a ideia de monolitismo do regime e da ideologia 
colonial e se tem em conta o desagrado que ao longo do século XX as elites 
brancas e mestiças foram manifestando pelo facto de Angola ser administrada 
a partir de Lisboa. Olhemos brevemente para essas dimensões: a ideia do 
Estado Novo como monolítico decorre do papel de Salazar como referên-
cia à qual se subordinaram várias linhas ideológicas (Torgal 1997, 31). A 
União Nacional, que o chefe do regime apresentou como não-partido, foi 
na verdade uma “plataforma” de direitas (Rosas 2001, 1032), que serviu 
como instrumento unificador de facções que sustentavam o regime autori-
tário (Adinolfi e Pinto 2014, 165), o qual teve nas “rivalidades pessoais e 
de facção” uma das suas características (Oliveira 2011, 28-29). 

No que respeita à questão colonial, que no Portugal contemporâneo 
ocupou “um dos pontos centrais da vida política, presente em todas as suas 
opções de fundo, determinante no destino dos movimentos e dos regimes” 
(Alexandre 2000, 39), é possível identificar diferenças de perspectiva. Mar-
celo Caetano, quando ministro das Colónias, fez, ainda nos anos 1940, 
diligências para promover uma progressiva autonomia administrativa e o 
desenvolvimento das colónias (Oliveira 2011, 27). E na década de 1950 
afirmou-se no seio do regime uma “corrente modernizadora” que convenceu 
Salazar a empreender algumas reformas para tentar que Portugal ficasse 
“menos exposto a críticas recorrentes”, corrente essa que compreendeu o 
“potencial propagandístico” das teses de Freyre (idem, ibidem, 28). Mais 
tarde, o último plenário do Conselho Ultramarino, em 1962, foi o “centro 
de uma batalha fundamental de orientações, cujo resultado domina[ria] os 
doze anos que restaram do ultramar português” (Moreira 2005, 77).

Da mesma forma, a sociedade colonial angolana não pode reduzir-
-se a simplificações que ignorem a coexistência de distintas perspectivas e 
vontades no seu seio. A defesa de autonomia económica, administrativa e 
política em relação à metrópole mobilizou desde o início do século elites 
da colónia; a “política imperial de nacionalização forçada de Angola” pra-
ticada pela ditadura criou ressentimentos entre os colonos (Pimenta 2016, 
164); e vários foram os momentos em que sectores da sociedade colonial 
se organizaram para contestarem politicamente o regime e as políticas 
ultramarinas. O próprio regime contribui para criar barreiras não só entre 
negros, mas também no seio da população branca, ao distinguir entre 
oriundos da metrópole e nascidos em Angola, o que favoreceu o percurso 
de muitos brancos no sentido de se considerarem como “nacionais ango-
lanos e já não como colonos portugueses em África” (idem, ibidem, 215). 
Um tal contexto ajuda a compreender que os jornais diários de Luanda 
não constituíssem, também eles, um bloco monolítico. De forma resumida 



Ler História | 74 | 2019

235

e muito simplificada, pode traçar-se uma paisagem que coloca o Diário 
de Luanda no papel de porta-voz do regime, como também o considera 
Pimenta (2013); O Comércio como entusiasta da política colonial; o Pro-
víncia como arauto de aspirações autonomistas da sociedade colonial; e o 
ABC como pólo de aglutinação de oposicionistas ou pelo menos críticos 
relativamente ao regime e às suas políticas coloniais.

Porém, com matizes que com este artigo se procuram sinalizar, a cen-
tralidade da questão colonial na vida portuguesa emerge transversalmente 
no discurso jornalístico. Opções editoriais que poderiam apenas ser vistas 
como soluções técnicas, escolhas destinadas a ir ao encontro de potenciais 
leitores interessados em informações sobre o local de origem das suas famílias, 
ou a mera transmissão de notícias aparentemente inócuas, funcionam, em 
todos os casos, como elemento de um processo de naturalização do discurso 
colonial, do discurso de poder,45 ao apresentarem como “naturais” a centra-
lidade da metrópole, a condição pluricontinental do país, ou a soberania 
portuguesa. Para esse processo contribuem notícias como a da reabertura do 
museu dos correios em Lisboa ou a referência à hasta pública da Brasileira, 
um café histórico de Lisboa; informações como as que são publicadas sobre 
os cursos de férias ministrados por professores idos da metrópole, que surge 
assim como pólo irradiador de saber e valores; a publicação lado a lado de 
notícias de diferentes origens geográficas, prática que, mesmo resultando de 
contingências de paginação, concorre discursivamente para a afirmação do 
projecto ideológico de um país que se pretende pluricontinental e para criar 
uma noção de proximidade e unidade entre diferentes lugares, de Coimbra 
a Macau; ou ainda – e aqui é mais visível a afirmação da soberania portu-
guesa – a atenção noticiosa prestada à governação de Angola ou a outras 
manifestações do poder colonial, como a parada militar de 15 de Agosto. 

Da análise aos diários luandenses de Agosto de 1960 sobressaem, para 
além desse quadro colonial subjacente, a preponderância de informação 
oficiosa, a valorização de políticas desenvolvimentistas e a natureza das 
reivindicações que chegam aos jornais. Nos primeiros casos, as notícias 
decorrem em grande medida de acções das autoridades; quanto às reivindi-
cações, a atenção vai essencialmente para as que têm origem nas estruturas 
do poder colonial ou em organizações representativas de interesses que não 
raras vezes pugnam por medidas alternativas às que decorrem da orientação 
política ditada pela metrópole. A este propósito é importante sublinhar a 

45 Como, noutro contexto temporal e político, observa Rebelo (2014, 102), os grandes meios de comuni-
cação social constituíram, desde sempre, o núcleo de processos de naturalização de ideias e projectos 
de vocação hegemónica.



236

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

vinculação dos jornais a interesses económicos e empresariais, claramente 
explicitada no caso d’O Comércio, que no cabeçalho ostenta a relação com 
a Associação Comercial de Luanda, e pelo Província, assumido “órgão dos 
interesses económicos de Angola”.

A presença de noticiário de outras colónias, ou, por exemplo, a combinação 
de vertentes provincial e metropolitana nos mesmos espaços de informação 
desportiva, poderiam ser vistas como confirmação da condição luso-tropical 
que no período estudado era já invocada pelo regime como elemento de legi-
timação do colonialismo português (Castelo 2011, 272). Só que essa suposta 
capacidade portuguesa para criar sociedade harmoniosas a partir de relações 
não apenas de “reciprocidade”, mas também de “interpenetração de raças 
e de culturas” (Freyre 1961, 16), não tem, em Agosto de 1960, expressão 
assinalável nas páginas da imprensa diária de Luanda, da qual a população 
negra está praticamente ausente. A quase inexistência de referências às rea-
lidades ou culturas indígenas é um dado gritante da análise, que enfatiza a 
natureza colonial dos projectos editoriais. Ao nível mais geral da imprensa 
diária, os resultados da pesquisa sobre a cobertura jornalística – ou, antes, 
da sua ausência –  vão ao encontro de Isadora Fonseca, segundo a qual “a 
população africana desapareceu da agenda e dos conteúdos jornalísticos ao 
longo do período autoritário” (2014, 238). A imprensa profissional de Luan-
da em 1960 é, pois, uma imprensa dirigida ao sector colonial da sociedade 
angolana – melhor: às suas diferentes sensibilidades, e por isso a existência de 
matizes entre publicações – que não acolhe problemas, vivências ou cultura 
da esmagadora maioria da população da colónia.

Agradecimentos 

A investigação foi desenvolvida com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Bolsa SFRH/
BD/115274/2016). Agradeço ao Sindicato dos Jornalistas a consulta do seu arquivo, aos entrevistados a 
disponibilidade e aos revisores anónimos as sugestões que permitiram melhorar o artigo. Agradeço igual-
mente à Hemeroteca Municipal de Lisboa e ao Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios 
Estrangeiros, instituições onde também foi realizada pesquisa.

 Referências
Adinolfi, Goffredo e Pinto, António Costa (2014). “Salazar’s ‘New State’: The Paradoxes of Hybridization 

in the Fascist Era”, in A. C. Pinto, A. Kallis eds), Rethinking Fascism and Dictatorship in Europe. 
Basingstoke: Palgrave McMillan, pp. 154-175.

Alexandre, Valentim (1995). “A África no imaginário político português (séculos XIX-XX)”, Penélope, 
15, pp. 39-52.

Alexandre, Valentim (2000). “O Império Colonial”, in A. C. Pinto (ed.) Portugal Contemporâneo. 
Madrid: Sequitur, pp. 39-60.



Ler História | 74 | 2019

237

Baptista, Maria Manuel (2015). “‘Como seiva em tronco forte’ - A Agência Noticiosa Lusitânia e 
o projeto imperial do Estado Novo”, in M.L. Martins (coord).  Lusofonia e Interculturalidade. 
Promessa e Travessia. V. N. Famalicão. Edições Húmus, pp. 375-385. [Consultado online http://
www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2219/2136].

Birmingham, David (2015). A Short History of Modern Angola. London: Hurst.
Castelo, Cláudia (2011). “Uma incursão no lusotropicalismo de Gilberto Freyre”. Blogue de História 

Lusófona, ano VI, pp. 261-280.
Correia, Fernando; Baptista, Carla (2010). Memórias Vivas do Jornalismo. Lisboa: Caminho.
Dijk, Teun A. Van (1998). Ideology – A Multidisciplinary Approach. London: Sage. 
Ducrot, Oswald; Todorov, Tzvetan (1982). Dicionário das Ciências da Linguagem. Lisboa: Dom Quixote.
Ferreira, Eduardo de Sousa (1977). O Fim de uma Era. O Colonialismo Português em África. Lisboa: 

Livraria Sá da Costa Editora.
Flick, Uwe (2009). An Introduction to Qualitative Research (Fourth Edition). London: Sage Publications Ltd.
Fonseca, Isadora (2014). A Imprensa e o Império na África Portuguesa, 1842-1974. Lisboa: Univer-

sidade de Lisboa-Instituto de Ciências Sociais (Tese de Doutoramento).
Freyre, Gilberto (1961). Le portugais et les tropiques. Lisbonne: Comission Executive des Comemo-

rations du V.e Centenaire de la mort du Prince Henri.
Galtung, Johan; Ruge, Mari Holmboe (1965). “The Structure of Foreign News The Presentation of the 

Congo, Cuba and Cyprus Crises in Four Norwegian Newspapers”. Journal of Peace Research, 
2 (1), pp. 64-90.

Herrick, Allison Butler et al. (1967). Area Handbook for Angola. Washingon: U. S. Printing Office.
Jerónimo, Miguel Bandeira; Pinto, António Costa (2015). “Modernizing Empire? Politics, Culture, and 

Economy in Portuguese Late Colonialism”, in M. B. Jerónimo, A. C. Pinto (eds), The Ends of 
European Colonial Empires, Cases and Comparisons. Basingstoke: Palgrave McMillan, pp. 51-80.

Lopo, Júlio de Castro (1964). Jornalismo de Angola: subsídios para a sua história. Luanda: Centro 
de Informação de Turismo de Angola.

Melo, A. Borges de (1993). História da Imprensa de Angola. Queimados-Rio de Janeiro: Semana Ilustrada. 
Moreira, Adriano (2005). Notas do Tempo Perdido (2ª edição). Lisboa: Instituto de Ciências Sociais 

e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.
Oliveira, Pedro Aires (2011). “Harold Macmillan, os «Ventos de Mudança» e a crise portuguesa 

(1960-1961)”, Revista Relações Internacionais, 30, pp. 21-38.
Pimenta, Fernando Tavares (2013). “Identidades, sociabilidades e urbanidades na África Colonial 

Portuguesa: Angola e Moçambique”, in M. Pasetti (ed.), Tra due crisi: urbanizzazione, mutamenti 
sociali e cultura di massa tra gli anni Trenta e gli anni Settanta. Bologna: Archetipolibri/Quaderni 
di Storicamente, pp. 183-200.

Pimenta, Fernando Tavares (2016). Angola. Os Brancos e a Independência (2ª edição). Porto: Afrontamento.
Rebelo, José (2004). “Prefácio”, in I. Nery, Política & Jornais, Encontros mediáticos. Oeiras: Celta, 

pp. XIII-XV.
Rebelo, José (2014). “Sobre a dupla e paradoxal função dos media: portadores da ideologia domi-

nante e veículos do discurso disruptivo”. JANUS.NET e-journal of International Relations, 5 (2), 
pp. 99-113 [Consultado online http://observare.ual.pt/janus.net/images/stories/PDF/vol5_n2/pt/
pt_vol5_n2_art6.pdf.

Rego, Raul (1969). “A censura prévia administrativa”, in II Congresso Republicano de Aveiro, Teses 
e Documentos (Volume I). Lisboa: Seara Nova, pp. 161-182.

Rosas, Fernando (2001). “O salazarismo e o homem novo: ensaio sobre o Estado Novo e a questão 
do totalitarismo”. Análise Social, vol. XXXV (157), pp. 1031-1054.

Santos, Aurora Almada (2011).  “A ONU e as resoluções da Assembleia Geral de Dezembro de 1960”, 
Revista Relações Internacionais, 30, pp. 61-69.

Sobreira, Rosa Maria (2003). Os Jornalistas Portugueses 1933-1974. Uma profissão em construção. 
Lisboa: Livros Horizonte.

Torgal, Reis Luís (1997). “«Estado Novo» em Portugal: Ensaio de reflexão sobre o seu significado”, 
Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. XXIII, n. 1, pp. 5-32.

Torres, Adelino (2000). “Preâmbulo”, in S. Daskalos, Um Testemunho para a História de Angola – Do 
Huambo ao Huambo. Lisboa: Veja, pp. 9-32.

Wolf, Mauro (1992). Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença.



238

J. M. Rocha | Jornais diários de Luanda

•

THE DAILY NEWSPAPERS OF LUANDA ON THE EVE OF THE COLONIAL WAR

Studies on the Portuguese colonial press are scarce. This article proposes a contribution 
to the characterization of the daily press in Angola on the eve of the colonial war, it draws 
a profile of the four daily newspapers published in 1960 and looks for singularities in their 
editorial position – an important exercise in an authoritarian regime, without freedom of 
the press. One of the conclusions is the lack of signs of luso-tropicalism, a theory used 
by the government in an effort to legitimate colonialism with a supposed special aptitude 
of the Portuguese to establish relationships with tropical peoples.

Keywords: press, journalism, colonialism, Portugal, Angola.

LES QUOTIDIENS DE LUANDA À LA VEILLE DE LA GUERRE COLONIALE

Les études sur la presse coloniale portugaise sont rares. Cet article propose une con-
tribution à la caractérisation de la presse quotidienne en Angola, à la veille de la guerre 
coloniale. On présente les profils des quatre quotidiens publiés en 1960 et on recherche 
des singularités dans leurs positions éditoriales – un exercice important sous un régime 
autoritaire, sans liberté de la presse. Une des conclusions est l’absence de signe de luso-
-tropicalisme, théorie qui proposait une supposée aptitude spéciale des Portugais pour 
établir des relations avec peuples ”tropicaux” et qui fut utilisée par le gouvernement pour 
légitimer le colonialisme.

Mots-clés: presse, journalisme, colonialisme, Portugal, Angola.


